Quais são os segredos para atrair clientes para sua clínica de fisioterapia?
Se buscarmos a definição de profissionalismo no dicionário, encontraremos este significado: capacidade que o indivíduo tem para a realização do seu trabalho de forma competente e plausível.
Geralmente, o caminho é longo e cheio de aprendizado, a sabedoria empírica conta muito, experiência é uma grande vantagem nesse contexto. Mesmo assim, temos que tomar iniciativas logo no começo, independente de nos sentirmos completamente preparados para todos os desafios ou não.
Um fisioterapeuta também deve ir absorvendo algumas habilidades com o passar do tempo e dos pacientes, assim como a manutenção do aprendizado teórico e da troca de informações com outros especialistas. Falando em troca de informações, começamos agora a desmembrar as etapas de um bom projeto de prospecção de novos clientes, já que não se ganha experiência sem a prática efetiva da função.
Não adiantará nada se passarmos aqui a lista de ações para atrair clientes para sua clínica de fisioterapia se você passar a dar mais atenção a elas e ao que é secundário, ao invés de tratar cada paciente de forma personalizada e extremamente atenciosa. Chamá-los pelo nome, prestar atenção e demonstrar interesse em conversas que fogem um pouco do tratamento, tudo isso faz toda a diferença.
Se você já contar com uma equipe, mesmo que seja apenas um funcionário, certifique-se de que o tratamento dado por parte deles também será exemplar, caloroso e, acima de tudo, profissional (lembra?).
A manutenção dos clientes que já constam em sua lista é uma das melhores formas de atrair outros, já que as indicações sempre estarão presentes em nossas relações, naturalmente.
Se você precisa de um tratamento e um bom amigo lhe dá uma recomendação, as chances de acabar acatando a sugestão é bem considerável, não é mesmo?
Futuros pacientes sempre acabam buscando na memória por estabelecimentos, serviços, enfim, por tudo que necessitam, quando não há boas recomendações. Se o nome de sua empresa estiver sempre ali, na fachada do local, fica mais fácil para os indecisos.
Voltar ao início
Ressaltamos também que não adianta muito se manter em uma ótima colocação, se a clínica não tiver uma aparência agradável, transmitindo conforto e segurança aos pacientes. Se a fachada do imóvel que você está ocupando estiver feia, isso certamente jogará contra o seu trabalho.
Da mesma forma, a parte interna e, consequentemente, os aparelhos e equipamentos, devem estar sempre muito bem conservados, transmitindo a sensação de que tudo dará certo no fim das contas, afinal, estamos falando de pacientes com dores constantes, já desconfiados o suficiente de tudo e de todos.
Revistas, canais de televisão, acesso ao Wi-Fi, gibis e talvez alguns brinquedos para as crianças, crie uma estrutura básica aceitável para aqueles que têm que esperar um pouco para a próxima sessão.
Não há prejuízo nessas “alianças”. O que acontece é que você passa os seus clientes para essas parceiras e, em troca, recebe inúmeros outros novos pacientes que chegam direto dessas farmácias, academias e afins, sem falar nas ações conjuntas que podem ser realizadas, fortalecendo o nome de todos os profissionais em uma tacada só.
Inúmeras pautas que envolvem o seu nicho de trabalho são criadas anualmente por diversos motivos, invariavelmente alguns profissionais são contratados para dar o parecer especializado. Se você souber se posicionar, conquistará clientes através de um sorriso na televisão, por que não?
Faça-se presente, fale sobre sua rotina, venda o seu produto sem medo de ser feliz, responda todas as dúvidas.
A produção do material que será veiculado constantemente (única forma de fazer com que essas páginas funcionem de verdade) pode ser elaborada por você mesmo, por freelancers ou por alguém contratado para a função, tudo depende de sua estrutura e condição de investimento.
Se suas páginas apresentarem direitinho quem você é como profissional e também como pessoa (pelo menos um pouco), alguns respaldos positivos e um bom aspecto visual, certamente atrai novos clientes para sua clínica de fisioterapia.
Voltar ao início
Se buscarmos a definição de profissionalismo no dicionário, encontraremos este significado: capacidade que o indivíduo tem para a realização do seu trabalho de forma competente e plausível.
Como atrair clientes para sua clínica de fisioterapia
Para prosperar em sua carreira, está implícita a necessidade de fazer valer o tal do profissionalismo, adquirindo habilidades pelo caminho.Geralmente, o caminho é longo e cheio de aprendizado, a sabedoria empírica conta muito, experiência é uma grande vantagem nesse contexto. Mesmo assim, temos que tomar iniciativas logo no começo, independente de nos sentirmos completamente preparados para todos os desafios ou não.
Um fisioterapeuta também deve ir absorvendo algumas habilidades com o passar do tempo e dos pacientes, assim como a manutenção do aprendizado teórico e da troca de informações com outros especialistas. Falando em troca de informações, começamos agora a desmembrar as etapas de um bom projeto de prospecção de novos clientes, já que não se ganha experiência sem a prática efetiva da função.
Foco no trabalho
Qualidade no serviço oferecido é mais do que fundamental, obviamente, e será o nosso primeiro diferencial com relação a vários outros profissionais. É a garantia de que os seus clientes se manterão fiéis, mesmo que o valor das sessões aumente um pouquinho com o passar do tempo.Não adiantará nada se passarmos aqui a lista de ações para atrair clientes para sua clínica de fisioterapia se você passar a dar mais atenção a elas e ao que é secundário, ao invés de tratar cada paciente de forma personalizada e extremamente atenciosa. Chamá-los pelo nome, prestar atenção e demonstrar interesse em conversas que fogem um pouco do tratamento, tudo isso faz toda a diferença.
Se você já contar com uma equipe, mesmo que seja apenas um funcionário, certifique-se de que o tratamento dado por parte deles também será exemplar, caloroso e, acima de tudo, profissional (lembra?).
A manutenção dos clientes que já constam em sua lista é uma das melhores formas de atrair outros, já que as indicações sempre estarão presentes em nossas relações, naturalmente.
Se você precisa de um tratamento e um bom amigo lhe dá uma recomendação, as chances de acabar acatando a sugestão é bem considerável, não é mesmo?
Localização estratégica
Montar a sua clínica de fisioterapia em um local estratégico, de preferência com constante movimento em boa parte do dia, que seja caminho para a maior quantidade de gente possível, é também uma ótima ação de publicidade.Futuros pacientes sempre acabam buscando na memória por estabelecimentos, serviços, enfim, por tudo que necessitam, quando não há boas recomendações. Se o nome de sua empresa estiver sempre ali, na fachada do local, fica mais fácil para os indecisos.
Voltar ao início
Ressaltamos também que não adianta muito se manter em uma ótima colocação, se a clínica não tiver uma aparência agradável, transmitindo conforto e segurança aos pacientes. Se a fachada do imóvel que você está ocupando estiver feia, isso certamente jogará contra o seu trabalho.
Da mesma forma, a parte interna e, consequentemente, os aparelhos e equipamentos, devem estar sempre muito bem conservados, transmitindo a sensação de que tudo dará certo no fim das contas, afinal, estamos falando de pacientes com dores constantes, já desconfiados o suficiente de tudo e de todos.
Revistas, canais de televisão, acesso ao Wi-Fi, gibis e talvez alguns brinquedos para as crianças, crie uma estrutura básica aceitável para aqueles que têm que esperar um pouco para a próxima sessão.
Parcerias são muito bem vindas
Se você está começando agora no mundo do empreendedorismo, com a criação de sua própria clínica de fisioterapia, perceberá rapidamente que um dos caminhos para uma carreira sólida é a formação de parcerias consistentes com outros profissionais da área da saúde, além de farmácias que oferecem produtos naturais, academias, tudo o que der o feeling de que pode dar certo.Não há prejuízo nessas “alianças”. O que acontece é que você passa os seus clientes para essas parceiras e, em troca, recebe inúmeros outros novos pacientes que chegam direto dessas farmácias, academias e afins, sem falar nas ações conjuntas que podem ser realizadas, fortalecendo o nome de todos os profissionais em uma tacada só.
Torne-se uma celebridade
Brincadeira, sua função nessa vida é outra, a de tratar com o maior zelo e competência possível a saúde das pessoas, mas nada disso te impede de se colocar em um ou outro jornal de vez em quando, de dar entrevistas quando solicitado.Inúmeras pautas que envolvem o seu nicho de trabalho são criadas anualmente por diversos motivos, invariavelmente alguns profissionais são contratados para dar o parecer especializado. Se você souber se posicionar, conquistará clientes através de um sorriso na televisão, por que não?
Marketing digital efetivo
É a bola da vez, a menina dos olhos de todos os publicitários por aí. A primeira etapa é a elaboração de um site profissional em todos os aspectos, das imagens à acessibilidade em smartphones. A partir disso, passamos para as redes sociais, tão importantes em nossas rotinas.Faça-se presente, fale sobre sua rotina, venda o seu produto sem medo de ser feliz, responda todas as dúvidas.
A produção do material que será veiculado constantemente (única forma de fazer com que essas páginas funcionem de verdade) pode ser elaborada por você mesmo, por freelancers ou por alguém contratado para a função, tudo depende de sua estrutura e condição de investimento.
Criar uma boa imagem na internet significa garantir que os visitantes não passarão batido pela sua página, mas farão uma boa pausa para ver se é ali mesmo que podem tratar da dor nas costas que os assola por tanto tempo.
Se suas páginas apresentarem direitinho quem você é como profissional e também como pessoa (pelo menos um pouco), alguns respaldos positivos e um bom aspecto visual, certamente atrai novos clientes para sua clínica de fisioterapia.
Voltar ao início
Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Fisioterapeutas?
Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.