Fazer a pintura de qualquer cômodo sem uma pesquisa de orçamentos e um planejamento é um grande erro. Isso porque, você corre o risco de, no final das contas, acabar gastando bem mais do que o esperado e não conseguir o resultado desejado.
Saber quanto custa pintar um apartamento é fundamental para que você não perca dinheiro e nem tempo na sua reforma. É importante que você saiba exatamente quanto vai gastar com a pintura em metros quadrados.
Pensando nisso, nesse artigo você vai conferir algumas dicas sobre o que interfere no valor da pintura de um apartamento, e como fazer o cálculo da forma correta para não ter surpresas no futuro. Já adiantamos, o valor final vai depender de muitos aspectos.
Confira quais são eles!
Quanto custa pintar um apartamento: Defina o seu orçamento com estas dicas incríveis
O preço médio por m2 para pintar um apartamento pode variar entre R$ 20 e R$ 50 o m2. Uma boa pintura pode dar vida nova para um imóvel e transformá-lo totalmente.
Mas, é preciso ter em mente que, apesar de ser considerado um processo simples, pintar um apartamento inteiro pode sair bem mais caro do que imagina.Quero dizer que existem fatores que acabam interferindo no orçamento total da pintura. E o primeiro deles é:
Texturas diferenciadas
Está pensando em fazer grafiato ou textura nas paredes do seu apê, pois saiba que esse tipo de processo sairá mais caro para o seu bolso. Além de exigir mão de obra especializada, que pode encarecer a sua obra em até 40%, também é necessário usar materiais específicos para conseguir o efeito desejado.Isso sem contar que o tempo para realização desse tipo de efeito é maior do que a pintura simples. Mas, com certeza o efeito final é incrível, e claro, dará mais personalidade ao lar. O importante é respeitar o seu gosto pessoal e combinar tais técnicas com o valor que você pode pagar.
Materiais
Esse é um fator que também interfere diretamente no orçamento. Geralmente, as tintas acrílicas tendem a ser mais caras. Entretanto existe um opção similar chamada de tintas Látex PVA, que confere uma qualidade similar e em alguns casos até mesmo com mais durabilidade e resistência a água.Se você optar por um tipo de tinta diferente, como uma fosca, o valor por galão diminuir já que este é considerado um acabamento econômico. Não deixe de considerar a massa corrida. Antes mesmo de começar a pintura do seu apartamento, é necessário que você faça a aplicação da massa corrida nas paredes para tirar as imperfeições e deixá-las bem lisinhas.
A massa corrida tem dupla função que é selar e dar acabamento à parede deixando-a pronta para a aplicação da tinta. Vale a pena investir em um material com qualidade superior para obter um melhor resultado, estético e de duração.
Custo por m²
Para saber quanto custa pintar um apartamento, é preciso considerar o valor por m². Geralmente, ele varia muito de profissional para profissional, e também leva em conta fatores como, técnica, localização do imóvel, padrão do apartamento, e até mesmo o tipo de material que será utilizado.Por exemplo, no Rio de Janeiro, zona sul, o custo do m² é um dos mais caros do mundo, assim o custo para pintar um apartamento nesta região será muito mais elevado que em outras zonas e até mesmo estados.
Outro fator que interfere nesse valor é o acabamento da pintura. Por exemplo, se o seu cômodo tiver sancas de gesso no teto, provavelmente o orçamento do pintor será maior, uma vez que ele terá mais trabalho no acabamento. É necessário levar todos estes pontos em consideração para não ficar assustado com o orçamento.
Quantidade de insumos
Comprar materiais a mais, ou não comprar o suficiente, também irá interferir no orçamento final. Comprando galões em excesso você terá desperdiçado dinheiro, pois dificilmente conseguirá usar apenas os que sobraram.Já se faltarem galões, você corre o risco de ter que pagar valores mais altos, ou até mesmo, de não encontrar o mesmo tom já utilizado. Ou seja, saber calcular a quantidade de tinta que será necessária é fundamental para que você não tenha surpresas ao longo da pintura do seu apartamento e principalmente, para não gastar mais do que realmente precisa. Com a ajuda dos avanços da tecnologia, você conseguirá calcular exatamente a quantidade de insumos para ter a pintura do seu apartamento impecável.
Voltar ao início
Que fatores influenciam o preço da pintura de um apartamento?
Como já mencionamos, o orçamento para pintar um apartamento pode ser afetado por vários fatores. Estes são aspectos que você deve levar em conta, pois podem ajudá-lo a ter uma ideia do preço que seu projeto específico pode ter.A seguir vamos resumir os principais fatores dos quais temos falado:
- Trabalhos preliminares: Muitas vezes pensamos apenas no trabalho de pintura em si, mas não apreciamos todos os preparativos que o compõem. Os móveis têm que ser colocados de lado, os objetos têm que ser protegidos e as estruturas têm que ser cobertas para que a pintura não cause danos. Um serviço de pintura em um apartamento vazio é geralmente mais barato do que em um apartamento onde todas essas tarefas precisam ser realizadas.
- Estado das paredes: Se a parede tiver rachaduras, umidade ou qualquer outro tipo de dano, o pintor deve levar tempo para preparar a superfície antes de iniciar o trabalho de pintura. Isto tende a aumentar o preço final do serviço.
- Qualidade e tipo de tinta: Há muitos tipos de tintas que podem ser usadas em interiores (plásticas, sintéticas, sintéticas, à prova de umidade, etc.). A escolha deste aspecto por si só pode afetar o preço, mas também dependerá da qualidade da tinta escolhida.
- Cor anterior das paredes: pintar branco sobre branco não é o mesmo que tentar cobrir uma cor com uma cor muito diferente. Às vezes o objetivo é cobrir uma cor escura ou muito intensa com uma cor mais clara, o que exige que o pintor aplique mais camadas de tinta e, portanto, aumenta o preço.
Como diminuir os gastos com a pintura do apartamento
Você não precisa gastar muito para renovar a pintura do seu apartamento. Com algumas dicas simples, é possível diminuir os custos, mas sem deixar de lado a qualidade, confira abaixo!- Verifique o rendimento da tinta: Todas as tintas especificam na embalagem qual o rendimento do produto. Veja com calma essa informação para não acabar comprando galões em excesso. Também leve em conta a durabilidade e resistência do produto antes de comprá-lo.
- Contrate um profissional: Muitas pessoas acreditam que pintar o apê por conta própria sai mais barato, mas isso é um erro. Geralmente os amadores acabam deixando manchas e até pintando coisas que não devem receber cobertura de tinta. Ao contratar um profissional você terá a garantia de ter um serviço de qualidade e por um preço menor do que se você mesmo efetuar o serviço.
- Analise o nivelamento das paredes: Muitas vezes, as paredes de um mesmo cômodo apresentam nivelamentos diferentes e que podem interferir no resultado final da pintura. Sendo assim, a dica é analisar bem se todas as paredes apresentam o mesmo nivelamento antes de aplicar a tinta.
Com essas dicas simples de pintura, e sabendo o que levar em conta para ter ideia de quanto custa pintar um apartamento, será mais fácil dar vida nova para o seu imóvel.
Voltar ao início