Muitas vezes expostas, as tatuagens são “produtos” que incitam a divulgação gratuita, o boca a boca, mas isso não é o suficiente para uma boa estrutura de propaganda de um estúdio de tatuagem.
O mundo das tatuagens fantástico por conta da diversidade e da infinidade de possibilidades na área.
Arte não vem acompanhada de limitações, de barreiras, mas de entusiastas, apreciadores e inspiração. Todos aqueles que têm talento com os traços conseguem um espacinho no mercado, basta fazer a propaganda do estúdio de tatuagem de forma correta.
Nem entraremos no mérito da quantidade de clientes que você pode ter e no potencial de crescimento do “setor”, basta perceber que, nos dias de hoje, está mais difícil encontrar pessoas sem tatuagem no corpo do que o contrário. Sim, essa não foi uma informação, possivelmente a quantidade de “não tatuados”, entre os que têm idade apropriada para isso, ainda é maior, mas acho que deu para pegar a ideia.
Tudo depende do quanto você quer aquilo, de quanto tempo de seu dia você dedica na prática daquele ofício. Isso mesmo, um ofício comum, que pode sim ser dominado através do esforço e da força de vontade.
Nos primeiros meses de qualquer empreendimento, em geral, não se espera recuperação do que foi investido, mas ainda mais injeção, mais gastos. Com o aumento gradual de trabalhos e clientes, o caixa começa a ficar um pouco mais gordinho, abrindo possibilidades para novas aquisições.
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Além de conseguir se atualizar com relação às técnicas e tendências, é no olho no olho que você começa a ganhar a confiança não apenas dos interessados em seus desenhos, mas em marcas e estúdios que podem se tornar parceiros.
Isso nos lembra do ótimo e já antigo boca a boca, do seu nome circulando em grupos sociais e tribos. Mereceria um tópico à parte, definitivamente, mas por ser um tópico mais do que divulgado e esclarecido para todos aqueles que começaram a empreender, basta a citação aqui lançada.
Procure as parcerias com estabelecimentos, casas de eventos, blogs e veículos de mídia, enfim, todos aqueles que seguem uma linha parecida com a sua. Traços e desenhos mais leves combinam mais com centros culturais, restaurantes com pratos menos “radicais”, bares com um clima mais pé na areia, enquanto um estúdio mais underground logo remete aos shows de rock e negócios do tipo.
A ideia não é excluir ou estigmatizar, longe disso, mas é fato que tempo e energia resultam em dinheiro, não podemos ficar atirando no escuro o tempo inteiro, exatamente por isso existem as pesquisas sobre o público-alvo de cada empreendimento.
Se possível, também não economize nas ferramentas que potencializam a divulgação do trabalho. As fotos, por exemplo, devem estar muito bem tiradas, mesmo que seja do celular. Se estiver com uma condição legal, seria muito válido chamar um fotógrafo para registrar tudo o que for possível.
Assim como é muito válido investir em um website de respeito. Sem frescura ou malabarismo, basta uma página simples, de bom gosto, que deem o destaque que as tais fotos merecem, sem falar nas informações de praxe, além de uma boa descrição sua e, se for o caso, dos profissionais que estão com você.
Investimento também nos anúncios pagos das redes, principalmente no Facebook. Cada vez mais desenvolvido, ele fará com que o seu anúncio com as suas fotos de arrepiar cheguem até a galera que está com vontade de “rabiscar” alguma coisa.
O caminho é longo, mas o trabalho de divulgação de um estúdio de tatuagem pode ser feito aos poucos, o que importa é não deixar de evoluir profissionalmente, com criações que farão com que as pessoas olhes para os traços e já reconheçam quem foi o autor.
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O mundo das tatuagens fantástico por conta da diversidade e da infinidade de possibilidades na área.
Arte não vem acompanhada de limitações, de barreiras, mas de entusiastas, apreciadores e inspiração. Todos aqueles que têm talento com os traços conseguem um espacinho no mercado, basta fazer a propaganda do estúdio de tatuagem de forma correta.
Nem entraremos no mérito da quantidade de clientes que você pode ter e no potencial de crescimento do “setor”, basta perceber que, nos dias de hoje, está mais difícil encontrar pessoas sem tatuagem no corpo do que o contrário. Sim, essa não foi uma informação, possivelmente a quantidade de “não tatuados”, entre os que têm idade apropriada para isso, ainda é maior, mas acho que deu para pegar a ideia.
Quanto mais originalidade você conseguir implementar em seus trabalhos, maior a possibilidade de dar certo, mas virar a cara para o que tem de mais básico na profissão passa longe de ser uma boa ideia. É como aquela velha história que sempre escutamos: O arroz e o feijão primeiro, depois os pratos mais elaborados.
Como em qualquer trabalho ou função, há aqueles que nasceram com um talento inato para a arte, para o desenho, com picos de inspiração para processos extremamente criativos com uma frequência impressionante. Não é o caso de todos, o que não significa que os mais esforçados também não possam se dar muito bem.Tudo depende do quanto você quer aquilo, de quanto tempo de seu dia você dedica na prática daquele ofício. Isso mesmo, um ofício comum, que pode sim ser dominado através do esforço e da força de vontade.
Como realizar a divulgação e propaganda de um estúdio de tatuagem
Enfim, passada essa fase de apresentação, vamos ao que realmente interessa, que é a publicidade que fará com que deixemos de ser profissionais que atuam apenas com aqueles mais próximos, para alcançar notoriedade em toda a cidade.Investimento
Não é simples começar com um mega estúdio, com uma porção dos equipamentos mais caros, com uma equipe de apoio extensa, temos total consciência disso. A intenção não é começar com os dois pés na porta, mas ir criando a sua estrutura aos poucos.Nos primeiros meses de qualquer empreendimento, em geral, não se espera recuperação do que foi investido, mas ainda mais injeção, mais gastos. Com o aumento gradual de trabalhos e clientes, o caixa começa a ficar um pouco mais gordinho, abrindo possibilidades para novas aquisições.
Economizar com tudo não é a forma certa de fazer com que o seu estúdio dê certo, na verdade, se você apresentar uma estrutura pouco confiável, a chance de estagnar é bem real.
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Se misture
Participar de todos os eventos e workshops possíveis é uma das chaves para iniciar novos relacionamento profissional, passo importantíssimo na prospecção de novos clientes para o seu estúdio.Além de conseguir se atualizar com relação às técnicas e tendências, é no olho no olho que você começa a ganhar a confiança não apenas dos interessados em seus desenhos, mas em marcas e estúdios que podem se tornar parceiros.
Isso nos lembra do ótimo e já antigo boca a boca, do seu nome circulando em grupos sociais e tribos. Mereceria um tópico à parte, definitivamente, mas por ser um tópico mais do que divulgado e esclarecido para todos aqueles que começaram a empreender, basta a citação aqui lançada.
Ações práticas de sorteio e promoções também vem muito bem à calhar, mesmo que você não veja tanto lucro assim nos primeiros momentos. Depois que os traços forem feitos e o trabalho reconhecido, o retorno será gradual e muito satisfatório, indubitavelmente.
Procure as parcerias com estabelecimentos, casas de eventos, blogs e veículos de mídia, enfim, todos aqueles que seguem uma linha parecida com a sua. Traços e desenhos mais leves combinam mais com centros culturais, restaurantes com pratos menos “radicais”, bares com um clima mais pé na areia, enquanto um estúdio mais underground logo remete aos shows de rock e negócios do tipo.
A ideia não é excluir ou estigmatizar, longe disso, mas é fato que tempo e energia resultam em dinheiro, não podemos ficar atirando no escuro o tempo inteiro, exatamente por isso existem as pesquisas sobre o público-alvo de cada empreendimento.
Bom uso das redes sociais
Século XXI, amigão, nada de se esconder ou de renegar a importância do contato direto nas mídias que você selecionar para tocar. Poupe um pouco de energia, não vale muito a pena manter um twitter, por exemplo. Facebook, Instagram e Pinterest devem ser suas prioridades, pegando pesado na divulgação de seus melhores trabalhos, nos equipamentos novos, em toda a estrutura de trabalho.Se possível, também não economize nas ferramentas que potencializam a divulgação do trabalho. As fotos, por exemplo, devem estar muito bem tiradas, mesmo que seja do celular. Se estiver com uma condição legal, seria muito válido chamar um fotógrafo para registrar tudo o que for possível.
Assim como é muito válido investir em um website de respeito. Sem frescura ou malabarismo, basta uma página simples, de bom gosto, que deem o destaque que as tais fotos merecem, sem falar nas informações de praxe, além de uma boa descrição sua e, se for o caso, dos profissionais que estão com você.
Investimento também nos anúncios pagos das redes, principalmente no Facebook. Cada vez mais desenvolvido, ele fará com que o seu anúncio com as suas fotos de arrepiar cheguem até a galera que está com vontade de “rabiscar” alguma coisa.
O caminho é longo, mas o trabalho de divulgação de um estúdio de tatuagem pode ser feito aos poucos, o que importa é não deixar de evoluir profissionalmente, com criações que farão com que as pessoas olhes para os traços e já reconheçam quem foi o autor.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Tatuadores?
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