Índice
Quanto custa um processo de paternidade?
Toda relação entre pais e filhos implica uma série de direitos, deveres e obrigações que tanto os pais quanto os filhos podem reivindicar com a ajuda de um advogado especializado.
Voltar ao princípio
Por que preciso de assistência legal para procedimentos de filiação?
Os procedimentos de paternidade e filiação podem ser complexos, já que cada caso tem suas particularidades. Os advogados especializados em Direito da Família e, especificamente, neste tipo de questões, podem oferecer assessorias personalizadas sobre:
- Tipos de filiação: conjugal, não conjugal, por adoção etc..
- Efeitos ou consequências que o reconhecimento de paternidade pode ter.
- Tipos de procedimentos ou ações reivindicação de paternidade ou impugnação de paternidade.
A partir daí, o processo deve ser ajuizado, algo que um advogado também pode ajudar. As provas podem ser de fotografias a cartas ou e-mails, e são necessárias para que a reclamação prospere e para que o julgamento seja realizado.
Diferenças entre reinvidicação e impugnação de paternidade
Ambos os processos estão relacionados com o conceito de “filiação”, mas constam a objetivos diferentes:
- A impugnação de paternidade visa anular a referida filiação.Ou seja, se pretende reconhecer juridicamente que uma pessoa não é pai ou mãe de outra.
- Na reivindicação de paternidade encontramos no caso oposto: uma pessoa que não reconheceu essa relação de maternidade ou paternidade com outra busca visa obter esse reconhecimento.
Volver al principio
Dúvidas frequentes sobre a reinvidicação de paternidade
As questões relacionadas com o reconhecimento de paternidade podem suscitar em muitas questões. Isso porque os processos são muitas vezes complexos e associados a questões altamente delicadas.
Abaixo, tentamos responder algumas das perguntas mais comuns associadas a ele.
Como se determina a filiação dos filhos?
Segundo a Constituição Brasileira o reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição. Ele pode ser feito de maneira espontânea ou voluntária, no próprio termo de nascimento, por escritura pública ou por testamento. E os diplomas legais também garantem o reconhecimento forçado por meio de decisão judicial.
Por outro lado, quando os pais não são casados, a situação é diferente. O pai pode não querer reconhecer a paternidade. E essa filiação pode ser reconhecida por decisão judicial.
Voltar ao princípio
Quem pode entrar com processo de reinvidicação de paternidade?
São várias as situações que podem desencadear um processo de filiação: o pai pretende confirmar a paternidade ou reconhecer o filho, o filho pretende exigir o reconhecimento dessa paternidade, etc.
No entanto, todos esses aspectos específicos podem variar dependendo da existência ou não da Posse de Estado, se é uma filiação conjugal ou não e outras questões específicas.
Mesmo que haja falecimento do filho dentro de quatro anos após atingir a plena capacidade, ou dentro de um ano após a descoberta da evidência da paternidade, a ação de reivindicação pode ser movida pelos seus herdeiros.
Quanto à reivindicação de filiação não conjugal, pode ser apresentada pelo filho durante toda a sua vida, e por seus herdeiros, conforme previsto na lei, se vier a falecer.
Se os progenitores desconheciam a existência do filho, podem também exercer essa ação de filiação no prazo de um ano a contar do conhecimento dos fatos.
Voltar ao princípio
Para que servem os testes de paternidade?
Os honorários dos advogados podem incluir a preparação das documentações necessárias para que os pais sejam submetidos a tais testes, mas geralmente não incluem o seu custo perante o laboratório.
Quais direitos se obtêm com reconhecimento de paternidade?
Se a criança for menor de idade, isso pode incluir questões como pensão alimentícia. Por outro lado, os direitos hereditários também devem ser levados em consideração.
Quais medidas cautelares se podem tomar?
Dependendo de cada caso, diferentes medidas podem ser tomadas relacionadas a pensão alimentícia, administração de bens etc. Normalmente, o objetivo dessas medidas é evitar possíveis danos aos filhos menores.
Seja como for, não devemos perder de vista que o melhor a fazer nestes casos é consultar um advogado especializado em processos de paternidade. Um especialista poderá avaliar o seu caso específico para lhe oferecer a melhor solução.
Voltar ao princípio
Voltar ao princípio