Índice
Quanto custa instalar uma cortina de ar?
Por exemplo, o preço para instalação de uma cortina de ar num estabelecimento comercial pode ser diferente do preço de instalação de uma cortina de ar industrial (este último pode ter um custo mais elevado).
Volver al principio
Para que serve uma cortina de ar?
Quais os tipos de cortina de ar existem?
Por outro lado, também existe uma diferença entre cortinas de ar de descarga horizontal e cortinas de ar de descarga vertical. A escolha dependerá das características de cada negócio.
E, por último, seria necessário distinguir as cortinas de ar ambiente (que permitem a recirculação do ar através de ventiladores, sem entrada de calor) e as cortinas de ar aquecido (que podem influenciar o temperatura do ar que solta, resfriando-o ou aquecendo-o). Neste último caso, o sistema pode funcionar graças a resistências eléctricas ou a água fria ou quente.
Voltar ao princípio
O que considerar antes de instalar uma cortina de ar?
Para começar, é fundamental ter em mente que cada tipo de negócio pode ter necessidades diferentes. Por isso é tão importante contar com profissionais qualificados que possam realizar uma análise prévia, avaliando o espaço e as instalações, para poder colocar a melhor cortina de ar em cada caso.
- O tamanho da cortina deve poder cobrir todo o comprimento da porta do estabelecimento ou local, com uma certa margem em cada lado e entre a máquina e o teto.
- Ao escolher a localização do dispositivo, é importante lembrar que ele deve estar o mais próximo possível da entrada e a uma altura adequada. Eles normalmente são instalados na mesma abertura de porta.
- Além disso, o fluxo de ar que ele solta deve ser suficiente para cobrir a altura total entre o dispositivo e o chão.
- E, claro, é aconselhável contar com mão de obra profissional.
O que considerar na hora de contratar uma cortina de ar?
Requisitos profissionais para trabalhar com instalação de cortinas de ar
Para trabalhar com instalações elétricas, como é o caso de uma cortina de ar é preciso completar um curso para garantir a segurança dos trabalhos e da instalação. Em alguns municípios é necessário que um engenheiro ou arquiteto assine o projeto técnico de instalação, especialmente em lugares comerciais ou indústrias.
Além disso, é preciso apresentar um conhecimento e experiência nesse tipo de instalação, estar com as documentações da empresa atualizadas. Cursos como NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) ou NR-35 (Trabalho em Altura) são importantes para este tipo de serviço.
Opinião profissional
Como escolher um serviço de instalação de cortina de ar?
Segundo Marcos Antunes,
é importante ser detalhista na hora de pedir orçamentos e oferecer aos profissionais o máximo de informações possível, como onde será a instalação, qualquer necessidade específica, qual o tipo desejado (se já conhece as opções) e qualquer outra informação adicional que de alguma forma pode impactar no valor do serviço. Você também pode fazer algumas perguntas para garantir que o profissional possui experiência no serviço:
• Há quanto tempo a empresa atua no mercado de instalação de cortinas de ar?
• A empresa oferece uma variedade de modelos e marcas de cortinas de ar para atender às suas necessidades específicas?
• A empresa oferece serviços completos, desde a escolha da cortina de ar até a instalação, manutenção e suporte técnico?
• A empresa oferece garantia para os produtos e serviços prestados?
Quais as vantagens de se instañar uma cortina de ar?
A instalação de cortinas de ar pode ser realizada em todos os tipos de lojas e estabelecimentos comerciais, bem como em hotéis, centros comerciais, restaurantes, supermercados, academias.. Embora as características da cortina de ar possa variar dependendo das necessidades de cada estabelecimento , as vantagens oferecidas por esses dispositivos costumam ser as mesmas:
- As cortinas de ar ajudam a criar um ambiente mais agradável, pois permitem que a temperatura interna permaneça estável, independentemente de quão frio ou quente esteja lá fora.
- As correntes de ar também são evitadas.
- Além disso, esses dispositivos ajudam a evitar a entrada de insetos e sujeira no interior das instalações.
- E podem contribuir para alcançar uma maior eficiência energética, pois permitem reduzir a utilização de aquecimento e ar condicionado.
Voltar ao princípio