Índice
Quanto custa criar um logotipo
A seguir, mostramos o que um serviço de design gráfico de logotipo geralmente inclui dependendo do tipo de opção escolhida.
- Design básico: uma ou três propostas de logotipo, uma ou três revisões, design exclusivo, arquivo vetorial, direitos autorais, formatos jpg, pdf y svg.
- Design completo: rês ou cinco propostas, três ou cinco revisões, design exclusivo, copyright, arquivo vetorial, formatos jpg, pdf e svg, várias versões (coloridas e preto e branco), design para redes sociais.
- Design completo com aplicações de logotipo: cinco propostas e cinco análises, todas as anteriores, bem como os aplicativos necessários para mídia digital e offline.
TABELA DE PREÇOS
Tipo de serviço | Preço |
---|---|
Design básico | R$ 600,00 - 800,00 |
Design completo | R$ 1.500, - R$ 2.000,00 |
Design completo + aplicações de logotipo | R$ 2.500,00 - R$ 4.000,00 |
Normalmente, tanto a agência de design gráfico quanto o designer entregarão o manual de identidade corporativa correspondente para a empresa; um documento que inclui as regras de utilização do logótipo para que, ao adaptá-lo a diferentes formatos para a sua correspondente aplicação em diferentes suportes, nunca perca qualidade.
Voltar ao topo
Antes de passar para o próximo ponto, vamos ver a diferença entre logotipo, isotipo, imagotipo e isologotipo
- Logotipo: o logotipo consiste apenas em texto.
- Isótipo: o logotipo é representado por uma imagem.
- Imagotipo: a combinação de texto e imagem em um único design.
- Isologótipo: fusão de imagem e texto.
Elementos que podem influenciar o preço do design do logotipo
Os elementos que desenvolvemos a seguir são os aspectos mais comuns em que um profissional baseia seu orçamento, bem como outros fatores como o pagamento de freelancers (no caso de um designer freelance ), Internet, servidor, licenças de programa de design, aluguel, entre outras despesas que uma empresa ou autônomo possa ter para o exercício de seu trabalho.Pesquisas prévias
Aqui intervém a dificuldade que o designer gráfico pode encontrar ao receber todas as informações necessárias do cliente, bem como o estudo que este profissional realiza para iniciar o processo criativo e o desenvolvimento do logótipo com a respectiva justificação do representação dos valores e outros aspectos importantes da empresa.Número de revisões
Quanto mais modificações o designer gráfico fizer no logotipo, o orçamento poderá ser aumentado.Portfólio do designer ou estúdio de design
É um erro presumir que um designer cobrará menos que uma agência ou vice-versa. Os fatores que influenciam aqui, não é só o cálculo do trabalho por horas investidas, projeto global, ou os recursos utilizados e gastos gerados a partir dele, mas, o knowhow desse profissional ou empresa é determinante para estipular o preço final.Um designer com certa reputação e um portfólio de clientes importantes pode cobrar um orçamento maior do que um estúdio de design que está começando no ramo.
Uso do logotipo
Se este logotipo for aplicado em papelaria corporativa, cartões de visita, além de exibi-lo em nosso site, o trabalho de adaptação do logotipo poderá ser orçado, seja como um extra no caso de escolha de um pacote básico, ou ser incluído em um pacote mais completo.Tenha em conta
Você pode criar e utilizar um logotipo para sua empresa, produto ou serviço sem a necessidade de registro imediato. No entanto, para obter proteção legal contra o uso indevido do seu logotipo por terceiros, é altamente recomendado registrar sua marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse registro garante direitos exclusivos sobre o uso do logotipo em seu ramo de atividade, evitando que outras empresas utilizem um design similar e causem confusão no mercado.Tempo de entrega
A urgência, principalmente se você for solicitado para trabalhar nos finais de semana, pode significar um custo maior no orçamento do que se estabelecermos um prazo maior para o profissional desenvolver seu trabalho.Formato de entrega
Se pedirmos ao designer apenas formatos para o meio online, será mais barato, em geral, do que se pedirmos que ele também faça estampas. Os formatos digitais mais comuns são: PNG, JPG, GIF, TIF, SVG ... E, além disso, a solicitação do arquivo vetorial para realizar alterações como ampliar ou reduzir o logotipo sem perder qualidade.Referências
- INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial (https://www.gov.br/inpi/es)
Voltar ao topo