Quando falamos em tipos de construções de casas, geralmente pensamos nas opções mais tradicionais, como as de alvenaria e madeira. Contudo, o setor de Construção Civil tem passado por uma verdadeira revolução.
Novas tecnologias estão sendo aplicadas mudando todos os conceitos de construções que provavelmente você conhecia até hoje.
Atualmente, é possível encontrar várias alternativas mais baratas, e com um grande apelo sustentável, justamente para quem deseja ter um projeto diferenciado, sem ter que agredir o meio ambiente.
Confira abaixo alguns tipos de tipos de construções de casas que chamaram a nossa atenção e que você pode usar de inspiração para o desenvolvimento do seu projeto.
Tipos de construções de casas: Conheça alguns e se inspire
1. Casas com telhados verdes
1. Casas com telhados verdes
Os telhados verdes têm conquistado o setor de construção civil e não é de hoje. Isso porque, ele soluciona uma série de problemas frequentemente encontrados em regiões urbanas.
Além de ser uma opção mais sustentável, os telhados verdes também representam uma excelente forma de evitar o sobreaquecimento dos cômodos.
Por conta da estrutura utilizada na cobertura, esse telhado ajuda a manter a temperatura interna da construção sempre estável. Esse também é um dos tipos de construções de casas que se destaca por oferecer espaços verdes em grandes centros urbanos.
Devido a sua popularização, contar com um telhado verde na sua construção é uma possibilidade real e que apresenta um custo bem acessível.
2. Casas modulares com containers
Mais um dos tipos de construções de casas que tem se popularizado são as casas modulares containers. Essa é uma alternativa prática e com um excelente custo-benefício para quem tem pressa para a finalização do projeto.
Com essas estruturas modulares, é possível criar diferentes tipos de layouts, incluindo construções com dois ou três pavimentos. Práticos, os containers têm uma instalação super rápida. O que diminuiu drasticamente o tempo da obra.
A única questão para essa opção, é que para implementá-la, é necessário contratar mão de obra especializada para cuidar da parte de isolamento térmico e calefação. Por serem de metal, os containers tendem a segurar muito o calor, e, também, dificultar a passagem de ar.
Logo, é necessário instalar um sistema específico para esse tipo de projeto.
3. Casas feitas de materiais reaproveitados
Quando falamos de reciclagem, nos vem a mente processos simples de reaproveitamento, como por exemplo, a reutilização de garrafas pet para a confecção de novos produtos de plástico.
Contudo, um dos tipos de construções de casas é justamente o feito de materiais reaproveitados. Essa é outra tendência sustentável super em alta dentro da Construção Civil.
O mais interessante desse tipo de projeto é que o custo com materiais é bem baixo, uma vez que é possível reaproveitar uma série de itens. Contudo, é necessário cuidado na hora de elaborar a planta e escolher os materiais que serão usados na construção.
É preciso avaliar com calma a qualidade de tudo, para evitar estruturas frágeis. Além disso, é muito importante contar com uma mão de obra especializada nesse tipo de projeto.
4. Casas com pavimentos no subsolo
Essa é um dos tipos de construções de casas que tem se popularizado principalmente no campo. Por muitos anos as construções no subsolo foram associadas aos bunkers e refúgios de guerra.
Contudo, hoje as casas com pavimentos no subsolo têm sido cada vez mais procuradas. Apesar de demandarem um custo mais elevado, elas possibilitam que o proprietário aproveite melhor todos o espaço do seu terreno.
Os projetos iniciais começaram com garagens e porões. Mas agora, é possível encontrar alternativas onde praticamente todos os cômodos de uso particular ficam debaixo da terra. Apenas os ambientes compartilhados, como salas e cozinhas tendem a ficar acima do solo.
Essa tendência já é muito forte nos Estados Unidos. A maioria das casas possui ao menos um cômodo no subsolo. Contudo, somente agora os tipos de construções de casas do gênero têm se tornado mais populares no Brasil.
Uma das principais desvantagens desse tipo de projeto é o valor. Geralmente as estruturas precisam de sistemas de isolamento térmico e calefação, o que acaba encarecendo a obra como um todo.
5. Casas impressas em 3D
Esse é um dos tipos de construções de casas que ainda está em fase de desenvolvimento e implantação. Isso porque, a tecnologia para a confecção dessas estruturas ainda é bem recente.
Ela está sendo testada nos Estados Unidos, mas tem tudo para que, em pouco tempo, se popularize em outros países, inclusive no Brasil. Por meio de impressoras 3D de proporções gigantescas, as paredes, telhados, janelas, portas e demais estruturas são impressas.
Todas elas são pré-moldadas, ou seja, tudo o que você precisa fazer é encaixar uma na outra. É praticamente um quebra-cabeças gigantes. Para se ter uma ideia, alguns modelos que já estão sendo impressos nos Estados Unidos ficam prontos em 48 horas. Prontos para morar, ou seja, já com toda a parte elétrica e hidráulica instaladas.
Além da rapidez, esses tipos de construções de casas tendem a ser mais ecológicos, e, também, apresentam um excelente custo-benefício.
6. Casas com paredes de garrafa pet
O que começou apenas como um modo de mostrar a utilidade das garrafas pet hoje se tornou um dos tipos de construções de casas que tem ganhado cada vez mais espaço.
As estruturas feitas desses objetos custam muito barato. É possível encontrar projetos grandiosos por apenas R$ 8 mil. Esse tipo de edificação leva, além das garrafas, cimento e fios de nylon para amarras os blocos.
Entretanto, não basta apenas sair recolhendo garrafinhas por aí. A presença de um engenheiro especializado é fundamental, principalmente em relação a instalação da parte elétrica, que precisa ser feita de forma cuidadosa.
Apesar de ser um tipo de construção que tem se popularizado, ainda existem poucos profissionais capacitados para a execução desses projetos. Contudo, ela também promete ajudar milhares de pessoas a terem suas casas próprias.
Todos os tipos de construções de casas são excelentes fontes de inspiração para quem está desenvolvendo seu próprio projeto. Vale a pena procurar engenheiros e arquitetos especializados para verificar a possibilidade de fazer algo do gênero.
Deixe uma resposta