Não há dúvida de que é um material de alta qualidade e amplamente utilizado. No entanto, também é importante esclarecer quanto custa. Em Cronoshare, queremos falar um pouco mais sobre as propriedades deste produto e tambem revelar qual é o seu preço.
Índice
Quanto custa o poliuretano pulverizado?
Já está claro por que o poliuretano pulverizado é um material tão popular na indústria da construção. É um produto cujo uso implica muitos benefícios e vantagens, incluindo seu preço.
Em primeiro lugar, é necessário especificar que o preço do poliuretano projetado está vinculado ao espaço ocupado pela superfície a ser coberta. Portanto, o custo da aplicação do poliuretano é medido com base nos metros quadrados.
De qualquer forma, é difícil definir um preço genérico quando falamos sobre esse tipo de material. A realidade é que o custo de aplicação deste produto pode variar dependendo de diferentes fatores que influenciam o preço:
- Espessura: A espessura requerida dependerá da zona climática; Nos locais mais frios, é necessária uma espessura maior.
- Densidade: Esse fator está diretamente relacionado à permeabilidade do material: maior densidade equivale a um maior custo. Nesse sentido, o preço dependerá do risco de condensação existente na propriedade.
- Propriedade ignífuga: Às vezes, pode ser necessário aplicar um poliuretano projetado retardante de fogo, que também pode aumentar o preço.
- Estado da superfície: Se for necessário que seja reparado antes da aplicação do produto, o preço aumentará.
- Custos relacionados: Tenha em conta que este é um tipo de trabalho que deve ser realizado por profissionais. Portanto, aos aspectos que mencionamos, ainda teríamos que acrescentar outras despesas, como mão de obra, custos decorrentes da dificuldade de execução, os meios necessários para realizar a instalação (andaimes, guindastes, etc).
Tenha em conta
É fundamental que o profissional responsável pela aplicação da espuma de poliuretano siga as normas técnicas da ABNT, utilize produtos com certificação e garanta a execução correta do serviço.A principal norma que regulamenta o uso de espumas de poliuretano é a NBR 15575:2013, que estabelece os requisitos de desempenho para edificações habitacionais. Essa norma aborda a importância da espuma de poliuretano em sistemas de isolamento térmico e acústico. Além disso, a ABNT possui outras normas específicas para espumas de poliuretano, como a NBR 11506, que trata da determinação da massa específica aparente da espuma rígida de poliuretano.
Voltar ao topo
O que é poliuretano de espuma pulverizada?
Em termos gerais, o poliuretano pulverizado é um material formado por dois componentes: isocianato e poliol. Esses elementos são processados e misturados em uma máquina de alta pressão e depois projetados na superfície a ser coberta.
Onde podemos aplicar o poliuretano pulverizado?
Geralmente é usado para isolar o interior ou o exterior das fachadas; é uma solução muito típica para isolar fachadas. Também é comum combiná-lo com certos sistemas de reabilitação de fachadas, como a fachada ventilada.
Por outro lado, o poliuretano projetado também serve para isolar os pisos de terraços, telhados etc. É bastante comum solicitar a aplicação de espuma de poliuretano em tetos.
Diferenças entre o poliuretano injetado e o poliuretano pulverizado
Embora tenhamos focado principalmente no poliuretano pulverizado, não podemos perder de vista o fato de que também existe o poliuretano injetado. Esses dois conceitos geralmente são confundidos, devido a sua semelhança.
Na verdade, a diferença entre os dois tipos de poliuretano está principalmente no modo de aplicação do produto. Enquanto o poliuretano pulverizado é projetado diretamente na superfície desejada, o poliuretano injetado é aplicado em uma cavidade ou câmara de ar e posteriormente se expande.
Vantagens do poliuretano pulverizado
Já mencionamos as múltiplas características e benefícios que a aplicação do poliuretano pode trazer. No entanto, abordamos o assunto de maneira muito geral.
Em seguida, queremos oferecer uma lista com as principais vantagens deste material:
- Para começar, não representa nenhum risco à saúde; não produz nenhum tipo de emissão que possa ser prejudicial.
- Atende a todos os níveis estabelecidos de segurança contra incêndio.
- É ambientalmente sustentável devido à sua durabilidade (até 50 anos) e à sua eficiência.
- Melhora a sensação de conforto dentro da propriedade e pode aumentar a superfície útil da casa.
- Economiza energia, por suas propriedades de isolamento térmico, o consumo de energia é reduzido. Uma das vantagens diretas disso é a economia nas contas de luz.
- Outra de suas principais vantagens é a velocidade e a facilidade de instalação.
- Também favorece a eliminação de pontes térmicas devido ao fato de não possuir juntas ou rachaduras; cria uma camada contínua na parede.
- Funciona muito bem como isolamento acústico.
- Finalmente, possui uma excelente relação custo-benefício.
Voltar ao topo