Descubra como anunciar fretes de uma transportadora

Uma transportadora precisa de produtos para carregar de um lado para o outro, mas pode ter certeza que eles não aparecem no céu. Confira algumas formas de como oferecer frete eficientemente.

Em absolutamente todos os momentos do dia, há alguém querendo fazer as entregas prometidas por alguma empresa para os seus clientes.

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Móveis, materiais de construção, grãos, líquidos, tudo o que você pode imaginar precisa ser transportador de um lugar para o outro e, não é sempre que as empresas contam com os seus próprios veículos, na maioria das vezes, nem compensaria. Para empresas de frete, compensa e muito.

Agora, você pode ter um caminhão novinho em folha, comprado esse ano, pronto para rodar por toda a região, nada vai adiantar se as pessoas não ficarem sabendo disso. Sua transportadora vai crescer quando passarmos a gastar algum tempo, ou empregar alguém para fazer isso, em divulgação e publicidade de todos os tipos possíveis, com custos que podem ser considerados irrelevantes, se pensarmos no retorno.

Conheça o seu público alvo

Antes de pensar nas estratégias que vai realizar para conseguir mais clientes, é necessário que a transportadora ou empresa de fretes conheça bem seu público alvo e suas necessidades. É recomendado fazer um estudo minucioso para poder segmentar os clientes e desenvolver uma comunicação assertiva com cada um deles. Pessoas que desejam fazer mudança de casa não precisam dos mesmos equipamentos ou possuem necessidades diferentes de empresas que fabricam e exportam seus produtos. A chave é saber segmentar cada público e direcionar as estratégias de acordo com o que cada grupo precisa.

Como fazer um bom anúncio oferecendo fretes

Essa nossa rápida lista de atitudes que devem ser tomadas certamente irá ajudar aqueles que estão começando e também os que já se estabeleceram no mercado, mas deram uma estagnada com o passar dos anos. É muito importante conhecer todas as principais maneiras de poder divulgar o trabalho. Não se esqueça que para aumentar as vendas de seu negócio não basta oferecer um serviço de qualidade, também é necessário e igualmente importante saber divulgá-lo.

Catálogo de transportes

Crie um bom anúncio em catálogo de transportes. Criar anúncios em catálogos é uma forma tradicional de publicidade, anteriormente disponível apenas em veiculações físicas, também conhecidas como revistas, se é que você me entende.

Os tempos mudam, as empresas se adaptam, agora já é possível cadastrar a sua empresa de fretes nesses catálogos através da internet, facilitando bastante a vida dos contratantes e contratados.

Ainda assim, não negligencie as publicações físicas desses serviços, muita coisa ainda acontece fora das telinhas. Os murais de anúncios sempre serão uma boa forma de chamar a atenção, principalmente se os materiais impressos forem estrategicamente distribuídos.

Transportador autônomo

Um transportador autônomo também tem todo o direito de fazer bons anúncios oferecendo fretes. Na verdade, não apenas direito, mas o dever de fazê-lo, já que fica mais difícil de encontrar serviço quando não há o nome e o peso de uma empresa sustentando a sua atividade.

A primeira atitude que um empreendedor desse nicho deve tomar é a de se cadastrar em plataformas que divulguem o seu trabalho para aqueles que querem contar com os que atuam por conta própria, por um motivo ou por outro.

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Mas essa não é a única vantagem de colocar os seus dados na grande quantidade de portais com essa disponibilidade.

Quando você vai fazer uma viagem regional, é mais do que interessante não voltar com as mãos abanando, com o veículo leve. Através desses portais é possível encontrar clientes nas cidades destino e descobrir se há algum transporte pendente para a região de seu retorno.

Além disso, algumas transportadoras ficam de olho nessas páginas para encontrar profissionais que podem ser contratados como terceirizados. Nem sempre é a melhor opção, tudo depende da oferta e da conversa que os lados envolvidos no serviço trocarão.

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Orçamentos na internet

Sim, quase tudo é feito na internet, é aqui que as pessoas procuram pelas soluções de seus problemas. A demanda gigantesca de informações faz com que as possibilidades fiquem cada vez mais específicas, e isso acontece também no setor de transportes.

Para termos uma boa noção, alguns dos sites fazem o trabalho de cruzar informações e descobrir se há clientes para você. Cronoshare é um dos exemplos, mas há outros modelos semelhantes que podem ser encontrados com uma rápida pesquisa.

Cidade de atuação, valor sugerido, tamanho e peso da carga, tudo isso é checado e confrontado para que os interessados recebam o seu contato quase que instantaneamente, salvando bastante tempo para ambos, além das economias que iriam para alguma publicidade nem sempre muito efetiva.

Marketing digital

Demoramos, mas finalmente chegamos na que é a ação de marketing do momento, assim como a presença nas revistas e os comerciais em horários nobres já foram. Para arrumar serviço, atualmente, é preciso criar canais e formas de se conectar com os interessados na web, sem espaço para dúvidas. Todo mundo atualmente tem aplicado estratégias de marketing digital. Realizar ações no universo online já não é mais um diferencial, senão uma atitude de sobrevivência.

Não importa se sua transportadora é das grandes, se faz serviços apenas em sua cidade e arredores ou se você atua como autônomo, a possibilidade de criar contatos profissionais através de um site profissional e das mídias sociais é verdadeiramente alta.

Mostre que você está trabalhando, em todas as redes possíveis. Boas fotos de seus veículos bem cuidados no Instagram e no Facebook, vídeos armazenados no Youtube, depoimentos de clientes satisfeitos em seu site oficial, tudo isso gera a confiança que poderia estar faltando ao que agora se transformou em seu cliente.

Isso demandará algum tempo, até porque não adianta muito criar esses canais e deixá-los às moscas. Se a sua empresa já tiver um nome no mercado, vale a pena investir em algum profissional da área. Se não for o caso, um pouco de dinamismo na criação do conteúdo pode resolver por hora o problema.

Apenas não deixe de manter a forma mais antiga e eficaz de encontrar trabalhos: Contatos e relacionamentos. Essa sempre será a melhor forma de anúncio, oferecendo fretes ou qualquer outra coisa.

Ofereça serviços extras

Em determinados casos, é necessário oferecer mais do que o cliente pede, isso fará com que ele receba algo que não estava imaginando, aumentando, em muitos casos, o seu nível de satisfação.

E que uma transportadora pode oferecer a mais para seus clientes? Pode oferecer serviços como:
  • Desmontagem e montagem dos móveis e/ou equipamentos;
  • Serviço de limpeza da área local antes de colocar o produto e depois da sua remoção;
  • Serviço de embalagem: caixas de vários tamanhos, plástico bolha, protetores de quinas, engradados, mantas, etc;
  • Frete grátis: geralmente é oferecido depois do cliente já ter contratado um serviço para garantir sua fidelização e possui um ótimo índice de retenção do cliente.
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