Índice
- Para que serve um laudo de problemas estruturais?
- Quando é necessário solicitar um laudo estrutural de um imóvel? Problemas frequentes
- Laudo de umidade
- Rachaduras e fissuras
- Deslizamentos e deformações
- Mau funcionamento das instalações
- O que inclui um laudo estrutural de uma construção?
- Quem pode emitir um laudo estrutural de uma construção?
Quanto custa uma avaliação de problemas estruturais?
São muitos os locais de uma construção que podem, com o tempo, surgir problemas, desde a fundação e estrutura, até aos acabamentos interiores e instalações.
Às vezes não é clara a origem da deterioração ou o responsável. Em outros casos, apesar de ser fácil identificar o responsável, pode ser possível que ele não queira se responsabilizar pela reparação. Seja qual for a situação, o habitual é solicitar um informe sobre os problemas da residência para ajudar a esclarecer qualquer tipo de dúvida.
É claro que este tipo de documento deve ser elaborado por um profissional qualificado, de confiança e com os conhecimentos necessários para estabelecer a natureza e a extensão do problema ocorrido. E, claro, esses profissionais vão definir uma determinada tarifa pelos seus serviços.
É importante ressaltar que o valor de uma avaliação estutural pode variar dependendo do problema encontrado e da sua extensão.
Voltar ao princípio
Para que serve um laudo de problemas estruturais?
Os laudos periciais constituem o instrumento pelo qual um órgão, seja público ou privado, pode receber assessoria sobre uma área na qual não tem experiência.
Neste sentido, um informe estrutural ou de danos a um imóvel pode ser apresentado às entidades que tenham sido afetadas, também pode ser solicitado pela seguradora, por uma administração pública ou até por um juiz, caso haja um processo judicial em andamento.
É por este motivo que é tão importante a realização de um laudo de vistoria antes de os inquilinos passarem a utilizar o imóvel locado. Este laudo, ainda, conta com o prazo, previsto em lei, de uma semana para ser questionado pelos locatários, caso constatem algum defeito que não foi anotado.
Quando é necessário solicitar um laudo estrutural de um imóvel? Problemas frequentes
Danos a casas ou edifícios podem ocorrer por diferentes razões. Por exemplo, quando ocorre um incêndio ou inundação, pode ser solicitado um laudo pericial para determinar a origem ou motivo do incidente, as responsabilidades e a extensão dos danos.
No entanto, propriedades também podem ser afetadas por defeitos ocultos que afetam diferentes nas áreas do edifício (fundações, estrutura, instalações, coberturas, fachadas, etc.). A seguir falaremos sobre algumas das patologias mais comuns na construção.
Voltar ao princípio
Laudo de umidade
Os problemas de umidade são uma dos problemas mais comuns em edifícios. Embora possa parecer uma questão trivial, pode ser perigoso, pois a umidade tende a danificar a estrutura do prédio.
Normalmente é feita uma distinção entre umidade por vazamentos (por entrada de água), umidade por capilaridade (causada pela absorção de água pela fundação) e umidade de condensação.
Um laudo pericial poderá determinar o que está causando a umidade e o que pode ser feito para remediar a situação.
Rachaduras e fissuras
Quando um edifício é construído, suas fundações e estrutura são preparadas para que quaisquer movimentos de terra que possam ocorrer não causem danos. Porém, devido a defeitos de construção, podem surgir fissuras a longo prazo.
Deslizamentos e deformações
Isto é especialmente perigoso quando afeta o exterior do imóvel, uma vez que problemas na fachada podem causar acidentes na via pública. Podem se dever à utilização de materiais de baixa qualidade ou à sua aplicação incorreta.
Também é importante detectar deformações que possam ocorrer em elementos chave, como pilares ou paredes estruturais.
Mau funcionamento das instalações
Aqui agrupamos os diferentes problemas que podem surgir de uma má instalação elétrica ou hidráulica e que podem afetar diretamente as condições do edifício.
Voltar ao princípio
O que inclui um laudo estrutural de uma construção?
Dependendo da sua natureza e tipologia, um informe sobre danos ou problemas estruturais de uma construção visa localizar as diferentes deficiências, estabelecer a sua causa, propor soluções, determinar responsabilidades e até, em certos casos, quantificar compensações.
- Características do imóvel.
- Estudo de base
- Descrição das deficiências ou danos.
- Causas dos referidos defeitos.
- Descrição de possíveis soluções
- Aproximação do custo das reparações relevantes.
Quem pode emitir um laudo estrutural de uma construção?
O perito que elabora o laudo deve ser um especialista no setor da construção que possua os conhecimentos técnicos necessários. Normalmente são arquitetos ou arquitetos técnicos registrados.
Além do conhecimento sobre o assunto, é fundamental que o especialista saiba se expressar e transmitir informações a não especialistas.
Você não tem certeza de que tipo de documento precisa no seu caso? A melhor coisa que você pode fazer é solicitar aconselhamento profissional e colocar a situação nas mãos de especialistas em arquitetura.
Voltar ao princípio