Ser designer gráfico e conseguir clientes, principalmente quando você está começando, é um grande desafio. Se você quer saber como conseguir clientes como designer gráfico e poder viver do que mais gosta, continue lendo nosso guia simples.
Abaixo você pode ler as melhores dicas para conseguir clientes para trabalhos de design gráfico.
Um designer gráfico precisa de um bom portfólio para ser notado. Recolha todas as criações de que se orgulha e apresente-as ao mundo de forma ordenada, original e profissional.
Por outro lado, também é muito importante criar um site. O portfólio servirá para mostrar seus trabalhos, mas é preciso criar um suporte para incluí-los e também contar mais sobre você.
Nesta página da web você deve adicionar, além de uma seção com seus designs, todas as informações interessantes que você deseja contribuir sobre você. Sua experiência profissional, uma breve biografia, suas informações de contato, links para suas redes sociais...
Tente tornar o site claro e conciso. Embora você não possa projetar algo muito profissional, pelo menos é atraente e funcional. Além disso, sua página deve ter um nome e um link reconhecíveis para ser facilmente encontrada. Se também tiver um bom conteúdo, terá uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e alcançará ainda mais clientes.
As redes sociais também são um espaço promocional necessário para seus projetos. Alguns como o Instagram, focado no compartilhamento de imagens, são uma boa plataforma para compartilhar todas as suas criações e começar a ganhar seguidores. Quanto mais seguidores, mais chances de ser encontrado por alguém que requeira seus serviços.
O networking irá ajudá-lo a conhecer potenciais clientes, bem como colegas que podem abrir muitas portas para você. Informe-se sobre eventos, feiras ou convenções de design gráfico e tente participar do maior número possível.
Isso também ajudará você a continuar aprendendo coisas novas sobre o setor, algo muito importante que desenvolveremos mais tarde.
Às vezes também há palestras ou reuniões mais informais, mas nas quais você também pode conhecer pessoas interessantes para sua carreira profissional. O importante é entrar no setor e atrair o máximo de atenção.
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É muito importante definir o tipo de cliente para o qual você deseja trabalhar. Não é o mesmo fazer um design para uma multinacional do que para uma loja local ou para um indivíduo.
Estabelecer um público-alvo ajudará você a se definir melhor como designer. Se você se especializar em um tipo de design, ganhará mais prestígio e experiência nele, chamando a atenção de potenciais clientes que precisam desse tipo de trabalho.
Lembre-se que um “designer gráfico especializado em x” sempre atrairá mais atenção e durará mais na memória do que um designer gráfico em geral.
O setor de design gráfico está em constante mudança e atualização. Se você não quer ficar para trás, continue aprendendo sobre novas técnicas, ferramentas e formas de trabalhar.
Quanto mais atualizado você estiver, mais oportunidades de trabalho você terá, pois um designer gráfico que conhece todas as ferramentas e técnicas atuais será muito mais valorizado.
Para se atualizar, você pode seguir páginas relacionadas ao design gráfico, seguir canais relacionados no YouTube ou participar de eventos e convenções onde você pode ouvir palestras, conhecer novas ferramentas...
Os marketplaces online são um bom espaço para encontrar clientes em potencial. Por exemplo, em Cronoshare você pode criar um perfil profissional em apenas alguns minutos e totalmente gratuito. Uma vez cadastrado, você receberá ofertas de clientes da sua região que precisam de um serviço de design gráfico.
Temos clientes que procuram profissionais como você diariamente. Através deste link você pode se cadastrar gratuitamente e entrar em contato com clientes que procuram um designer gráfico, defina preços, faça um acordo e comece a trabalhar.
Esta ferramenta será verdadeiramente útil para a sua carreira, pois com muito pouco investimento poderá aceder a um grande número de empregos na sua área. É também uma boa maneira de conseguir seus primeiros empregos e se tornar conhecido.
Seus amigos, familiares e ex-colegas de trabalho podem ser de grande ajuda. O boca a boca nesses tipos de setores é importante, então não hesite em pedir a eles que divulguem seu trabalho.
Se eles conhecem alguém que precisa de um designer gráfico, eles sempre podem recomendar você e mostrar seu trabalho como referência.
Os cartões de visita soam como algo do passado na era da Internet? Não é bem assim. Eles ainda são muito úteis para causar uma boa impressão aos clientes em potencial e, acima de tudo, para nos lembrar quando eles precisam de nossos serviços.
Esses cartões são uma ótima carta de apresentação, então tente torná-los atraentes ou originais. Em um campo como o design gráfico, isso fará com que você se destaque da concorrência. Por outro lado, tente sempre ver todas as informações de contato com muita clareza.
Nunca pare de se mexer no mundo do design gráfico. Participe de exposições, seja voluntário, exponha um tema em uma palestra ou convenção...
Algumas dessas atividades podem não trazer lucro, mas tudo se soma para ganhar notoriedade e experiência e atrair a atenção de potenciais clientes.
Não se esqueça de adicionar tudo o que você participa ao seu portfólio e currículo.
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Índice
Como conseguir clientes para designers gráficos
Abaixo você pode ler as melhores dicas para conseguir clientes para trabalhos de design gráfico.
Crie um bom portfólio
Um designer gráfico precisa de um bom portfólio para ser notado. Recolha todas as criações de que se orgulha e apresente-as ao mundo de forma ordenada, original e profissional.
O portfólio será sua carta de apresentação para conseguir qualquer tipo de trabalho, então procure mostrar o melhor de si e de uma forma que possa impressionar.
Este portfólio pode ser físico, para levar para suas entrevistas, ou em formato digital. Recomenda-se ter os dois formatos, principalmente o digital, já que hoje a maioria dos trabalhos são solicitados online e as empresas vão exigir nesse formato.Crie um site
Por outro lado, também é muito importante criar um site. O portfólio servirá para mostrar seus trabalhos, mas é preciso criar um suporte para incluí-los e também contar mais sobre você.
Nesta página da web você deve adicionar, além de uma seção com seus designs, todas as informações interessantes que você deseja contribuir sobre você. Sua experiência profissional, uma breve biografia, suas informações de contato, links para suas redes sociais...
Tente tornar o site claro e conciso. Embora você não possa projetar algo muito profissional, pelo menos é atraente e funcional. Além disso, sua página deve ter um nome e um link reconhecíveis para ser facilmente encontrada. Se também tiver um bom conteúdo, terá uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e alcançará ainda mais clientes.
Tenha presença nas redes sociais
As redes sociais também são um espaço promocional necessário para seus projetos. Alguns como o Instagram, focado no compartilhamento de imagens, são uma boa plataforma para compartilhar todas as suas criações e começar a ganhar seguidores. Quanto mais seguidores, mais chances de ser encontrado por alguém que requeira seus serviços.
Compartilhe seus projetos (ou parte deles), peça feedback, responda comentários, interaja com seus seguidores... Não se limite a simplesmente mostrar seus projetos, crie uma comunidade em torno deles e você começará a ganhar notoriedade.
Participe de eventos do setor
O networking irá ajudá-lo a conhecer potenciais clientes, bem como colegas que podem abrir muitas portas para você. Informe-se sobre eventos, feiras ou convenções de design gráfico e tente participar do maior número possível.
Isso também ajudará você a continuar aprendendo coisas novas sobre o setor, algo muito importante que desenvolveremos mais tarde.
Às vezes também há palestras ou reuniões mais informais, mas nas quais você também pode conhecer pessoas interessantes para sua carreira profissional. O importante é entrar no setor e atrair o máximo de atenção.
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Defina seus clientes
É muito importante definir o tipo de cliente para o qual você deseja trabalhar. Não é o mesmo fazer um design para uma multinacional do que para uma loja local ou para um indivíduo.
Estabelecer um público-alvo ajudará você a se definir melhor como designer. Se você se especializar em um tipo de design, ganhará mais prestígio e experiência nele, chamando a atenção de potenciais clientes que precisam desse tipo de trabalho.
Lembre-se que um “designer gráfico especializado em x” sempre atrairá mais atenção e durará mais na memória do que um designer gráfico em geral.
Continue melhorando diariamente
O setor de design gráfico está em constante mudança e atualização. Se você não quer ficar para trás, continue aprendendo sobre novas técnicas, ferramentas e formas de trabalhar.
Quanto mais atualizado você estiver, mais oportunidades de trabalho você terá, pois um designer gráfico que conhece todas as ferramentas e técnicas atuais será muito mais valorizado.
Para se atualizar, você pode seguir páginas relacionadas ao design gráfico, seguir canais relacionados no YouTube ou participar de eventos e convenções onde você pode ouvir palestras, conhecer novas ferramentas...
Encontre clientes em marketplaces
Os marketplaces online são um bom espaço para encontrar clientes em potencial. Por exemplo, em Cronoshare você pode criar um perfil profissional em apenas alguns minutos e totalmente gratuito. Uma vez cadastrado, você receberá ofertas de clientes da sua região que precisam de um serviço de design gráfico.
Temos clientes que procuram profissionais como você diariamente. Através deste link você pode se cadastrar gratuitamente e entrar em contato com clientes que procuram um designer gráfico, defina preços, faça um acordo e comece a trabalhar.
Esta ferramenta será verdadeiramente útil para a sua carreira, pois com muito pouco investimento poderá aceder a um grande número de empregos na sua área. É também uma boa maneira de conseguir seus primeiros empregos e se tornar conhecido.
Referências
Seus amigos, familiares e ex-colegas de trabalho podem ser de grande ajuda. O boca a boca nesses tipos de setores é importante, então não hesite em pedir a eles que divulguem seu trabalho.
Se eles conhecem alguém que precisa de um designer gráfico, eles sempre podem recomendar você e mostrar seu trabalho como referência.
Os cartões de visita soam como algo do passado na era da Internet? Não é bem assim. Eles ainda são muito úteis para causar uma boa impressão aos clientes em potencial e, acima de tudo, para nos lembrar quando eles precisam de nossos serviços.
Esses cartões são uma ótima carta de apresentação, então tente torná-los atraentes ou originais. Em um campo como o design gráfico, isso fará com que você se destaque da concorrência. Por outro lado, tente sempre ver todas as informações de contato com muita clareza.
Colabore, participe e não pare de se movimentar
Nunca pare de se mexer no mundo do design gráfico. Participe de exposições, seja voluntário, exponha um tema em uma palestra ou convenção...
Algumas dessas atividades podem não trazer lucro, mas tudo se soma para ganhar notoriedade e experiência e atrair a atenção de potenciais clientes.
Não se esqueça de adicionar tudo o que você participa ao seu portfólio e currículo.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Designer gráfico?
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