Como ser um Coach? Treinamento, Especialidades e Requisitos

A profissão de coaching hoje é altamente exigida no Brasil. Outros países, como os da América do Norte, utilizam esta figura profissional há anos, mais do que consagrados, mas cada vez mais pessoas no nosso país estão a solicitar a ajuda de um coach por vários motivos: desenvolvimento pessoal, melhoria da motivação ou auto-estima, lidar com mudanças, desenvolver a faceta de liderança, etc.

Dependendo do tipo de coaching em que você se especializa: coaching empresarial, coaching nutricional, coaching esportivo, coaching pessoal (life coach) e até coaching espiritual, você pode se concentrar em um nicho de mercado ou outro..

Mas o que é preciso para ser um coach? Continue lendo para conhecer todos os requisitos necessários para fazer do coaching sua profissão.

Índice

Como se dedicar a coaching

O que é ser Coach?


Em primeiro lugar, o que exatamente significa "coach" neste contexto? Sabemos que a palavra inglesa coach significa treinador em português (to coach = treinar). Na verdade, é usado principalmente no campo esportivo, mas nesse contexto poderia ser definido como aquele ou aquele profissional que se encarrega de motivar, acompanhar e ouvir as pessoas em algum momento específico de suas vidas com o objetivo de alcançar o que eles são Estes últimos foram propostos, ou seja, se uma pessoa quer aceitar as mudanças, desenvolver suas habilidades de comunicação e se tornar um bom líder, o coach estará lá para ajudá-lo em todo o processo, oferecendo aconselhamento profissional, bem como o ferramentas adequadas para alcançá-lo.

Como você verá, o coach se concentra nas esferas pessoal e profissional das pessoas que solicitam seus serviços.

Você será a pessoa encarregada de fazê-los ver todo o potencial que têm dentro de si e explorá-lo ao máximo se decidir ser um coach.

Tipos de Coaching


Vejamos as especializações com mais detalhes:

  • Coaching pessoal (Coaching de Vida): É aquele que está focado na esfera pessoal como no dia a dia, melhorando a qualidade de vida, descobrindo qual é a missão da vida, quais os objetivos pessoais que temos como ser humano. Vá fundo no ser.

  • Coaching empresarial, executivo ou organizacional: Este é focado nas empresas, para orientá-las no alcance dos objetivos, tanto individualmente quanto em equipe. Além disso, são trabalhados liderança, comunicação e relacionamento interpessoal, desempenho, produtividade ou bem-estar no trabalho.

  • Coaching de inteligência emocional: Em geral, a inteligência emocional é um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida. Ser capaz de detectar nossas próprias emoções, assim como as dos outros, saber expressá-las e gerenciá-las adequadamente, nos beneficia em todos os sentidos.

  • Coaching e Programação Neurolinguística (PNL): Este tipo de coaching é especializado na reprogramação da linguagem da mente, na compreensão e transmissão de um conjunto de estratégias e técnicas para mudar a forma de ver a vida; de forma mais positiva, melhorar as relações com o meio ambiente, por exemplo.

  • Coaching nutricional: Como o próprio nome sugere, é especializado em nutrição e dietética. Ajudar e orientar o cliente a atingir os objetivos nutricionais propostos, sempre a partir de uma base saudável.

  • Coaching esportivo: Neste caso, estamos falando do campo esportivo. Esse tipo de especialidade trabalha com atletas, principalmente de elite, para atingir seus objetivos esportivos propostos e gerenciar o nível de exigência que isso exige.

  • Coaching ontológico: Destina-se à linguagem, à forma de se expressar e às habilidades sociais.

  • Coaching espiritual: É um dos tipos de coaching que está tendo o maior impacto. Não deve ser confundido com Life Coaching, que é pessoal. O espiritual consiste em trabalhar as emoções, a mente e a inteligência espiritual, o reino espiritual (que não é estritamente religioso). Trabalha para estar em paz e tranquilidade consigo mesmo, ter relacionamentos saudáveis, saber perdoar ou curar, entre outros aspectos.

  • Coaching cognitivo: Está focado nas funções cognitivas, aqueles processos mentais como memória, orientação, atenção, concentração...

  • Coaching educativo: Para o setor de educação. Principalmente vocacionado para os alunos, uma vez que se destina a qualquer pessoa que pretenda potenciar as suas competências, atingir os seus objetivos e ultrapassar as suas limitações no domínio da formação.

E não esqueçamos que você também pode oferecer as sessões de coaching online(à distância), não só pessoalmente.

Se você é Coach...
CONSIGA CLIENTES AQUI

Voltar ao início

Como ser Coach?


Agora, como se tornar um coach? O que é preciso para ser e se dedicar profissionalmente a isso? Vamos ver isso:

Requisitos, formação e titulação de Coaching


Hoje, a profissão no Brasil não é regulamentada. O que isto significa? Que, embora a profissão seja legal e regida por um código de ética, não existem regras ou regulamentos gerais que regulem esta profissão.

É possível ser treinado, credenciado e até se associar a Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching, altamente recomendado, pois assim você terá a tranquilidade de oferecer seus serviços sob um código de ética como mencionamos, além de obter mais uma série de vantagens e sentir-se apoiado por ele.

De fato, os clientes buscam os serviços de coaching tendem a contar mais com profissionais credenciados e associados (sempre que possível, pois há profissionais que não possuem Federação ou Associação para sua profissão, embora isso não seja comum). Desta forma, evita-se a intromissão que tanto afeta as profissões que, sobretudo, por sua profissão não tem regulamentação no Brasil.

Em Cronoshare queremos salientar que não temos qualquer tipo de acordo com esta Associação, no entanto, do nosso ponto de vista recomendamos que os profissionais sejam formados para obter o conhecimento e técnica, o grau ou acreditação adequados, e que sejam também credenciado se houver uma associação para oferecer um serviço de qualidade e seguro.

O que devo estudar para me dedicar ao Coaching?


Existem escolas ou profissionais que oferecem treinamento específico em coaching, e também especialidades como as que mencionamos no início do artigo.

É conveniente realizar o treinamento em uma escola que ofereça um diploma endossado pelo International Coaching Federation (ICF):

  • Coach Profesional Certificado por Programa Formativo (CPC): O título é obtido por meio de qualquer curso certificado e, além disso, sua experiência como coach é demonstrada.

  • Coach Profissional Certificado pela Experiência: É qualquer profissional que não tenha feito um curso de treinamento credenciado ou que faça treinamento não oficial, mas que possa comprovar experiência como coach. No entanto, deve ser credenciado pela associação.

  • Coach Profissional Sênior: Podem ter este título os profissionais que possuem experiência certificada de mais de 4 anos.

É possível encontrar um grande número de escolas ou centros de formação na Internet, que oferecem formação à distância (online) ou nas próprias escolas ou centros espalhados pelas diferentes cidades.

Depois já existem os mestrados em Coaching e há mesmo aqueles que combinam PNL e inteligência emocional.

Quanto à duração dos cursos, pode variar de acordo com o curso escolhido. É possível encontrar uma duração média de 158 horas, mas esta duração pode variar, com algumas durando cerca de 3 anos.

Nosso conselho é que você se especialize depois de estudar a base; coaching em geral, pois isso torna mais provável que, ao dominar a especialização, você possa se concentrar e ter sucesso em um nicho de mercado específico.

De qualquer forma, oferecemos-lhe outro artigo no qual falamos sobre como conseguir clientes se você é um coach.
Relembramos as especializações e acrescentamos outras: coach pessoal, coach executivo, coach de negócios, coach de família, coach de casais e coaching esportivo.
Claro, você nunca deve parar de aprender, e é aconselhável estar constantemente atualizado, para oferecer um serviço de alta qualidade e de acordo com a situação do mercado.

Habilidades para ser um bom Coach


Para ser um bom coach, não basta ser treinado e credenciado, é preciso ter uma série de habilidades, como:
  • Vocação e altruísmo para ajudar outras pessoas.
  • Inteligência emocional desenvolvida.
  • Alta autoestima e crescimento ou desenvolvimento pessoal.
  • Empatia.
  • Habilidades de comunicação; tanto ao se comunicar quanto ao praticar a escuta ativa.
  • Profissionalismo e responsabilidade, cumprimento do código de ética.
  • Ele é uma pessoa consistente, honesta e paciente.
  • Ele sabe motivar.
  • Está em constante treinamento.
  • E, uma das coisas mais importantes; estabelecer uma relação de confiança e tranquilidade com o cliente.
O que exatamente queremos dizer com esse último ponto? Pois bem. Tenha em mente que o cliente "coachee" se abrirá para o coach e expressará suas emoções, como se sente, o que deseja alcançar. Este tipo de conversas ou situações requerem uma pessoa que não faça juízos de valor, que saiba ouvir e que acompanhe.

Que tudo o que é discutido em cada uma das sessões seja privado, e que o profissional o treine não se sentirá superior em nenhum momento. Pelo contrário, ele busca ajudar e fazer seu cliente ver que ele tem muito potencial dentro de si para liberar.

Se você é Coach...
CONSIGA CLIENTES AQUI

Talvez te interesse saber quanto cobra um coach para ter uma ideia aproximada dos preços que você pode estabelecer com base na sua experiência ou outros aspectos que você deve avaliar.

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Coaching?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis