Ganhe flexibilidade com esses exercícios fáceis de fazer em casa!

Todos nós temos flexibilidade em maior ou menor grau (e há pessoas que são hipermóveis e super flexíveis). É uma característica inata do ser humano, embora seja verdade que, com o passar do tempo, devido ao sedentarismo ou a algum tipo de doença, essa flexibilidade pode diminuir.

Se você perceber que não tem tanta flexibilidade como quando era pequeno (lembra das cambalhotas e da parada de mão que você costumava fazer?), não se preocupe, com a prática desses exercícios específicos para ganhar flexibilidade em casa você pode aumentá-la. Além disso, você realizará aqueles movimentos que talvez lhe custem um pouco mais para realizar antes e a dor nas articulações será minimizada.

Além disso, ter maior flexibilidade nos torna menos propensos a sofrer lesões.

Claro, é muito importante realizar os exercícios para melhorar a flexibilidade em determinados dias em que não fizemos exercícios intensos, por exemplo, mas também saber alongar corretamente para evitar lesões.
Índice

Prefere contratar um personal trainer para treinar com segurança?
CONSIGA ORÇAMENTOS GRATUITOS

Quais são os melhores exercícios para trabalhar a flexibilidade em casa?


Você já colocou sua meia-calça, seu tênis... Pronto? Não perca esta lista de exercícios para fazer em casa muito simples. Aumente sua flexibilidade na sua sala de estar!

A primeira coisa que devemos fazer é aquecer adequadamente. Para isso, é possível realizar alongamentos dinâmicos, trabalhos aeróbicos, usar material para determinados grupos musculares ou simplesmente tomar banhos quentes, por exemplo, para não alongar no frio.

Nível
dificultad Iniciante


Alongamento de costas e peito


As costas são uma das zonas mais estressadas, seja por má postura(especialmente durante o teletrabalho ou longas horas de trabalho em pé) ou por por movimentos bruscos (levantar um peso) sem o devido aquecimento e, claro, por não executá-los corretamente.

  1. Deitado de costas e com os joelhos dobrados, você os abraça e os traz ao peito. Faça movimentos leves para os lados e não se esqueça de relaxar a região lombar. Isso não levará mais de 30 segundos.
  2. Outro dos alongamentos que você pode fazer é deitar de costas, deixando os joelhos caírem para um lado, mas girando o tronco para o lado oposto e assim por diante para ambas as direções de rotação. Isso não levará mais de 20 segundos a cada rotação.
  3. O terceiro trecho é a pose clássica da criança. Você tem que sentar sobre os calcanhares, flexionar o tronco e esticar os braços acima da cabeça. Este alongamento também não levará mais de 30 segundos para fazer.
Exercícios para aumentar a flexibilidade

Alongamento de pescoço


O pescoço também é outra área que mais sofre por ter posturas incorretas na frente de um computador, por exemplo, ou por movimentos ou giros bruscos.

Um alongamento simples que você pode fazer, não só em casa, pode ser levantar a cabeça como se fosse olhar para o teto.

Alongamento de quadril


Nos posicionamos como mostra a foto, e tentaremos empurrar nossos quadris da perna que está mais para trás ao mesmo tempo em que contraímos o glúteo.

Como alongar o quadril

Alongamento de panturrilha


As panturrilhas são frequentemente sobrecarregadas; elas acumulam muita tensão por caminhar ou correr, então o alongamento também é importante. Simplesmente encontrando uma superfície um pouco mais alta, subindo nela, mas apoiando a ponta de um dos pés, você solta seu peso sobre ela para que o calcanhar caia, você o estica. Você deve repetir o mesmo processo para o outro pé.

Outra maneira de alongar as panturrilhas é encontrar uma parede e fingir empurrar um dos pés para trás. Os dedos desse pé devem estar nivelados com o calcanhar do pé mais próximo da parede.

Alongamento de glúteos


Para alongar os glúteos, você pode fazê-lo de várias maneiras. Uma delas é estar deitado de costas com as pernas totalmente estendidas. Dobre uma das pernas e traga o joelho em direção ao peito, mas direcionando o pé para o quadril oposto. Você quer ter certeza de que a perna estendida está completamente reta durante todo o processo.

Alongamento de quadríceps


Este alongamento envolve ficar de pé e agarrar um tornozelo para aproximar o calcanhar da nádega. Desta forma, o joelho é flexionado e o quadríceps é alongado.

Dicas sobre como se alongar em casa corretamente


Existem várias maneiras de aquecer, alongar ou treinar em casa sem material ou com material para ajudá-lo a fazê-lo.

É aconselhável realizar exercícios de alongamento todos os dias, se possível, mesmo que sejam alguns minutos para melhorá-lo.

Cronoshare recomenda sempre solicitar a ajuda de um personal trainer profissional, especialmente para aquelas pessoas que estão fazendo este tipo de exercício ou outro tipo de exercício pela primeira vez, pois, além de atingir os objetivos propostos, será praticado com segurança e sob supervisão profissional, assim você evitará sofrer possíveis lesões devido à má execução dos movimentos.
Na nossa plataforma contamos com a colaboração de personal trainers em todo o Brasil que o podem ajudar pessoalmente ou através de treinos online para atingir o seu objetivo esportivo, adaptando-se a você, às suas condições físicas, nível, horário, local de treino, etc.
Encontre o melhor personal trainer aqui!
PEÇA ORÇAMENTOS GRÁTIS

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Personal trainer?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis