Basicamente, o orçamento para esse tipo de obra pode variar bastante. Sendo assim, será necessário entender como se dá a formação de valores para esse tipo de processo construtivo.
Por isso, continue lendo esse artigo e descubra quais fatores interferem no orçamento para a construção de um sobrado e veja quanto terá que investir para colocar o seu sonho em prática.
Quanto custa construir um sobrado?
Não tem como saber de forma precisa quanto custa construir um sobrado. Isso porque, como você pode imaginar, diversas variáveis são levadas em conta na hora de fechar o valor final. Desde os materiais, até a dimensão do projeto.Quais fatores interferem no orçamento para saber quanto custa construir um sobrado?
De modo geral, as empresas e profissionais da Construção Civil levam em conta alguns fatores básicos para desenvolver o orçamento do gênero. E entender cada um deles pode te ajudar a saber quanto custa construir um sobrado. Confira abaixo os principais:Mão de obra
A mão de obra é sem sombra de dúvidas um dos maiores fatores do orçamento. Ela pode representar até 40% do total da obra.Isso porque além da equipe de pedreiros e auxiliares, você também precisará de profissionais especializados para a sua obra, como engenheiros e arquitetos. Somente eles poderão garantir que o projeto seja seguido de forma segura.
Materiais
Os materiais de construção também interferem diretamente no orçamento. Você precisa investir em materiais de qualidade para garantir bons resultados no seu projeto.Um dos grandes erros dos brasileiros é tentar economizar nessa questão optando por itens de baixa qualidade. Isso só vai gerar uma série de problemas no futuro.
Por isso, o ideal é que você busque outras alternativas para baratear a obra.
Projeto
A criação de um projeto também é um dos pontos a serem considerados para saber quanto custa construir um sobrado. Muitos profissionais e empresas podem incluir ele no fechamento de contrato. Mas isso varia muito.Além disso, quanto maior for o seu projeto mais caro ficará o seu orçamento. Afinal de contas, mais material será usado, bem como mais mão de obra será necessária.
Acabamentos e Revestimentos
Os acabamentos e revestimentos também precisam ser levados em consideração para você saber quanto custa construir um sobrado. Eles tendem a pesar mais no orçamento do que os próprios materiais de construção.Isso acontece porque os itens básicos, como cimento, pedra, areia entre outros, tendem a ter um preço mais padronizado, uma vez que não há tanta diferença entre as marcas e tipos. Por sua vez, acabamentos e revestimentos possuem uma grande variedade de opções.
Um piso de porcelanato, por exemplo, pode custar facilmente três vezes mais que um de cerâmica. Quanto mais alto for o padrão desses itens, mais caro eles serão.
Processos adicionais
Processos adicionais também interferem no orçamento desse tipo de construção. Coisas como construção de calçadas, instalação de painéis solares, criação de teto verde entre outras são consideradas adicionais.Logo, podem encarecer o seu projeto como um todo. Isso porque elas vão precisar de outros profissionais, e também de materiais específicos.
Esses são apenas alguns dos valores que podem ser levados em consideração para você saber quanto custa construir um sobrado.
Voltar ao início
Dicas para diminuir os custos da construção do seu sobrado
A construção de um sobrado pode sair cara às vezes. Contudo, é possível reduzir custos e economizar, mas, mantendo a qualidade e segurança do projeto. Para te ajudar a baratear os custos desse tipo de obra, nós separamos algumas dicas. Confira!Integre os ambientes
Quanto mais paredes você tiver no seu projeto, maior vai ser o índice de área construída. Por isso, uma das dicas para economizar é apostar em ambientes integrados.Essa é uma tendência bastante em alta na arquitetura, não só por reduzir custos, mas por trazer um layout mais amplo para o imóvel. Uma das alternativas mais populares do momento é integrar a sala com a cozinha.
Assim, você terá um espaço maior onde as pessoas consigam interagir melhor. Então, não deixe de pensar nessa questão na hora de fazer o seu projeto.
Invista em materiais com bom rendimento
Mais uma das dicas para você economizar na construção do seu sobrado é investir em materiais com bom rendimento. Isso não quer dizer comprar itens baratos e de baixa qualidade, mas, que rendam mais.Por exemplo, se você quer gastar menos na construção das paredes internas, o drywall pode ser uma boa alternativa. Isso porque ele é bem mais barato do que a alvenaria tradicional e ainda traz vários diferenciais, como excelente isolamento acústico e fácil manutenção.
Então, na elaboração do seu projeto, não deixe de verificar itens com bom rendimento que podem ser aplicados à sua obra.
Evite projetos com muitas quinas
Projetos com muitas quintas são bem mais caros. Elas exigem mais trabalho e mais material, e isso vai aumentar o orçamento.Por isso, o ideal é optar por projetos que tenham menos recortes do gênero. Eles também contribuem para os cortes no telhado, então, se tiver muitos acabará gastando mais em cobertura.
Aposte na alvenaria aparente
Uma das principais tendências que pode te ajudar a baratear a sua obra é a alvenaria aparente. Esse é um conceito chamado de Industrial que tem feito sucesso entre os arquitetos e decoradores.Basicamente, ao invés de dar um acabamento, você deixará a estrutura exatamente como ela é. Isso vai poupar muito dinheiro da fase de finalização.
Existem várias possibilidades nesse sentido. Uma delas é de deixar os blocos de concreto aparentes. Isso deixará o imóvel com um aspecto bem industrial e bonito.
O cimento queimado também é uma possibilidade. Ao invés de colocar um piso, você só precisará fazer um processo para deixá-lo liso.
Você também pode optar por deixar outras coisas aparentes, como o encanamento de cobre. Tudo isso irá contribuir para que o seu orçamento fique menor e mais acessível. Tanto pelo uso menor de materiais, mas também pela necessidade de uma mão de obra menos específica.
Sabendo dos elementos levados em consideração no orçamento, e como barateá-los, você terá mais facilidade para entender quanto custa construir um sobrado.
Voltar ao início