Antes de colocar a sua casa ou apartamento à venda, é importante considerar fazer algumas reformas que valorizam o imóvel. Muita gente foge desse tipo de obra, contudo, elas podem agregar muito valor e gerar mais lucro.
Reformar o seu imóvel não é sinônimo de fazer uma grande obra. Até porque, muitos proprietários gostam de fazer isso logo após fechar a compra.
Tudo o que você vai fazer é dar um ‘up’ no visual da sua casa e apartamento, de modo que os pontos positivos que ele já tem fiquem em mais evidência.
E para lhe dar uma ajuda nesse processo, separamos nesse post algumas dicas sobre reformas que valorizam o imóvel.
Confira!
Saiba quais são as reformas que valorizam o imóvel
Para conseguir vender seu imóvel por um bom preço, é preciso fazer algumas reformas para elevar o preço de venda da sua casa ou apartamento. Veja abaixo quais reformas pode fazer para valorizar ainda mais o seu imóvel:
1. Tape buracos de quadros, espelhos e outros itens decorativos
Ninguém quer chegar em um imóvel e ver buracos nas paredes. Por isso, o ideal é que você tape todos eles.
Na grande maioria das vezes não é necessário nem mesmo contratar mão de obra especializada em obras. Isso porque, existem massas prontas em lojas de materiais de construção que você mesmo pode aplicar.
Mas, é preciso cuidado para deixar o visual bem lisinho, sem demonstrar que antes havia um furo ali. Caso você não tenha qualquer experiência nesse tipo de processo, o ideal é contratar um profissional.
2. Faça uma pintura em tons neutros
Entre as reformas que valorizam o imóvel está a tradicional pintura. Essa é uma das melhores maneiras de você dar um up no visual da sua casa ou apartamento, mas sem gastar muito.
Refazer a pintura dará vida nova ao seu imóvel. E provavelmente vai chamar a atenção de possíveis compradores.
Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais cores usar nesse tipo de reforma. Como o objetivo é a venda, o ideal é utilizar tons neutros, como gelo, areia, creme, cinza claro e palha.
Pense que um possível comprador quer entrar na sua casa ou apartamento e ver uma tela em branco, onde possa visualizar o lar dele. Se você usar cores muito vibrantes, acabará dificultando essa parte.
Então, na hora de pintar é melhor ficar nos tons neutros. Você mesmo pode fazer a pintura nova do imóvel, desde que tenha conhecimento sobre o processo.
Lembre-se que é preciso acertar na proporção de tinta e deixar a pintura uniforme.
3. Troque os acessórios do banheiro e cozinha
Mais uma das reformas que valorizam o imóvel é a troca de acessórios do banheiro e cozinha, tais como: torneiras, toalheiros, maçanetas, puxadores entre outros.
Esse tipo de item tende a gastar com mais facilidade. Isso porque eles são usados frequentemente. Por conta disso, trocar todos eles podem ser uma boa opção.
Não é necessário investir em acessórios caros, mas, também não aposte naqueles de quinta categoria. A vistoria que será feita pelo possível comprador provavelmente irá avaliar esse aspecto.
Mais um ponto que precisa ser levado em consideração é se estilo dos itens. Eles precisam condizer com a decoração que já está nos ambientes, até mesmo para facilitar a visualização por parte dos possíveis compradores.
4. Substitua portas danificadas
Outras das reformas que valorizam o imóvel que é possível realizar é a troca de portas danificadas. É muito comum que ao longo do tempo elas acabem descascando ou até mesmo perdendo pedaços. Principalmente em imóveis que tem bichos de estimação.
Se você quer que o seu apartamento ou casa venda rápido, o ideal é trocar as portas. Elas fazem toda a diferença para o visual da casa, e não custam tão caro.
Acredite, essa simples substituição poderá melhorar o valor de venda do imóvel. O ideal é procurar um profissional para fazer a troca. Assim, você irá evitar problemas como falta de alinhamento, ou portar tortas.
Reformas de impacto que podem fazer toda a diferença no valor do imóvel
Além das reformas que valorizam o imóvel citadas acima, que são mais simples e superficiais, você também pode fazer algumas mais profundas. Elas são mais trabalhosas, mas, em compensação, podem agregar ainda mais valor ao seu bem.
Lembre-se que qualquer coisinha pode ser motivo para o cliente ou corretor pedir uma redução no preço, que será bem maior do o valor de uma obra. Então, o ideal é se antecipar.
E entre as obras maiores que você pode realizar estão:
1. Infiltração e mofo
Se tem duas coisas que fazem os compradores fugirem são infiltrações e mofo. Ninguém quer comprar um imóvel que claramente já tem esse tipo de problema.
O ideal é pedir para um engenheiro fazer uma vistoria completa no seu apartamento ou casa se ele tiver qualquer sinal desses problemas. A grande maioria dos problemas do gênero pode ser resolvida facilmente, desde que seja descoberto logo no início.
Inclusive, esse é um ponto que você pode usar na negociação. Que o imóvel foi avaliado ou recentemente reformado e que não há qualquer problema de mofo ou infiltração.
2. Torque o carpete por porcelanato
Muitos imóveis, principalmente os com mais de 10 anos, ainda possuem carpete. Apesar dele ainda ser uma opção entre alguns compradores, de maneira geral ele já se tornou obsoleto.
A manutenção mais complicada e o visual acabaram deixando essa opção em segundo plano. O ideal é que você troque o carpete por piso, de preferência o porcelanato.
Ele é o novo queridinho do momento, pois, além de ter um visual elegante e lindo, também é bem simples de ser higienizado.
3. Elétrica
A parte elétrica também precisa ser inspecionada. Tenha em mente que qualquer irregularidade pode causar um grande estrago.
Essas é mais uma das reformas que valorizam o imóvel que são complicadas, mas, que o resultado final compensa. Você poderá acrescentar alguns números na sua proposta de venda.
De maneira geral, essas são as principais obras a serem realizadas. Mas tudo vai depender do estado de conservação do seu bem.
O ideal é fazer um levantamento completo e só então avaliar quais reformas que valorizam o imóvel podem ser feitas, de modo a caberem no seu orçamento e gerarem um bom lucro.
Deixe uma resposta