O que preciso para ser Fisioterapeuta? Estudos, requisitos e oportunidades de trabalho

A profissão de fisioterapeuta está cada vez mais em demanda. Hoje há um maior conhecimento por parte dos pacientes sobre a importância e necessidade de ir a um profissional fisioterapeuta, por isso não é de surpreender que também haja cada vez mais pessoas que desejam se dedicar a essa profissão.

Se você é uma dessas pessoas que quer ser fisioterapeuta, não perca este artigo em que contamos tudo o que você precisa saber para se tornar fisioterapeuta e viver da sua profissão.

Índice

Como ser fisioterapeuta

O que preciso para ser fisioterapeuta?


No Brasil, para se tornar um profissional da área de fisioterapia, é necessário que o fisioterapeuta curse a faculdade de fisioterapia, que possui diploma reconhecido pelo MEC, no qual sua grade curricular se baseia em áreas da Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Anatomia, Ciências Sociais e muitas outras.

Quer trabalhar como fisioterapeuta e conseguir clientes?
REGISTRE-SE GRÁTIS


O que preciso para ser fisioterapeuta?


Atualmente, para obter o diploma oficial em fisioterapia, é necessário estudar um diploma universitário de 4 anos. Existem universidades públicas e privadas em todo o Brasil que ensinam e concedem o diploma oficial. Esta profissão, atualmente, é ensinada presencialmente, uma vez que é obviamente uma profissão de saúde que exige um elevado grau de estágios que, pelo tipo de profissão, não podem ser realizados remotamente.

Alguns dos assuntos que destacamos são: Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Avaliação Fisioterapêutica, Patologia Geral, Condições e Abordagem Terapêutica do Sistema Nervoso, etc.

Como ser um fisioterapeuta esportivo


Há uma disciplina opcional na licenciatura chamada Fisioterapia Esportiva, e também existem universidades que oferecem a dupla titulação em Atividade Física e Ciências do Esporte e Fisioterapia, mas uma vez que você tenha a licenciatura, se você quiser se especializar como fisioterapeuta esportivo para tratar atletas em geral ou de elite, ou trabalhar em clubes esportivos como um clube de futebol, por exemplo, você também pode cursar o Mestrado em Fisioterapia Esportiva ou um Mestrado de Especialização em Fisioterapia Esportiva, que também são oferecidos pelas universidades.

Outras especializações também requerem formação, obviamente, nessas especializações através de mestrados e cursos, por exemplo para o Assoalho Pélvico.

Requisitos para tornar-se um


Uma vez obtido o título correspondente, para exercer a profissão legalmente no Brasil, o fisioterapeuta deve estar registrado e ter seu número de membro, que é concedido pela associação profissional correspondente na qual está inscrito.

É recomendável também consultar o Conselho Federal de Fisioterapia, assim você pode ficar a par das novidades em sua profissão.

O melhor é dirigir-se à Associação Profissional de Fisioterapeutas do seu estado para esclarecer quaisquer dúvidas a este respeito. Geralmente atendem presencialmente e online.

Oportunidades profissionais


Como fisioterapeuta você pode abrir sua própria clínica de fisioterapia, trabalhar em uma, fazer um exame ou trabalhar como fisioterapeuta a domicílio, por exemplo.

  1. Ser fisioterapeuta na rede pública de saúde para atuar tanto na atenção primária em centros de saúde quanto na atenção especializada em hospitais.
  2. Ser fisioterapeuta contratado para atuar em clínicas particulares, seguradoras de acidentes de trabalho, a domicílio, em associações de pacientes com patologias específicas, entre outras opções.
  3. Fisioterapeuta de ensino e pesquisa.
  4. Fisioterapeuta em centros de terceira idade (Fisioterapia Geriátrica), centros de dia ou residências.
  5. Ser fisioterapeuta para empresas. Cada vez mais, as empresas de prevenção de riscos profissionais têm esta figura para participar na formação das empresas na área da prevenção de riscos profissionais.
  6. Fisioterapeuta para educação especial, escolas inclusivas ou creches.
  7. Como dissemos um pouco acima, exercer a profissão abrindo sua própria clínica de fisioterapia ou praticando e se exercitando individualmente ou contratando pessoal de fisioterapia, ou outras disciplinas relacionadas à saúde como podólogos, nutricionistas e até psicólogos esportivos, por exemplo.
Agora que você conhece o treinamento e os passos a seguir para ser fisioterapeuta, não perca este artigo sobre facturación para fisioterapeutas e como captar pacientes sendo fisioterapeuta.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a estar um pouco mais perto de sua futura profissão.

Quer trabalhar como fisioterapeuta e conseguir clientes?
REGISTRE-SE GRÁTIS

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Fisioterapeutas?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis