Como fazer um orçamento de pintura (trabalhos de pintura)

Hoje os clientes exigem agilidade no trabalho e transparência nos preços. Se você é um pintor autônomo ou tem uma empresa de pintura, sabe o que queremos dizer. Por isso é tão importante que você saiba como fazer um orçamento de pintura que atenda às expectativas dos clientes. Neste artigo, mostramos as principais chaves.

Como fazer orçamento de pintura
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Índice

É evidente que a qualidade do trabalho e a honestidade são fatores fundamentais para gerar a confiança necessária nos potenciais clientes. Mas uma vez que você falou com a pessoa e transmitiu seu profissionalismo e uma boa atitude, o cliente vai para uma fase de revisão dos orçamentos que recebeu. Por isso, é essencial se destacar dos demais colegas de profissão.
É comum no setor da pintura os clientes solicitarem vários orçamentos, por isso você terá de se destacar dos outros pintores.
Neste artigo, mostramos como fazer um orçamento de pintura profissionalmente, para que você não perca nenhum cliente e leve sua empresa de pintura a outro nível.

Como fazer um orçamento de pintura?


Os clientes geralmente buscam uma mudança estética em suas casas quando vão contratar um pintor. E, claro, um dos principais fatores que eles costumam levar em consideração antes de tomar uma decisão é o preço para pintar um apartamento, que pode variar de acordo com várias causas (como no caso de danos causados ​​por umidade ou por qualquer outro motivo).

Você provavelmente está se perguntando: "Como posso oferecer uma vantagem competitiva no meu orçamento sem ter que baixar meu preço ou reduzir minha margem?"

Nós temos a resposta, e obtê-la é mais fácil do que você pensa.

A chave para ganhar os clientes: ofereça um orçamento profissional


Existem certas questões, como a qualidade e as propriedades da tinta, a mão de obra ou o tempo que leva para pintar, que o cliente geralmente não leva em consideração na hora de escolher um profissional ou outro. O motivo? Como os pintores geralmente não se concentram nesses pontos, os clientes não têm motivos para prestar atenção neles, por isso são muitas vezes ignorados, quando, na verdade, podem se tornar uma arma poderosa para convencer os clientes hesitantes.

Em outras palavras, ao escrever um orçamento para uma obra de pintura, é aconselhável tentar capturar todos esses aspectos, além do preço. Vemos abaixo.

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Passos para elaborar um bom orçamento de pintura


1. Passos prévios a preparação do orçamento

  • Chegar a tempo para a consulta com o cliente. A pontualidade é vital para qualquer trabalho, e ainda mais no setor de reforma, devido aos estereótipos que esse tipo de empresa costuma enfrentar.
  • Roupas. Tente, o máximo possível, usar uma roupa profissional limpa para dar uma boa primeira impressão.
  • Diálogo e anotações in loco. Isso provavelmente é uma obrigação para o orçamento, mas certifique-se de responder às perguntas dos clientes e levar em consideração suas preocupações ao fazer anotações.

2. Calcule a quantidade de materiais para o trabalho

Ao fazer anotações, é importante medir com a maior precisão possível a largura e a altura das paredes, bem como os tetos dos corredores, salas, cozinha e banheiros (se necessário).

Com essas medidas você poderá calcular a quantidade de tinta necessária para a superfície a ser pintada, bem como todos os materiais extras que podem ser necessários: compressor, lixa, fitas, solventes, etc.

Embora o desempenho da tinta escolhida possa variar em cada caso, nossa recomendação é orçar alguns litros a mais do que o estritamente necessário, caso seja necessário dar uma demão extra de tinta em áreas onde não foi previsto.
No caso de adquirir mais tinta, se sobrar, você tem duas opções:
  • Guarde para trabalhos futuros (se for branco, você não terá problemas para usá-lo).
  • Ofereça um pequeno desconto final ao cliente, algo que o surpreenda com sua honestidade.
Para dar uma imagem mais profissional em seu orçamento de pintura, mostre ao cliente várias opções de pintura, indicando qual pode ser a mais adequada dependendo do tipo de ambiente a ser pintado, seu desempenho (litro por metro quadrado) e tudo o que lhe permite saber que a sua experiência como pintor ou pintor é um valor seguro.

3. Calcule o tempo necessário para o trabalho

É muito importante calcular corretamente o tempo que leva para fazer cada trabalho de pintura. Lembre-se que se os clientes moram ou trabalham no imóvel a ser pintado, será um transtorno para eles no dia a dia, e não querem que os pintores demorem mais do que o necessário .

Não se esqueça, ao calcular o tempo total, inclua o tempo que pode custar para realizar possíveis trabalhos extras, como preparar os quartos, mover móveis, limpeza final, etc.
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4. Outros fatores a se orçar

Os materiais e o tempo necessário para realizar a obra são, sem dúvida, os dois critérios que mais pesam no orçamento final da pintura. Mas há outros fatores que você deve levar em conta, embora não precise necessariamente transmiti-los ao cliente.
Uma actividade comercial como a pintura tem certas despesas implícitas, como manutenção do veículo, combustível, tempo de condução, parques de estacionamento privados para estacionar nas zonas centrais... remuneração de funcionários, as ferramentas entre outros pormenores.
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5. Ofereça um preço justo no seu orçamento

Chegamos ao ponto em que você precisa calcular o preço do orçamento levando em consideração todos os fatores acima. É importante oferecer preços justos e realistas, levando também em consideração as expectativas dos clientes.

Como saber o que os clientes esperam? De acordo com a experiência obtida após analisar milhares de orçamentos em Cronoshare, os clientes podem ser classificados em três faixas diferentes, dependendo do orçamento disponível e da qualidade que eles esperam dos profissionais.
  • Clientes que procuram o melhor preço: Este tipo de cliente caracteriza-se por ter um orçamento bastante reduzido para realizar a obra. Você pode ter que sacrificar alguma qualidade nos materiais para atender às expectativas desses clientes (antes de cortar custos como mão de obra, por exemplo).
  • Clientes que procuram uma boa relação custo-benefício: aqui incluímos a maioria dos clientes. Quer um resultado profissional e tem um orçamento na média do mercado. Para alcançá-los, você deve se destacar de outros pintores aplicando as dicas que já indicamos.
  • Clientes que procuram a melhor qualidade: Esses tipos de clientes são aqueles para quem o preço não é um fator tão determinante. Você terá que usar tinta de alta qualidade e talvez aconselhá-los sobre questões de design de interiores, paleta de cores, etc. Embora sejam mais exigentes, a rentabilidade que você obtém é maior.
Dependendo do orçamento que cada cliente tem, alguns descartarão as ofertas mais baratas, outros descartarão as ofertas mais caras e, a grande maioria, escolherão o pintor de acordo com a impressão feita pelos profissionais que os oferecem uma citação.
Se você deseja obter mais clientes para trabalhos de pintura, você pode inscreva-se no Cronoshare para ter a oportunidade de começar a receber solicitações de orçamentos hoje mesmo.

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Últimas considerações para elaborar um orçamento de pintura

  • Dê uma cópia do orçamento ao cliente e guarde outra para você. Se fizer o orçamento em papel, terá de preparar a cópia neste formato. Se o fizer em formato digital (recomendado), poderá aceder à cópia de qualquer lugar, uma vez que poderá consultar o orçamento através do seu smartphone e outros dispositivos.
  • Veja os detalhes. O número de camadas de tinta que você concordou com o cliente, os tipos de tinta etc.
  • Lembre-se dos trabalhos extras. Deixe claro com o cliente todos os aspectos do serviço, como quem deve mover os móveis, fazer a limpeza após a pintura, etc.
  • Se você decidir entregar seu orçamento em formato digital, ligue aos clientes após entregar o documento, para ter outra chance de convencê-los. Apostar no formato digital pode ser uma ótima ideia, já que hoje é mais fácil para o cliente ler orçamentos e consultá-los de qualquer lugar ou dispositivo.

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Aqui deixamos-lhe um modelo de exemplo em formato digital, feito com o famoso programa de edição de texto Excel. Se preferir um modelo de orçamento do Word, você pode baixar o arquivo do Excel e convertê-lo em Word.

Recomendamos personalizar e adaptar este modelo para cada caso. Em Cronoshare não temos um link direto com os profissionais e clientes que utilizam este template. Em caso de dúvida, recomendamos que você consulte seu consultor jurídico para finalizar ou adaptar este modelo.
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Esperamos que, com todos os conselhos que oferecemos neste artigo, você consiga obter todos os clientes que encontrar.

Gerir um negócio ou atividade comercial não é fácil, mas em Cronoshare podemos ajudá-lo a conseguir mais clientes para que só tenha de se preocupar em gerir o seu negócio e desfrutar do que faz.

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