Os negócios relacionados às energias renováveis estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, se há algo em comum entre as empresas de painéis solares e qualquer outro negócio, é que você precisa atrair clientes para ter sucesso. Neste artigo, mostramos como obter clientes de energia solar para o seu negócio de painéis solares.
Apesar de sua crescente popularidade, vender produtos e serviços relacionados à energia solar pode ser complicado. É por isso que queremos oferecer algumas recomendações para ajudá-lo a conquistar mais clientes em potencial de painéis solares.
Para comercializar com sucesso um produto, primeiro é necessário conhecê-lo perfeitamente. O mesmo vale para painéis e painéis solares.
Tenha em mente que os clientes vão querer saber todos os detalhes da instalação e você deve saber todas as respostas às suas perguntas.
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Quem é o seu cliente ideal? É uma pergunta cuja resposta você terá que ser claro para tenha sucesso com sua empresa de energia solar, pois somente assim você poderá desenvolver uma estratégia de captação eficaz.
Lembre-se de que pode haver muitos perfis de clientes. Por exemplo, existem diferenças entre vender para clientes particulares e vender para empresas.
Em relação aos clientes particulares, de um modo geral podemos distinguir os seguintes tipos:
Para ter sucesso com um negócio hoje, é essencial que ele seja visível na internet. Os negócios relacionados à energia solar não são exceção; muitos clientes recorrerão à rede para obter mais informações sobre produtos e serviços.
Investir no design e criação de uma página web é um bom primeiro passo para estar mais presente na internet.
Lembre-se de que deve ser simples e fácil de usar, para que os clientes em potencial não tenham problemas para encontrar as informações que procuram.
O setor de painéis solares e energias renováveis pode levantar muitas questões. Portanto, pode ser conveniente para você criar conteúdo especializado para incluí-lo em seu site ou blog, sempre com a intenção de agregar valor ao potencial cliente.
Redes sociais como Facebook ou LinkedIn podem se tornar a vitrine perfeita para sua empresa ou negócio de energia solar.
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Uma campanha de marketing por e-mail bem planejada pode ser muito útil quando você já tem os endereços de e-mail de clientes em potencial.
Nessas campanhas você pode informar sobre novos produtos, ofertas e qualquer outro assunto que possa ser de seu interesse.
Outra opção é investir em anúncios pagos no Google ou redes sociais, para tentar atrair clientes interessados em energia renovável. Nesses casos é preciso planejar bem a estratégia.
Se nenhuma das opções anteriores o convencer, você pode aproveitar a oportunidade oferecida pelo Cronoshare.
Embora seja cada vez mais comum o uso de recursos digitais para atrair clientes, não se deve ignorar os métodos tradicionais de publicidade, como preparar folhetos e distribuí-los pelo correio.
O setor de energia solar está em evolução contínua e é importante que você esteja sempre atualizado com os desenvolvimentos.
Para isso, pode ir a feiras e eventos específicos deste setor, onde também pode cercar-se de outros profissionais com quem pode fazer networking.
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Índice
Dicas para conseguir clientes de energia solar
Apesar de sua crescente popularidade, vender produtos e serviços relacionados à energia solar pode ser complicado. É por isso que queremos oferecer algumas recomendações para ajudá-lo a conquistar mais clientes em potencial de painéis solares.
Aprenda tudo sobre o setor
Para comercializar com sucesso um produto, primeiro é necessário conhecê-lo perfeitamente. O mesmo vale para painéis e painéis solares.
Tenha em mente que os clientes vão querer saber todos os detalhes da instalação e você deve saber todas as respostas às suas perguntas.
As dúvidas dos clientes podem ir desde as mais básicas, como a diferença entre energia solar térmica (usada para aquecer água) e energia solar fotovoltaica (usada para produzir eletricidade), até as mais complexas. É por isso que você deve se tornar um especialista na área.
Conheça seus clientes
Quem é o seu cliente ideal? É uma pergunta cuja resposta você terá que ser claro para tenha sucesso com sua empresa de energia solar, pois somente assim você poderá desenvolver uma estratégia de captação eficaz.
Lembre-se de que pode haver muitos perfis de clientes. Por exemplo, existem diferenças entre vender para clientes particulares e vender para empresas.
Em relação aos clientes particulares, de um modo geral podemos distinguir os seguintes tipos:
- Clientes que querem economizar: Muitos clientes são atraídos pela energia solar devido à possibilidade de economizar dinheiro em suas contas graças às instalações de autoconsumo. Este tipo de cliente costuma centrar-se sobretudo em aspectos como o custo de instalação dos painéis solares, a economia que se pode obter com esse investimento ou o valor acrescentado que este tipo de instalação pode significar para a sua casa ou empresa.
- Clientes que querem cuidar do meio ambiente: Neste caso, a principal motivação do cliente é optar por um tipo de energia limpa e sem desperdícios. Portanto, essas pessoas estarão mais interessadas em aspectos como o impacto ambiental que a instalação de um painel solar pode ter.
- Clientes apaixonados por novas tecnologias: Também pode haver clientes interessados em adquirir sistemas inovadores para suas propriedades. Nestes casos pode ser interessante focar nas características do equipamento ou na sua qualidade.
É importante que você saiba adaptar seu discurso de vendas de acordo com o tipo de cliente com o qual está lidando em cada situação.
E lembre-se que os tipos de clientes mencionados não são mutuamente exclusivos. Em outras palavras, um cliente pode querer salvar e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo, por exemplo.Aumente sua visibilidade na internet
Para ter sucesso com um negócio hoje, é essencial que ele seja visível na internet. Os negócios relacionados à energia solar não são exceção; muitos clientes recorrerão à rede para obter mais informações sobre produtos e serviços.
Tenha seu próprio site
Investir no design e criação de uma página web é um bom primeiro passo para estar mais presente na internet.
Lembre-se de que deve ser simples e fácil de usar, para que os clientes em potencial não tenham problemas para encontrar as informações que procuram.
Crie conteúdo relevante
O setor de painéis solares e energias renováveis pode levantar muitas questões. Portanto, pode ser conveniente para você criar conteúdo especializado para incluí-lo em seu site ou blog, sempre com a intenção de agregar valor ao potencial cliente.
Use as redes sociais
Redes sociais como Facebook ou LinkedIn podem se tornar a vitrine perfeita para sua empresa ou negócio de energia solar.
Você pode criar um perfil profissional e compartilhar conteúdo de interesse, mas antes de tudo você terá que fazer uma análise que permita saber que tipo de redes sociais seus clientes usam regularmente para focar neles.
Crie campanhas de e-mail
Uma campanha de marketing por e-mail bem planejada pode ser muito útil quando você já tem os endereços de e-mail de clientes em potencial.
Nessas campanhas você pode informar sobre novos produtos, ofertas e qualquer outro assunto que possa ser de seu interesse.
Invista em anúncios
Outra opção é investir em anúncios pagos no Google ou redes sociais, para tentar atrair clientes interessados em energia renovável. Nesses casos é preciso planejar bem a estratégia.
Cronoshare
Se nenhuma das opções anteriores o convencer, você pode aproveitar a oportunidade oferecida pelo Cronoshare.
Cronoshare é uma plataforma que coloca clientes que precisam de um serviço em contato com profissionais que podem realizá-lo. Portanto, podemos ajudá-lo a encontrar clientes de energia solar..
Com Cronoshare você não precisa mais se perguntar como encontrar clientes para a colocação de painéis solares: você só precisa cadastrar-se na plataforma e, com um investimento mínimo, você terá a possibilidade de aumentar sua carteira de clientes.Aproveite os métodos tradicionais de publicidade
Embora seja cada vez mais comum o uso de recursos digitais para atrair clientes, não se deve ignorar os métodos tradicionais de publicidade, como preparar folhetos e distribuí-los pelo correio.
Participe de feiras e eventos
O setor de energia solar está em evolução contínua e é importante que você esteja sempre atualizado com os desenvolvimentos.
Para isso, pode ir a feiras e eventos específicos deste setor, onde também pode cercar-se de outros profissionais com quem pode fazer networking.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Painéis solares?
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