Todas as áreas de uma casa ou propriedade precisam de uma limpeza periódica, e a garagem não é exceção. É comum deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados. É por isso que queremos dizer a você
quanto custa para limpar uma garagem e com que frequência você deve contratar esses serviços.
Índice
Quanto custa a limpeza de garagem?
Embora alguns serviços relacionados à limpeza de garagem comecem com preços entre R$ 120 a R$ 160, o normal é que o orçamento total varie entre R$ 180 a R$ 200.
Em qualquer caso, não devemos perder de vista que o preço pode variar dependendo de muitos fatores, então o melhor que você pode fazer é
pedir um orçamento personalizado para limpar sua garagem.
PREÇOS PARA LIMPEZA DE GARAGEM
Tipo de serviço |
Preço |
Limpeza para chão de garagem |
De R$ 3,50m2 - R$ 7/m2 |
Limpeza de vagas de estacionamento |
De R$ 2,50/m2 - R$ 7/m2 |
Limpeza total da garagem |
R$ 120 - R$ 1.600 |
A respeito de
fatores que podem influenciar no preço da limpeza da garagem, podemos destacar o seguinte:
- Tamanho da garagem: Os metros quadrados ou superfície da garagem, assim como o número de vagas, influenciam diretamente no preço, uma vez que a limpeza de uma garagem privada não envolve o mesmo trabalho que uma garagem em uma comunidade de vizinhos, ou o estacionamento de um shopping center ou de um prédio de escritórios.
- Tipo de serviço: Os serviços de limpeza de garagens podem incluir diferentes tarefas que, embora tendam a coincidir, nem sempre são exatamente iguais. O custo pode variar dependendo da profundidade da limpeza e de sua periodicidade, que pode depender das circunstâncias.
Voltar ao início
O que inclui uma limpeza de garagem?
Embora possa variar dependendo de cada caso, é comum que os serviços de limpeza de garagem incluam aspectos como limpeza de vagas, rampas e entradas de veículos, lixeiras e outros móveis e a porta.
- Limpeza das vagas de estacionamento: Dependendo do serviço contratado, pode-se limitar a varredura ou também incluir a esfregação. De qualquer forma, é uma das áreas onde mais sujeira tende a se acumular e é um ponto chave em qualquer serviço de limpeza de garagem.
- Limpeza das rampas e acessos: As entradas não são apenas uma área de muito trânsito, mas também estão mais próximas do exterior, de forma que com o tempo a sujeira do exterior pode se acumular nessas áreas. Isso é algo que os profissionais e as empresas de limpeza de garagem costumam levar em consideração. Em alguns casos, também pode incluir a limpeza das escadas ou do elevador que levam ao estacionamento.
- Esvaziamento de lixeiras e limpeza de móveis: Se o estacionamento tiver lixeiras ou móveis, os profissionais de limpeza também podem ajudar na manutenção adequada.
- Limpando a porta da garagem: Em muitos casos, os serviços de limpeza de estacionamento também incluem, pelo menos, tirar o pó da porta, pois é uma área particularmente exposta. Porém, é sempre aconselhável saber o que está incluído no serviço antes de contratá-lo.
A limpeza profunda da garagem costuma incluir aspectos como remover teias de aranha, esfregar o chão, remover manchas de óleo ou fuligem... O preço desse tipo de serviço costuma ser um pouco mais alto.
Quanto custa a limpeza de uma vaga de estacionamento?
Normalmente, o preço da limpeza de lugares de garagem varia entre R$ 2,50 e mais de R$ 7 por espaço.
O preço total depende, fundamentalmente, do serviço contratado. E embora seja possível encontrar serviços de limpeza um pouco mais completos
a partir de R$ 3,50/vaga, uma limpeza pesada da garagem costuma ter um custo mais elevado.
Resumindo: se você está interessado apenas em fazer a limpeza e aspiração da garagem, pode encontrar preços mais baratos do que se procura um serviço que inclua a remoção de manchas de óleo ou gordura e a limpeza de canos e outros elementos como como interruptores e luzes, redes de água, extintores de incêndio, mangueiras, etc.
Voltar ao início
Como você limpa a garagem?
Para obter uma limpeza profunda e eficaz da garagem várias ações podem ser realizadas: aspirar a poeira e outros resíduos, retirar teias de aranha, esfregar os estacionamentos e ruas, limpar as grades e pontos de luz, limpar os extintores de incêndio e demais móveis, limpar as entradas, tratar manchas de graxa...
Para realizar ações de limpeza geralmente são utilizados produtos de limpeza e maquinários especializados. Na verdade, o tipo de piso do estacionamento costuma ser levado em consideração, pois dependendo do tipo de material e do estado em que se encontra, pode ser mais aconselhável aplicar algumas técnicas ou outras.
Seja como for, é comum usar
máquinas de esfregar e aspirar, podem ser manuais ou com passageiro, o que agiliza o trabalho de limpeza e costuma estar associado a um custo menor.
Quanto aos produtos, é comum o uso de detergentes desengraxantes específicos para este tipo de limpeza e pisos. Claro: dependendo da profundidade das manchas, você pode ter que gastar mais ou menos tempo limpando. Em alguns casos, água pressurizada também pode ser usada.
Com que frequência se deve que limpar a garagem?
A limpeza da garagem pode ser realizada com uma periodicidade semanal, mensal, trimestral, semestral ou mesmo anual. Depende do tipo de garagem, da quantidade de uso e de outros aspectos semelhantes.
Por exemplo, limpar uma
garagem privada pode ser realizado de vez em quando, dependendo das circunstâncias, enquanto
garagens de condomínio geralmente precisam de uma limpeza mais frequente. E a limpeza de estacionamentos em espaços abertos ou ao ar livre deve ser feita com ainda mais frequência, pois ficam mais expostos.
Em qualquer caso, o mais importante é que o processo seja realizado com os produtos adequados para não danificar o chão ou outras superfícies; é por isso que o mais comum é
contratar profissionais de limpeza. Você poderá obter resultados impecáveis e calcular o preço por m2 para a limpeza da sua garagem, avaliando as suas características específicas.
Voltar ao início
Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade.
Ver perfil completo.