Com um visual industrial e moderno, o cimento queimado é um material que vem caindo no gosto de muitos brasileiros.
Quanto custa o m2 do cimento queimado
Quanto custa o m2 do cimento queimado?
Segundo dados coletados pela Cronoshare, a média do cimento queimado por m² gira entre R$ 50 e R$ 80. Contudo, isso é apenas para a aplicação, ou seja, mão de obra. Também é necessário contabilizar os materiais, o que varia de projeto para projeto.
Para realmente saber quanto custa o m2 do cimento queimado, o ideal é consultar ao menos profissionais que trabalhem com essa técnica. Com base no orçamento de cada um será possível criar uma média e assim escolher a proposta melhor para seu orçamento e necessidades.
Geralmente, ele é aplicado no piso. Contudo muitos arquitetos têm utilizado essa técnica também em paredes. E se você deseja aplicar o cimento queimado em sua obra, então continue lendo esse artigo e descubra quais são os fatores que deve considerar na hora de solicitar o orçamento do cimento queimado.
Quais fatores são levados em conta para saber quanto custa o m2 do cimento queimado?
Para saber quanto custa o m2 do cimento queimado, você precisa entender que fatores são levados em consideração na formação de preços. Diversas variáveis podem ser contabilizadas nesse cálculo, mas entre as principais podemos destacar.1. Tamanho da área
O fator principal que interfere no orçamento para esse tipo de serviço é o tamanho da área. Quanto maior ela for, mais caro ficará o projeto. Contudo, em alguns casos as empresas e profissionais fazem descontos para grandes áreas. Isso porque para eles compensa mais dar esse desconto e ter um projeto maior. Então, para saber quanto custa o m2 do cimento queimado a primeira coisa que você precisa fazer é medir a área onde essa técnica será aplicada.2. Estado do piso ou parede
Esse é um dos fatores que pega muita gente de surpresa em orçamentos. Para que essa técnica de cimento queimado seja executada, o piso ou parede precisa estar totalmente nivelado. Só então é possível aplicar os materiais sobre a superfície e realizar o processo. Caso o piso ou parede não esteja totalmente pronto para essa etapa, com toda a certeza o profissional ou empresa irá cobrar a mais.As despesas adicionais também variam muito. Por exemplo, uma parede que ainda está diretamente no tijolo e não tem qualquer tipo de cobertura, vai sair bem mais caro do que um piso que só falta o nivelamento e o cimento queimado.
3. Região
Esse é mais um dos aspectos que muita gente não leva em conta mas que tem grande peso. Dependendo da sua região, a média de preços pode variar e muito. O m² do cimento queimado na cidade de São Paulo (SP) não vai ser o mesmo do que a cidade de Porto Alegre (RS). Essa variação ocorre por alguns motivos. O primeiro deles é que a demanda e oferta em cada Estado e até mesmo cidade pode variar muito. Geralmente cidades com menos profissionais especializados na técnica tendem a ter um m² mais caro.O padrão das construções da sua região também interfere nesse aspecto. Regiões mais nobres vão ter orçamentos mais altos. Além disso, não podemos nos esquecer de citar a questão do deslocamento. Digamos que o profissional ou empresa demore 40 minutos para chegar até o cliente, e tenha que passar mais de 6 horas na obra. Com toda a certeza isso será acrescentado no orçamento final.
4. Qualidade dos materiais utilizados
Mais um dos fatores que você precisa levar em conta para saber quanto custa o m2 do cimento queimado é a qualidade dos materiais utilizados. De modo geral o custo-benefício dessa técnica costuma ser melhor do que outras. Por exemplo, o cimento queimado costuma ter o m² mais barato que o de porcelanato líquido. Isso se deve a facilidade de encontrar materiais.Contudo, como qualquer outro processo construtivo, a qualidade dos materiais varia muita. E um dos maiores erros que você pode cometer é comprar o mais barato tentando economizar. Provavelmente você não terá um resultado realmente bom.
5. Experiência do profissional
A mão de obra é um fator que pesa em qualquer tipo de obra. Principalmente no caso de técnicas específicas como a de cimento queimado. Esse fator pode representar até 40% dos custos totais de um projeto. E a experiência dos profissionais implica diretamente nisso.Profissionais iniciantes sempre vão cobrar mais barato. Tanto nessa técnica como em outras. Normalmente eles fazem isso para conseguir clientes rapidamente e desenvolver portfólio. E é aí que mora o perigo. As chances de você contratar alguém inexperiente e não gostar do trabalho são grandes. Contudo, se você quiser contratar alguém com vasta experiência, esteja preparado para gastar um pouco mais. O ideal é que você busque baratear a obra em outros aspectos, e não na contratação de mão de obra.
6. Prazo da obra
Na construção civil, rapidez sempre vai ser sinônimo de mais despesas. Não importa se você quer fazer um cimento queimado no piso do seu imóvel, ou trocar o encanamento. Se você tem um prazo muito pequeno, vai ter que pagar mais. Isso acontece porque provavelmente a equipe terá que ser ampliada para dar conta de entregar tudo na data solicitada.Em alguns casos, até mesmo equipamentos que reproduzem a luz do sol podem ser utilizados. Dessa forma os profissionais podem trabalhar a noite. Então, se você quer ter o cimento queimado no seu projeto mas sem gastar muito, é melhor planejar tudo para oferecer um prazo razoável. Esses são alguns dos principais fatores que são levados em conta nesse tipo de orçamento. No entanto, é muito difícil saber com exatidão um orçamento do cimento queimado sem falar com profissionais e empresas do setor. Afinal, vários outros elementos podem ser incluídos no cálculo.