Não importa se você é um pintor autônomo ou se tem uma empresa de pintura: ao decidir começar um novo negócio, atrair clientes é um aspecto que pode ser difícil. É por isso que em Cronoshare queremos dizer a você como conseguir clientes para pintores através de algumas dicas simples.
É verdade que cada empresa de pintura pode preferir um tipo de estratégia ou outra na hora de aumentar sua base de clientes. No entanto, abaixo você pode ver algumas dicas para conseguir trabalhos de pintura que podem ser aplicadas de forma genérica.
Provavelmente, na hora de montar seu negócio ou empresa de pintura, você deve ter visto que não é a única empresa deste ramo. É por isso que é tão importante encontrar uma forma de se diferenciar. E, para isso, você terá que analisar a concorrência.
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Embora possa parecer um método antiquado de publicidade, você pode querer investir em materiais impressos. Esta categoria pode incluir desde cartões de visita profissionais (perfeitos para distribuir sempre que surgir a oportunidade), até folhetos com seus serviços e informações comerciais.
Mas o formato de papel não é o único que você pode aproveitar para promover seus serviços. Por exemplo, você pode incluir o logotipo e o número de telefone de sua empresa em seu próprio uniforme ou no de seus funcionários, caso tenha contratado mais funcionários.
O setor de pintura costuma estar intimamente relacionado a outros, como reformas ou alvenaria, por exemplo. Portanto, uma boa maneira de maximizar as oportunidades para atrair clientes de pintura pode ser associar-se a outros profissionais desses setores.
Você também pode procurar alianças dentro da guilda de pintura, colaborando com fabricantes ou outras empresas de pintura.
E, claro, é aconselhável conhecer as principais associações do setor, como a ABRAPP (Associação Brasileira dos Pintores Profissionais), por todas as vantagens que pode trazer.
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A melhor forma de cuidar da sua reputação como pintor de casas é oferecer serviços de qualidade aos clientes, para que fiquem satisfeitos com o resultado. Se você fizer isso direito, é mais provável que você seja indicado para outros familiares ou amigos, e essas recomendações diretas de boca em boca ajudam bastante a conseguir novos trabalhos de pintura.
Mas os resultados são apenas parte do serviço e você deve mostrar profissionalismo ao longo de todo o processo: seja pontual, demonstre seu comprometimento com o projeto do cliente, procure cumprir os prazos estipulados e procure deixar a área que vai pintar limpa.
Hoje, melhorar a visibilidade online de qualquer negócio é um passo essencial para ter a oportunidade de conquistar mais clientes, mas não existe uma forma única de fazer isso:
Ao realizar essas ações, é comum solicitar a ajuda de um agência de marketing digital e profissionais especializados, pois nem sempre se sabe como implementar as diferentes estratégias para obter bons resultados.
Se procura uma forma mais fácil de atrair clientes de pintura através da internet, pode optar por plataformas como o Cronoshare. Basta registar-se gratuitamente e criar um perfil para ter a oportunidade de receber pedidos de clientes que procuram serviços de pintura.
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Índice
Como conseguir clientes e trabalhos de pintura
É verdade que cada empresa de pintura pode preferir um tipo de estratégia ou outra na hora de aumentar sua base de clientes. No entanto, abaixo você pode ver algumas dicas para conseguir trabalhos de pintura que podem ser aplicadas de forma genérica.
Analise a concorrência
Provavelmente, na hora de montar seu negócio ou empresa de pintura, você deve ter visto que não é a única empresa deste ramo. É por isso que é tão importante encontrar uma forma de se diferenciar. E, para isso, você terá que analisar a concorrência.
Com uma análise detalhada, você poderá detectar os pontos fracos de outras empresas, bem como serviços que elas não oferecem nos quais você poderia se destacar (técnicas específicas, serviços de limpeza após o trabalho, etc.).
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Crie folhetos e materiais impressos
Embora possa parecer um método antiquado de publicidade, você pode querer investir em materiais impressos. Esta categoria pode incluir desde cartões de visita profissionais (perfeitos para distribuir sempre que surgir a oportunidade), até folhetos com seus serviços e informações comerciais.
Mas o formato de papel não é o único que você pode aproveitar para promover seus serviços. Por exemplo, você pode incluir o logotipo e o número de telefone de sua empresa em seu próprio uniforme ou no de seus funcionários, caso tenha contratado mais funcionários.
Procure parcerias profissionais
O setor de pintura costuma estar intimamente relacionado a outros, como reformas ou alvenaria, por exemplo. Portanto, uma boa maneira de maximizar as oportunidades para atrair clientes de pintura pode ser associar-se a outros profissionais desses setores.
Você também pode procurar alianças dentro da guilda de pintura, colaborando com fabricantes ou outras empresas de pintura.
E, claro, é aconselhável conhecer as principais associações do setor, como a ABRAPP (Associação Brasileira dos Pintores Profissionais), por todas as vantagens que pode trazer.
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Cuide da sua reputação e consiga boas referências
A melhor forma de cuidar da sua reputação como pintor de casas é oferecer serviços de qualidade aos clientes, para que fiquem satisfeitos com o resultado. Se você fizer isso direito, é mais provável que você seja indicado para outros familiares ou amigos, e essas recomendações diretas de boca em boca ajudam bastante a conseguir novos trabalhos de pintura.
Mas os resultados são apenas parte do serviço e você deve mostrar profissionalismo ao longo de todo o processo: seja pontual, demonstre seu comprometimento com o projeto do cliente, procure cumprir os prazos estipulados e procure deixar a área que vai pintar limpa.
Outra possibilidade é implementar incentivos para obter recomendações, como descontos em serviços futuros, por exemplo. Na verdade, você pode considerar oferecer incentivos a novos clientes, bem como incentivá-los a contratá-lo.
Marketing digital para pintores de casas
Hoje, melhorar a visibilidade online de qualquer negócio é um passo essencial para ter a oportunidade de conquistar mais clientes, mas não existe uma forma única de fazer isso:
- Site: É bastante comum os clientes que procuram serviços de pintura entrarem na internet para encontrar profissionais. Nesse sentido, é importante que você tenha sua própria página na web na qual explique claramente e defina quais serviços você oferece e na qual você mostre suas informações de contato. Também pode incluir fotografias de trabalhos concluídos, para que o potencial cliente possa ter uma ideia de como o pode ajudar. Seja como for, uma vez que você tenha seu site, você terá que posicioná-lo entre os primeiros resultados de pesquisa para que os clientes o encontrem facilmente.
- Campanhas pagas: Nos principais buscadores, como o Google, é possível lançar campanhas pagas e estratégias de SEM para ganhar visibilidade.
- Blog: Você pode escrever artigos relacionados à sua profissão, tentando esclarecer possíveis dúvidas que os clientes possam ter, ou comentando sobre desenvolvimentos no setor de pintura (técnicas inovadoras, novos materiais ou produtos, etc.).
- Redes sociais: Grande parte da população utiliza frequentemente as redes sociais, também para obter informações ou procurar serviços. Redes como Facebook ou Instagram podem se tornar a vitrine perfeita para mostrar seu trabalho e facilitar que os clientes encontrem você.
- E-mail marketing: Também é possível aproveitar as oportunidades oferecidas pelo e-mail para fidelizar clientes. Você pode planejar campanhas, enviar newsletters, etc.
Se procura uma forma mais fácil de atrair clientes de pintura através da internet, pode optar por plataformas como o Cronoshare. Basta registar-se gratuitamente e criar um perfil para ter a oportunidade de receber pedidos de clientes que procuram serviços de pintura.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Pintores?
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