Essa é uma excelente alternativa para quem deseja mais praticidade no dia a dia, e também pretende economizar com energia elétrica. Além disso, esse tipo de fonte energética pode ser muito mais eficiente em vários casos.
Atualmente muitos imóveis já vem com esse tipo de sistema instalado. Contudo, imóveis mais antigos acabam não tendo essa alternativa que pode trazer muita economia no dia a dia.
Veja nesse post todos os fatores que deve considerar na hora de solicitar orçamento para instalar gás encanado no seu lar!
Fatores a levar em consideração na hora de instalar gás encanado
Para saber quanto custa instalar gás encanado você precisa entender os fatores que são levados em conta nesse cálculo. Muita gente acha que os serviços seguem uma tabela nacional, mas isso não existe.O que existe são valores médios que são aplicados no mercado e que podem servir de base para empresas e profissionais. No entanto, o orçamento pode variar muito, pois diversas variáveis precisam ser avaliadas.
Como calcular preço médio para instalar gás encanado
Para saber quanto custa instalar gás encanado no seu imóvel, o ideal é fazer uma média de preços na sua região. Existem vários fatores que são levados em consideração. Desde o tempo de execução do projeto até o m³. Por conta disso é importante fazer esse cálculo.Com ele será mais fácil saber a média aplicada na sua região e assim ter uma noção de quando a obra irá sair. Dessa forma você poderá se planejar financeiramente para que o serviço não pese no seu bolso.
A fórmula é bem simples. Você deverá entrar em contato com três empresas ou profissionais passando as informações do projeto.
Tipo de gás
Sem sombra de dúvidas um dos elementos de maior peso no orçamento para instalar gás encanado é o tipo de gás. Atualmente o mais popular é o natural, que está presente na grande maioria das construções recentes.Outra alternativa é o butano. Ele é conhecido pelas bombas gigantes que ocupam muito espaço em casas antigas. Ele ainda é utilizado, mas, atualmente em menor escala.
Outra alternativa é gás propano. Essa é uma opção que tem ganhado destaque por ser uma das mais econômicas.
Equipamentos
Outro fator muito importante que precisa ser levado em consideração é a compra dos equipamentos. Você pode optar por comprar eles à parte, ou, já solicitar a compra no orçamento para instalar gás encanado.Muitas empresas e profissionais possuem parcerias com marcas que trabalham com esse tipo de sistema. Assim eles podem conseguir preços mais acessíveis.
Contudo, nem sempre o que é oferecido consegue atender às suas necessidades. Mas, se você não tiver nenhum conhecimento sobre o assunto e optar por comprar por conta própria tudo, pode acabar escolhendo a alternativa errada.
O ideal é que você faça um levantamento das suas necessidades (quantidades de pontos de gás, tipos de eletrodomésticos que serão alimentados pela fonte de energia, potência desejada e etc) e passe para o profissional ou empresa esses dados, pedindo uma sugestão.
Depois verifique em lojas especializadas equipamentos com as características semelhantes e avalie quem oferece o melhor custo-benefício.
Voltar ao início
Visita ao imóvel
Esse é um fator que pode estar presente no orçamento para instalar gás encanado se você não tiver tempo ou não souber especificar o projeto para o profissional. Na visita ao imóvel o especialista irá avaliar a localização de todos os itens que irão utilizar a fonte de energia.Além disso, ele vai verificar se há acesso a gás canalizado ou onde ficam as fontes mais próximas.
Contudo, esse elemento não precisa, necessariamente, fazer parte do orçamento e tornar ele mais caro. Isso porque você mesmo pode fazer essa avaliação e passar as informações para o profissional.
O ideal é ser o mais detalhista possível. Se necessário, até mesmo tire fotos e mande na solicitação. Assim será mais fácil obter valores realistas para instalar gás encanado.
Adequações para respeitar legislações
Esse é o item que muita gente não faz ideia que pode ser cobrado, mas, que pode pesar e muito no orçamento. A adequações para que o sistema respeite as legislações são indispensáveis, pois, elas irão garantir não só a segurança como a regularidade da instalação.Tempo de instalação
E claro que o tempo que o profissional irá levar para instalar o sistema também vai interferir no sistema. Quanto mais tempo ele precisar, mais caro o serviço irá ficar.Geralmente o tempo aumenta quando existe a necessidade de colocar muitos pontos de instalação. Se houver adequações a serem feitas, isso também vai encarecer o serviço, pois o especialista irá demorar muito mais do que o normal.
Esses são os principais fatores que são levados em conta no orçamento para instalar gás encanado. Mas, tenha em mente que outros podem ser considerados dependendo das empresas e profissionais.
Tenha em conta
A instalação de gás encanado é regulamentada por diversas normas técnicas e leis, visando garantir a segurança dos usuários. É obrigatório contratar um profissional qualificado e registrado no CREA para realizar a instalação, que deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como a NBR 15526.Além disso, é preciso obter autorização da distribuidora de gás e, em alguns casos, da prefeitura. A instalação deve atender aos requisitos de segurança, como a utilização de materiais adequados, a instalação de dispositivos de segurança e a realização de testes de estanqueidade.
Voltar ao início
Referências
- Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (https://www.confea.org.br/sistema-profissional/creas)
- NBR 15526(https://www.gmfmontagens.com.br/assets/content/downloads/910db472348ab1bc858febbf9185d954.pdf)