Mas, afinal, quanto custa uma assessoria de imprensa no Brasil?
Índice
- Quanto custa um Assessoria de imprensa no Brasil?
- Quanto custa um assessoria de imprensa online?
- Qual o preço de uma assessoria de imprensa em São Paulo?
- Quanto custa uma assessoria de imprensa no Rio de Janeiro?
- Quanto custa uma assessoria de imprensa internacional?
- Quais aspectos influenciam nas tarifas de uma assessoria de imprensa?
Quanto custa um Assessoria de imprensa no Brasil?
O tamanho da empresa, o escopo do trabalho, a experiência da agência ou do profissional contratado, e a região do país são elementos que são considerados pelos profissionais no momento de enviar um orçamento para os seus serviços. Os preços de uma assessoria de imprensa podem variar de R$ 2.000 a até R$ 20.000 por mês, dependendo destes fatores.
Preços de assessoria de imprensa segundo cada serviço
Abaixo, mostramos os preços mais comuns dependendo do tipo de assessoria financeira:
TARIFAS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tipo de serviço | Preço |
---|---|
Elaboração de press releases | R$ 500 a R$ 1.500 por matéria |
Distribuição de press releases | R$ 300 a R$ 800 por envio |
Monitoramento de mídia | R$ 600 a R$ 2.000 por mês |
Gerenciamento de crises | R$ 5.000 a R$ 15.000 por projeto |
Media training | R$ 2.000 a R$ 5.000 por sessão |
Os preços foram estimados nacionalmente.
Quanto custa um assessoria de imprensa online?
Hoje em dia, há uma infinidade de serviços que podem ser realizados eletronicamente, por isso muitos clientes optam por uma assessoria de imprensa online. Obviamente, ao não ser presencial, alguns serviços, como acompanhamento de coletiva de imprensa, presença em eventos etc, não poderão ser realizados. O preço aproximado de um serviço de assessoria remota pode começar nos R$ 100 por hora.
Qual o preço de uma assessoria de imprensa em São Paulo?
O preço aproximado de um assessor em São Paulo pode oscilar entre os R$ 3.000 a R$ 6.000 por mês, dependendo do tipo de serviço, cliente e o próprio profissional em questão.
Quanto custa uma assessoria de imprensa no Rio de Janeiro?
Já na capital do Rio de Janeiro, o valor de um assessor de imprensa pode começar em R$ 2.000 por mês em função do tipo de serviço e o tipo de cliente, por exemplo.
Quanto custa uma assessoria de imprensa internacional?
Voltar ao princípio
O que se pode considerar na hora de solicitar uma assessoria de imprensa no Brasil?
Requisitos profissionais para trabalhar como assessor de imprensa
No Brasil, a atividade de assessoria de imprensa é regulamentada pelo Decreto-Lei nº 972/1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista. Embora não haja uma legislação específica para a assessoria de imprensa, é importante que os profissionais atuem em conformidade com as normas éticas e legais da profissão jornalística.
Sabemos que o mundo dos negócios é muito dinâmico, por isso, o profissional deve estar em aprendizado contínuo, buscando novos cursos, workshops e qualquer especialização que pode contribuir com os negócios.
Opinião profissional
Como escolher uma assessoria de imprensa no Brasil?
Segundo profissionais como Batista Nogueira Advocacia E Consultoria
, é importante avaliar a experência e qualificação do profissional segundo as necessidades que busca. Se o projeto é complexo com diferentes ferramentas de comunicação, pode ser necessário contar com um assessor mais experiente, que tenha mais tempo de mercado, por exemplo. Para chehar a esta conclusão, você pode fazer perguntas, como:
• Qual é a sua experiência com empresas do meu setor?
• Quais são os custos e prazos dos seus serviços?
• Como você lidará com crises de mídia?
• Quais são os seus diferenciais em relação a outras empresas de assessoria de imprensa?
Quais aspectos influenciam nas tarifas de uma assessoria de imprensa?
O custo de uma assessoria de imprensa pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, inclusive ser se trata de um profissional autônomo ou de uma agência. Comentamos alguns a seguir:
- Tamanho e necessidades da empresa: empresas de grande porte, com demandas de comunicação mais complexas e frequentes, tendem a ter custos mais elevados para assessoria de imprensa do que pequenas empresas ou startups. Isso se deve ao volume de trabalho e à necessidade de estratégias mais elaboradas e personalizadas.
- Experiência e reputação da agência: assessorias de imprensa com vasta experiência e uma carteira de clientes renomados geralmente cobram mais pelos seus serviços. A reputação e os resultados anteriores são indicativos de qualidade e justificam um investimento maior.
- Região geográfica: o custo de vida e o mercado de comunicação variam de uma região para outra no Brasil. Assim, os preços de uma assessoria de imprensa em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, podem ser mais altos do que em outras cidades.
- Tipo de serviço: projetos pontuais, como o lançamento de um produto ou a gestão de uma crise específica, podem ter um custo fixo ou por projeto. Já os serviços contínuos, como o gerenciamento mensal da comunicação com a imprensa, são geralmente cobrados por meio de um retainer (um valor fixo mensal).
Voltar ao princípio