A propaganda é a alma de qualquer negócio e no ramo do paisagismo não é diferente. Contudo, muitos profissionais ainda ficam com aquela velha dúvida, como divulgar meu trabalho?
Até algumas décadas atrás, tirando os classificados em jornais e o famoso “boca a boca”, não haviam muitas formas de fazer esse tipo de divulgação. Contudo, com a chegada da Internet isso mudou!
Atualmente existem diferentes maneiras de você fazer um bom marketing dos seus serviços. E o melhor de tudo, a grande maioria delas é gratuita.
Atualmente, eles utilizam a internet para tudo. Inclusive para pesquisar sobre serviços de paisagismo. Se for necessário contratar um designer gráfico para realizar o site, faça-o. Este é um daqueles investimentos que realmente trazem retornos para o seu trabalho, é essencial.
O melhor de tudo é que existem várias plataformas com designs prontos onde você pode criar o seu site profissional em questão de minutos. Você pode criar um site com a cara do seu negócio, e mostrar todas as informações que os clientes em potencial necessitam.
Uma pesquisa revelou, por exemplo, que as redes sociais são utilizadas por cerca de 43% dos entrevistados para o acesso e compartilhamento de informações. E isso inclui dados sobre produtos e serviços.
Por conta disso, não deixe de estar nessas plataformas. A escolha delas vai depender do tipo do seu público-alvo.
Logo, uma das maneiras de conseguir divulgar o seu negócio e ainda mostrar como ele é importante é criar um blog de nicho. Através dele você poderá postar conteúdos de qualidade que ajudem os seus clientes nessa jornada em busca de informação.
Você poderá fazer conteúdos que ajudem os seus consumidores de diferentes formas. Seja saber o que faz um paisagista, ou até mesmo o que levar em conta antes de contratar um profissional do gênero.
Outra vantagem de criar um blog de nicho é que você também poderá contribuir com a construção de uma identidade sólida na web. Quando você passa a fornecer conteúdos de qualidade que ajudam na orientação dos consumidores, passa a ter mais credibilidade.
Muitos clientes vão até lojas que vendem coisas para paisagismo no intuito de comprar algo que acreditam ser o suficiente para deixar ambientes externos bonitos.
Se você deixar o seu cartão de visitas em locais como esse, ele pode chegar diretamente em clientes que precisam do seu serviço.
E o mais interessante é que essa parceria pode ser vantajosa para ambos, pois as lojas podem te ajudam indicando os seus serviços, e você pode ajudar as lojas, fazendo o orçamento de produtos das lojas parceiras. No final das contas todos saem ganhando com esse tipo de abordagem.
Muitos consumidores frequentam feiras e outros eventos do gênero justamente para se aproximar de profissionais. Até porque, normalmente as pessoas expõem um pouco do trabalho delas nesses espaços.
É interessante que você participe ativamente desse tipo de evento, seja expondo projetos em um estande, ou até mesmo apenas levando cartões de visitas e fazendo networking. Tudo isso irá te ajudar a estabelecer um lugar no mercado.
O cliente gostou tanto que indicou o seu trabalho para um colega de contabilidade que queria revitalizar a fachada de casa. Em troca, você pode oferecer algum mimo para o cliente que te indicou. Uma peça de paisagismo, uma bonificação para um próximo projeto. São várias opções!
O bacana dos programas de indicação é que eles têm uma credibilidade muito maior. Isso porque, é um cliente satisfeito que estará indicando os seus serviços.
Outra vantagem, também, é que você poderá mensurar os resultados dessas ações. Dessa forma, ficará mais fácil verificar quais as abordagens que estão dando certo, quais precisam ser alteradas.
Atualmente, é possível investir nesse tipo de estratégia em vários canais diferentes. as redes sociais, por exemplo, são excelentes alternativas. Contudo, você também pode investir em links patrocinados no Google. Assim, as pessoas conseguirão achar o seu negócio com mais facilidade.
Com essas dicas de como divulgar seu trabalho, será mais fácil aumentar o alcance do seu trabalho. Lembre-se, as ferramentas tecnológicas e mídias sociais podem ajudar, e muito nesse tipo de divulgação. Então não deixe de investir nelas!
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Até algumas décadas atrás, tirando os classificados em jornais e o famoso “boca a boca”, não haviam muitas formas de fazer esse tipo de divulgação. Contudo, com a chegada da Internet isso mudou!
Atualmente existem diferentes maneiras de você fazer um bom marketing dos seus serviços. E o melhor de tudo, a grande maioria delas é gratuita.
Tenha um site profissional
Hoje em dia, qualquer profissional que não tenha um site para divulgar seu trabalho está fadado a não ter destaque no mercado. Isso porque, o comportamento dos consumidores mudou.Atualmente, eles utilizam a internet para tudo. Inclusive para pesquisar sobre serviços de paisagismo. Se for necessário contratar um designer gráfico para realizar o site, faça-o. Este é um daqueles investimentos que realmente trazem retornos para o seu trabalho, é essencial.
O melhor de tudo é que existem várias plataformas com designs prontos onde você pode criar o seu site profissional em questão de minutos. Você pode criar um site com a cara do seu negócio, e mostrar todas as informações que os clientes em potencial necessitam.
Use as redes sociais
Mais uma das dicas para você divulgar seu trabalho de paisagismo é usar as redes sociais. Mais do que canais de entretenimento, hoje elas se tornaram poderosas plataformas de marketing.Uma pesquisa revelou, por exemplo, que as redes sociais são utilizadas por cerca de 43% dos entrevistados para o acesso e compartilhamento de informações. E isso inclui dados sobre produtos e serviços.
Por conta disso, não deixe de estar nessas plataformas. A escolha delas vai depender do tipo do seu público-alvo.
Mas de forma geral o Facebook é um excelente ponto de partida. Isso porque, a plataforma, além de possibilitar o contato direto com o público-alvo, também consegue ampliar ainda mais o alcance do seu negócio, mas, de maneira segmentada.
Ou seja, ele será divulgado apenas para clientes em potencial.Crie um blog de nicho e produza conteúdo de qualidade
Você sabe o que um paisagista faz, afinal, se formou na área. Mas sabia que a maioria das pessoas procura esse tipo de informação antes de cogitar contratar um especialista do ramo?Logo, uma das maneiras de conseguir divulgar o seu negócio e ainda mostrar como ele é importante é criar um blog de nicho. Através dele você poderá postar conteúdos de qualidade que ajudem os seus clientes nessa jornada em busca de informação.
Você poderá fazer conteúdos que ajudem os seus consumidores de diferentes formas. Seja saber o que faz um paisagista, ou até mesmo o que levar em conta antes de contratar um profissional do gênero.
Outra vantagem de criar um blog de nicho é que você também poderá contribuir com a construção de uma identidade sólida na web. Quando você passa a fornecer conteúdos de qualidade que ajudam na orientação dos consumidores, passa a ter mais credibilidade.
Faça contato com lojas locais
Apesar da web ser uma excelente ferramenta de divulgação, existem algumas alternativas mais tradicionais que também podem ajudar na tarefa de divulgar o seu negócio. E uma delas é fazer contato e estabelecer parcerias com estabelecimentos locais.Muitos clientes vão até lojas que vendem coisas para paisagismo no intuito de comprar algo que acreditam ser o suficiente para deixar ambientes externos bonitos.
Se você deixar o seu cartão de visitas em locais como esse, ele pode chegar diretamente em clientes que precisam do seu serviço.
E o mais interessante é que essa parceria pode ser vantajosa para ambos, pois as lojas podem te ajudam indicando os seus serviços, e você pode ajudar as lojas, fazendo o orçamento de produtos das lojas parceiras. No final das contas todos saem ganhando com esse tipo de abordagem.
Frequente eventos da área
Mais uma das dicas para divulgar seu trabalho é frequentar eventos da sua área de atuação. Nesse tipo de local, além de ter contato com as principais tendências do setor, você também pode ter mais contato com clientes em potencial.Muitos consumidores frequentam feiras e outros eventos do gênero justamente para se aproximar de profissionais. Até porque, normalmente as pessoas expõem um pouco do trabalho delas nesses espaços.
É interessante que você participe ativamente desse tipo de evento, seja expondo projetos em um estande, ou até mesmo apenas levando cartões de visitas e fazendo networking. Tudo isso irá te ajudar a estabelecer um lugar no mercado.
Aposte em programas de indicação
Os programas e indicação tem um grande potencial para atrair novos clientes para o seu negócio. Imagine a seguinte situação: você foi contratado para fazer o paisagismo de um escritório de advocacia.O cliente gostou tanto que indicou o seu trabalho para um colega de contabilidade que queria revitalizar a fachada de casa. Em troca, você pode oferecer algum mimo para o cliente que te indicou. Uma peça de paisagismo, uma bonificação para um próximo projeto. São várias opções!
O bacana dos programas de indicação é que eles têm uma credibilidade muito maior. Isso porque, é um cliente satisfeito que estará indicando os seus serviços.
Invista em campanhas pagas
As campanhas pagas também são uma das dicas sobre como divulgar seu trabalho. Através delas, você consegue alcançar um público muito maior, e melhor ainda segmentado.Através de anúncios em redes sociais, bem como links patrocinados, você pode definir com exatidão qual o seu tipo de público. Com isso, o retorno será muito maior, já que apenas clientes em potencial irão ver as campanhas.
Atualmente, é possível investir nesse tipo de estratégia em vários canais diferentes. as redes sociais, por exemplo, são excelentes alternativas. Contudo, você também pode investir em links patrocinados no Google. Assim, as pessoas conseguirão achar o seu negócio com mais facilidade.
Com essas dicas de como divulgar seu trabalho, será mais fácil aumentar o alcance do seu trabalho. Lembre-se, as ferramentas tecnológicas e mídias sociais podem ajudar, e muito nesse tipo de divulgação. Então não deixe de investir nelas!
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Paisagistas?
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