Passos para limpar banheiro com eficiência

Existem pessoas que dizem que para averiguar se um estabelecimento é limpo de verdade, se pode saber através da higiene de seus banheiros. Não se pode dizer que isso é uma regra, mas um banheiro limpinho e cheiroso é o desejável em qualquer lugar, afinal, se está assim, é sinal de que foi limpo recentemente. Então prepare suas luvas porque vamos mostrar como limpar seu banheiro de forma eficiente.

Índice
como limpar o banheiro

Como limpar o banheiro


Se você não tem experiência limpando banheiros, tudo bem, mostramos aqui as principais áreas a serem higienizadas. A seguir listamos os materiais que você vai precisar para limpar o seu banheiro:

Dificuldade
dificultad Média. Normalmente é um dos locais que ninguém gosta de ter de limpar, pois pode precisar de um certo malabarismo e paciência para limpar algumas áreas.


É aconselhável que você esteja usando uma roupa leve, que te dê movimento e de preferência, que não seja sua roupa favorita, pois há grandes chances de molhar e até manchar se entrar em contato com alguns dos itens que citaremos a seguir:

materiales Materiais e produtos químicos necessários para limpar o banheiro
Luvas - Esponja - Balde - Detergente - Bactericida - Escovão - Desinfetante - Cloro ou Água Sanitária - Rodo - Vassoura - Pano - Esfregão - Limpa-vidro.
Agora que você já sabe do que vai precisar para começar os trabalhos, é hora de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa. Mas há sempre a possibilidade de contratar uma diarista para limpar seu banheiro. Caso prefira fazer você mesmo, vamos começar!

Prefere chamar uma profissional para limpar seu banheiro?
PEÇA ORÇAMENTOS GRÁTIS

Voltar ao início

1. Limpando o vaso sanitário

Sugerimos que a limpeza comece pelo vaso sanitário, afinal é um dos itens principais de qualquer banheiro e um dos que mais se sujam e acumulam bactérias também. Você também pode jogar água sanitária nele e deixar por alguns minutos para uma melhor limpeza, passando para outra área e retornando depois.

Para essa limpeza é recomendável o uso de luvas de plástico já que irá manusear produtos fortes e entrar em contato com áreas cheias de bactérias. Se você já deixou de molho alguns minutos com água sanitária é hora de usar a escova para esfregar as partes internas do vaso. Esfregue toda a parte visível e não esqueça das mais escondidas, como na região onde sai a água da descarga, é uma área que costuma acomodar muitas bactérias. Despeje o produto bactericida e/ou desinfetante ao redor da cerâmica.

Para limpar o lado externo no vaso, utilize um pano detergente, bicarbonato de sódio, vinagre ou removedores de gordura, passando-o sobre o máximo de superfície que puder, para higienizar bem as áreas que entram em contato com o corpo. Para finalizar, você pode utilizar um produto que deixa aquele cheirinho de banheiro limpo no vaso, com o formato e aroma de sua preferência.

2. Limpando a pia

A pia é uma das áreas mais utilizadas do banheiro e dependendo do formato da cuba, pode contar com vários restos de sujeiras e secreções que não descem pelo ralo. Para limpar a pia, utilizaremos uma esponja e detergente, esfregando toda a cuba com um pouco de água, para que todas as sujeiras secas amoleçam e saiam com maior facilidade.

Faça o mesmo com a torneira, esfregando a esponja com detergente e enxaguando com água em seguida. Se houver um armário integrado à pia, é importante também limpá-lo com um pano e um produto de limpeza adequado para seu material.

Normalmente junto à pia, há um espelho, que você pode higienizar utilizando limpa-vidro e um pano, até poder ver seu reflexo claramente.

3. Lavando o box

Existem inúmeros boxes de todos os formatos e materiais, portanto o ideal é adaptar a limpeza. Caso seu box tenha azulejos, é importante esfregar também os rejuntes, pois acumulam muitas bactérias. Utilizando uma esponja com detergente e água morna, esfregue o máximo da superfície do box. Não esqueça do piso do box e dos vidros. Para higienizar o ralo, despeje água sanitária e detergente, utilizando uma escova para retirar a camada mais grossa de sujeira e retirando as impurezas e restos de cabelo, sabonete e qualquer outra coisa que possa impedir a passagem de água antes. Você pode retirar a parte removível e deixar alguns minutos imersa em água sanitária. Finalize despejando bactericida no ralo.

Normalmente os banheiros tem ao menos 2 ralos, então não se esqueça de higienizar também o outro e lembre-se de fazê-lo frequentemente para não permitir o aparecimento de pragas.
Voltar ao início

4. Limpando o chão

Agora que você limpou as áreas que mais acumulam sujeira, chegou a hora de lavar o chão. Comece varrendo todo o piso para retirar poeiras e partículas de sujeira maiores.

Com uma mistura de água sanitária e água quente em um balde, despeje sobre o chão e vá esfregando com um esfregão ou vassoura mesmo, caso não tenha o primeiro. Com ajuda de um rodo, retire o excesso após todo o processo e espere secar ou seque toda a superfície com panos de chão.

Finalizando o banheiro e dicas


Se você seguiu todos os passos, seu banheiro já deve estar limpinho agora, porém se pode sempre melhorar, portanto deixamos algumas dicas para que seu banheiro fique limpo por mais tempo:
  1. Limpe o banheiro ao menos uma vez por semana. Não precisa ser uma limpeza completa todas as vezes, mas higienizar o sanitário e os ralos ajuda a manter as pragas afastadas.
  2. Mantenha o local ventilado durante o dia, impedindo que se crie mofo e bolor.
  3. Utilize aromatizadores ou incenso para deixar o banheiro com aquele cheirinho de limpeza.
Se você fez a limpeza do banheiro e viu que pode ser bastante cansativo, há sempre a possibilidade de contar com uma profissional de limpeza para te ajudar.

Prefere que seu banheiro seja limpo por uma profissional?
PEÇA ORÇAMENTOS GRÁTIS

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Diarista?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis