Como ser um detetive particular: treinamento, requisitos e oportunidades de trabalho

O campo da investigação privada é um mundo excitante, no entanto, para exercer no Brasil é preciso cumprir uma série de requisitos e, claro, ter autorização do Ministério do Interior. Se você gostaria de ser um detetive particular, não perca nosso artigo onde detalhamos tudo o que você precisa saber para exercer essa profissão.

Índice

Como ser detetive particular?


Antes de se inscrever em um curso de detetive particular, você deve levar em conta uma série de requisitos que devem ser cumpridos para poder trabalhar no Brasil.

Continue lendo este artigo para descobrir como você pode se tornar um detetive particular em nosso país.

Como ser detetive particular

Requisitos para tornar-se um


A constituição brasileira não exige nenhuma formação profissional para se tornar um detetive particular. No entanto, é bastante recomendável que se faça cursos para se qualificar e diferenciar neste cenário. Ter experiência em uma carreira militar ou policial também pode ser de grande ajuda para se destacar neste setor.
  • Você deve possuir maioridade legal.

  • Você deve ter a capacidade física e aptidão psicológica necessária para desempenhar as funções correspondentes.

  • Para praticar, você também deve ter uma qualificação oficial na área de investigação privada (veremos quais abaixo).

  • Não ter antecedentes criminais por crimes dolorosos.

  • Não ter sido condenado por interferência ilegítima no que diz respeito à proteção do direito à honra, à privacidade pessoal e familiar ou à própria imagem, violação do sigilo das comunicações ou outros direitos fundamentais em cinco anos antes da inscrição.


Formação


Existem várias possibilidades para obter formação de detetive particular no Brasil.

Hoje já existem disponíveis no Brasil graduações em Investigação Profissional onde se aprende técnicas e práticas de investigação, bem como a manipulação de equipamentos e outros temas pertinentes para este posto. Estes cursos costumam ser lecionados de forma online, o que facilita com que profissionais de todo o país consigam ter acesso.

Se você também quer ser um bom detetive, é recomendável que, além de estudar investigação privada, estude também outros cursos ou treinamentos relacionados à fotografia, imagem e som, pois, principalmente, você aplicará esse tipo de conhecimento e técnicas em sua vida diária. No mínimo, você deve saber manusear uma câmera fotográfica, entre outras ferramentas.

Oportunidades profissionais


Um pouco mais acima falamos sobre estudar fotografia, imagem ou som, pois, como detetive, surgirão investigações de pessoas ou eventos em que, provavelmente se precisará ser obtido provas legítimas, e a obtenção é feita principalmente através de imagens ou gravações que o comprovem, e essas provas devem ter qualidade para serem validadas.

E, além de ter equipamento fotográfico ou de gravação de qualidade, você também deve ser discreto para não ser descoberto durante uma investigação; para não comprometer a investigação.

Como oportunidades profissionais, é possível montar sua própria agência de detetives particulares, trabalhar em uma ou trabalhar de forma independente.

Quer trabalhar como detetive particular e conseguir clientes?
REGISTRE-SE GRÁTIS

O escopo de atuação é diverso, desde trabalho, negócios, tecnologia até família e pessoal, entre outros. Algumas das investigações mais demandadas estão relacionadas a suspeitas de fraude no trabalho, como falsas licenças médicas, concorrência desleal ou corrupção, ou no âmbito pessoal e familiar com relação a infidelidade, custódia ou busca de pessoas, mas não se limitando a isso.

Evidentemente, existem vários tipos de investigação privada que um detetive profissional não realiza, e são aquelas em que a pessoa ou fato a ser investigado não tem relação legítima com a pessoa ou entidade que solicita a referida investigação, ou seja, há nenhuma evidência ou documentos que demonstrem que existe uma relação, seja de trabalho, pessoal ou não.

O tipo de evidência pode ser contratos, faturas ou outros tipos de documentação que demonstrem a relação.

As provas obtidas pelo detetive são coletadas em um relatório que pode servir como prova testemunhal e ser apresentado e ratificado perante um tribunal, se necessário.

O que um detetive particular NÃO pode fazer?


  1. O detetive deve agir de acordo com a lei. A profissão tem seu próprio código de ética e uma estrutura de ação com uma série de limitações legais e éticas.
  2. Aceite atribuições que não sejam legítimas. Obviamente, uma investigação não pode ser realizada se não houver relação legítima entre o cliente e a pessoa ou o fato a ser investigado, como mencionamos um pouco acima.
  3. Investigar crimes oficiais. Os detetives podem colaborar com a justiça se solicitados, por exemplo, se a polícia precisa coletar provas, e então o detetive participa da coleta, mas de forma alguma pode se dedicar a solucionar crimes ou contravenções. Se no decorrer de uma investigação o detetive descobrir um crime, ele deve informar imediatamente à autoridade competente e não interferir se não for considerado participante, como dissemos.
  4. Use material estranho, ou seja, há clientes que fornecem certas "provas", porém, o detetive só pode usar as provas que obteve.
  5. Desrespeito ao sigilo profissional e à confidencialidade. Tudo o que é discutido entre o cliente e o investigador não deve ser revelado por este último.
  6. Você não pode alterar os testes para se adequar ao cliente, os testes são o que são.
  7. Ao gravar, o detetive deve fazer parte da gravação, ele não pode gravar uma conversa da qual não seja participante.
  8. Você também não pode tirar fotos de pessoas em seu espaço íntimo, banheiro público ou o que você vê dentro de um espaço de uma janela.
  9. Você também não pode hackear dispositivos para obter comunicações ou conversas.
  10. Você não pode interferir no comportamento da pessoa sob investigação, você deve ser um mero espectador e transmissor do que está acontecendo como tal.
Agora que você sabe como ser um detetive particular, não perca nosso artigo sobre como conseguir clientes sendo detetive particular.
Quer trabalhar como detetive particular e conseguir clientes?
REGISTRE-SE GRÁTIS

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Detetives particulares?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis