Atrair novos clientes para seu escritório de arquitetura requer esforço e dedicação, além de alguma habilidade para vendas. Descubra como conseguir esses novos contratos agora mesmo.
É difícil conciliar muitas tarefas todos os dias, temos total consciência disso. Para o arquiteto que é dono do escritório, não é nada simples atuar nas construções e modificações e, ainda por cima, prospectar clientes, ainda mais quando estamos falando de empresas menores, ainda no começo da caminhada.
Os contatos e os contratos são feitos com o tempo, com experiência, com o passar dos dias e dos trabalhos já realizados, mas é possível e, algumas vezes necessário, abreviar esse tempo de prospecção. Aos poucos você vai afiando as habilidades como vendedor, mas antes disso podemos tentar e devemos buscar por novos parceiros, novos desafios.
Confira agora a nossa lista com as dicas mais importantes dentro da área comercial da arquitetura:
Quando você se dá bem com um cliente, seja pelo seu estilo de atuação, comprometimentos, com uma pitada de simpatia e cortesia, dificilmente você irá perdê-lo no caminho. Mais do que isso, há a possibilidade real de que ele passe o seu contato para outros empreendedores, futuros clientes seus, se tudo der certo.
Cultive o contato com o cliente através de visitas, de sua presença em eventos organizados pelo mesmo, de mensagens. Não é necessário ser chiclete, mas não custa nada lembrá-lo de que está vivo de vez em quando.
Se possível, grave ou capte alguns depoimentos, escolha alguns reviews positivos e insira em seu site, de maneira discreta, mas presente. A ideia é expor o trabalho. Na hora da prospecção, não adianta apenas dizer que ficou tudo um “espetáculo”.
Não se restrinja à uma delas. Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e até mesmo o Youtube podem ser um ótimo parceiro na venda de seu trabalho. Se souber fazer por conta própria, ótimo, se não for o caso, consulte a contratação de algum profissional na área.
Criar uma rede com alguns desses parceiros é a melhor forma de criar uma estrutura estável e regular. Com alguns parceiros no mercado, fica mais fácil de criar materiais de divulgação, de se colocar em publicações das outras companhias, são várias possibilidades. Vá aos poucos mandando e-mails e telefonemas, em algum momento você consegue criar essa base.
Há inúmeras outras formas de conseguir captar clientes para o seu escritório de arquitetura, como participar de concursos públicos, assim como de palestras e workshops. Basta apenas um pouco de iniciativa e energia.
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É difícil conciliar muitas tarefas todos os dias, temos total consciência disso. Para o arquiteto que é dono do escritório, não é nada simples atuar nas construções e modificações e, ainda por cima, prospectar clientes, ainda mais quando estamos falando de empresas menores, ainda no começo da caminhada.
Os contatos e os contratos são feitos com o tempo, com experiência, com o passar dos dias e dos trabalhos já realizados, mas é possível e, algumas vezes necessário, abreviar esse tempo de prospecção. Aos poucos você vai afiando as habilidades como vendedor, mas antes disso podemos tentar e devemos buscar por novos parceiros, novos desafios.
Confira agora a nossa lista com as dicas mais importantes dentro da área comercial da arquitetura:
Relacionamentos
Adiantamos nesses últimos parágrafos um pouco da importância do relacionamento profissional, o famoso networking, que por mais que seja conhecido, às vezes não é praticado.Quando você se dá bem com um cliente, seja pelo seu estilo de atuação, comprometimentos, com uma pitada de simpatia e cortesia, dificilmente você irá perdê-lo no caminho. Mais do que isso, há a possibilidade real de que ele passe o seu contato para outros empreendedores, futuros clientes seus, se tudo der certo.
Cultive o contato com o cliente através de visitas, de sua presença em eventos organizados pelo mesmo, de mensagens. Não é necessário ser chiclete, mas não custa nada lembrá-lo de que está vivo de vez em quando.
Portfólio
Partiremos do princípio de que você já tem um site, de preferência bem elaborado e bem fácil de navegar. Seguido disso, não deixe de disponibilizar o seu portfólio com fotos bem tiradas e tratadas, em um formato agradável, tudo o que é necessário para chamar a atenção dos que estão lá sem tanta pretensão assim.Se possível, grave ou capte alguns depoimentos, escolha alguns reviews positivos e insira em seu site, de maneira discreta, mas presente. A ideia é expor o trabalho. Na hora da prospecção, não adianta apenas dizer que ficou tudo um “espetáculo”.
Presença nas mídias
Ninguém consegue fugir disso, por mais que você não seja o mais antenado no assunto. Presença nas redes sociais é a garantia de que você está à disposição e, certamente, atuante no mercado. Sempre responda aos que estão online fazendo perguntas e comentários em sua página. Você deverá também fazer atualizações frequentes com os trabalhos e informações gerais.Não se restrinja à uma delas. Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e até mesmo o Youtube podem ser um ótimo parceiro na venda de seu trabalho. Se souber fazer por conta própria, ótimo, se não for o caso, consulte a contratação de algum profissional na área.
Parceiros renomados
O primeiro tópico era referente à prospecção de clientes para seu escritório. Agora estamos te lembrando que os relacionamentos também podem ser realizados com empresas que atuam no mesmo nicho que o seu. O interessante em firmar parcerias renomadas é a troca de clientes, informações e, de vez em quando, favores que possam ser feitos.Criar uma rede com alguns desses parceiros é a melhor forma de criar uma estrutura estável e regular. Com alguns parceiros no mercado, fica mais fácil de criar materiais de divulgação, de se colocar em publicações das outras companhias, são várias possibilidades. Vá aos poucos mandando e-mails e telefonemas, em algum momento você consegue criar essa base.
Há inúmeras outras formas de conseguir captar clientes para o seu escritório de arquitetura, como participar de concursos públicos, assim como de palestras e workshops. Basta apenas um pouco de iniciativa e energia.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Arquitetos?
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