Como ser costureira e conseguir clientes

A costura e o desenho ou alterações do vestuário podem se tornar um negócio lucrativo se você investir algum tempo e esforço nisso. De Cronoshare queremos lhe dizer como se tornar uma costureira ou costureira para que você possa se dedicar a sua paixão: você só precisa ter o conhecimento e os meios corretos.

ser costureira a domicílio
Você quer conseguir clientes para seu negócio de costura?
CAPTAR CLIENTES

Índice

Como ser uma boa costureira


Todas as profissões relacionadas à costura geralmente exigem perseverança, aperfeiçoamento e criatividade, mas há muitos outros aspectos que devem ser levados em consideração quando se quer avançar neste caminho.

Continue lendo para descobrir como se tornar uma costureira profissional.

Obtenha a formação necessária


Se você começou recentemente a costura e quer se dedicar a ela, antes de montar seu negócio é aconselhável que você se treine e adquira todos os conhecimentos necessários para transformar a costura em sua profissão.

Você também pode estar costurando há anos, mas sempre pode continuar aprendendo. Há uma grande variedade de cursos, tanto gratuitos como pagos, onde você pode aprender novas habilidades e técnicas de costura.

Você pode ir a academias, escolas ou mesmo à sua prefeitura local para pedir informações sobre todos os cursos oferecidos.
A Internet também abre um mundo de possibilidades. Sites explicativos, tutoriais no YouTube, fóruns para fazer perguntas... As possibilidades de aprendizagem são infinitas, graças às redes.

Adquira experiência e habilidades na costura


É verdade que a máquina de costura é amplamente utilizada na costura, mas se você vai se dedicar a esta profissão, é conveniente que você saiba costurar à mão ou que você melhore suas habilidades neste sentido.
Além de dominar a máquina de costura e saber fazer pontos regulares, é necessário adquirir experiência em outras tarefas como costurar botões, bainha, fazer buracos de botão, sobreposição, etc. Com o tempo, você poderá até mesmo costurar enfeites ou bordados para dar valor agregado a cada peça de vestuário.
Todos podem aprender a costurar com um pouco de prática e paciência. E se você já tem algum conhecimento prévio, será muito mais fácil para você conseguir clientes e fazer um bom trabalho.

É possível que você esteja se dedicando à costura como hobby ou para consertar suas roupas há muitos anos, mas talvez nunca tenha pensado em ganhar dinheiro com isso antes. Nesse caso, você poderá aplicar toda a sua experiência em costura para ajudar os clientes que não têm tempo ou as habilidades necessárias.

Voltar ao início

Consiga um bom equipamento


Para ser costureira ou estilista profissional você precisará de um bom equipamento de costura. Uma que seja durável e que permita produzir grandes volumes de trabalho para seus clientes. Talvez você precise fazer um pequeno investimento inicial, mas receberá seu dinheiro de volta assim que conseguir seus primeiros clientes.

Algumas das ferramentas que você provavelmente precisará incluem:
  • Uma máquina de costura, básica ou profissional, de acordo com suas necessidades e trabalhos.
  • Tesoura de boa qualidade, forte e afiada.
  • Agulhas, alfinetes, dedal e desbastador.
  • Bobinas de linha em todas as cores.
  • Fita métrica e régua.

Certifique-se de que você tem tempo e disponibilidade


Quer você opte por trabalhar em sua casa ou oficina, ou prefira ir à casa dos clientes, você precisará aprender a administrar bem seu tempo.

Tenha em mente que a maioria dos clientes vai querer suas peças de vestuário de volta (ou alteradas ou prontas) o mais rápido possível. Trabalhar profissionalmente, mas rapidamente, sempre prestando atenção aos detalhes, mas com uma taxa de trabalho o mais alta possível.

Isso resultará em clientes mais gratos pela velocidade e aumento do volume de trabalho e renda.

Como ser costureira

Adapte um espaço para costura


Para poder trabalhar corretamente, você precisará adaptar um espaço para criar uma área de costura.

Se você trabalha em casa, você pode ocupar uma sala inteira ou um canto da sala ou outra sala, tendo em mente que você precisa de espaço para roupas, materiais, utensílios, etc.
O importante é ser capaz de trabalhar confortavelmente, em um lugar onde os materiais não possam ser misturados com outros objetos e onde as peças de vestuário a serem costuradas ou confeccionadas não se deteriorem.
Você quer conseguir clientes para seu negócio de costura?
CAPTAR CLIENTES

Voltar ao início

Estabeleça seus preços


Você tem que decidir quanto seu trabalho vai custar. Observe os preços dos concorrentes, calcule suas despesas em tempo e material e estabeleça uma taxa adequada que permita obter vantagens.

Tenha em mente que seu preço será uma das chaves para atrair ou dissuadir mais ou menos clientes.

Crie seu próprio portfólio


Seja fisicamente, em uma página da web ou através de redes sociais, mais cedo ou mais tarde você terá que fazer um portfólio com seu trabalho. Um portfólio é uma compilação de todas as suas criações, com fotos e informações sobre cada uma delas.
Com este portfólio seus potenciais clientes poderão observar seu trabalho e será mais fácil para eles tomarem a decisão de contratá-lo. Além disso, dá uma ótima imagem de profissionalismo.

Busque e encontre clientes com Cronoshare


Encontrar clientes é a coisa mais importante para se tornar um costureiro ou trabalhar como costureiro domiciliar, mas você provavelmente não sabe por onde começar. Há várias opções mais ou menos eficazes: boca a boca, páginas amarelas, publicidade impressa, marketing digital...

Mas se você estiver interessado em encontrar clientes rápida e facilmente, você pode usar um portal como Cronoshare.

Em Cronoshare ajudamos você a encontrar clientes que solicitem serviços de costura perto de sua área. Você só precisa se registrar como profissional e começará a receber solicitações de clientes em potencial.

A inscrição é gratuita, sem compromisso e no conforto da sua casa. Comece a trabalhar agora!

Voltar ao início

Como se tornar uma costureira ou alfaiate


Dentro do setor de costura existem outras profissões, como alfaiate ou costureira. Sendo costureira, você não apenas fará ajustes de roupas, mas também poderá fazer todos os tipos de roupas personalizadas para clientes, fazer arranjos mais complexos e até desenhar suas próprias roupas.

Para se tornar um costureiro, é possível estudar o Grau Intermediário em Vestuário e Moda, o Grau Superior em Desenho Técnico em Têxteis e Couro, o Grau Superior em Confecção de Padrões e Moda ou o Grau Superior em Confecção à Medida e Fantasias de Show, entre outras possibilidades. Você também pode optar pela educação universitária com a Licenciatura em Design de Moda.
Se você já sabe que sua paixão é a moda, o primeiro passo para ter sucesso como costureira ou costureira pode ser adquirir a formação adequada. De qualquer forma, queremos dar algumas dicas:
  • Seja honesto consigo mesmo e valorize suas habilidades.
  • Estude o trabalho de importantes costureiras.
  • Identifique o tipo de cliente que pode precisar de seus serviços e em quem você pode se concentrar.
  • Organize-se e aprenda a priorizar pedidos.
Costureiras e estilistas costumam realizar algumas tarefas que nem sempre correspondem às costureiras, como fazer moldes ou desenhar roupas. É algo que você deve levar em conta para poder exercer esta profissão com sucesso.
Esperamos que você considere estas recomendações úteis e que, com algum esforço e dedicação, você possa começar a para conseguir clientes como costureira.

Você quer conseguir clientes para seu negócio de costura?
CAPTAR CLIENTES

Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Costureira?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis