Muita gente acaba não fazendo orçamentos prévios, ou não buscam entender os fatores que interferem na formação de valores. Com isso, acabam pagando mais caro pelo serviço.
Nesse post, você vai conferir os principais fatores que deve considerar na hora de solicitar orçamento e como chegar a um valor médio para esse tipo de serviço.
Cálculo para saber quanto custa reparar problemas de infiltração
Existem muitos fatores que interferem diretamente na formação de valores, explicaremos todos estes elementos para que fique mais fácil saber quanto custa reparar problemas de infiltração. Para conseguir uma média de preços o ideal é fazer consultas com vários profissionais ou empresas.O ideal é orçar o conserto com pelo menos três. Assim será mais fácil calcular a média.
Como você viu acima, ao contrário de outros serviços que geralmente se baseiam no metro quadrado, esse tipo de reparo geralmente é orçado com base no tipo, quantidade de processos (troca de tubulações e colocação de novo revestimento, por exemplo) e dias de obras.
Logo os profissionais que você consultar provavelmente te darão o preço total da obra.
Por isso para saber exatamente quanto custa reparar problemas de infiltração na sua região, o ideal é fazer o cálculo acima.
Fatores a serem levados em conta na hora de saber quanto custa reparar problemas de infiltração
Para saber quanto custa reparar problemas de infiltração, antes é necessário entender quais os fatores que interferem na formação de valores desse tipo de serviço. Confira abaixo os principais.Tipo de infiltração
Sem sombra de dúvidas uns dos principais fatores para saber quanto custa reparar problemas de infiltração é o tipo. Isso porque dependendo do tipo o trabalho pode ser extremamente complexo.Entre os principais tipos de infiltrações estão:
- Teto: É uma das mais comuns entre as moradias brasileiras. Geralmente esse tipo de infiltrações ocorre por conta de telhas quebradas ou mal colocadas. Além disso, o estado das calhas também pode gerar esse tipo de problema.
- Garagem: Esse é um problema muito comum em garagens subterrâneas. Isso porque as paredes são utilizadas como contenção e por conta disso acabam recebendo toda a umidade do solo. Por isso as infiltrações do gênero são tão comuns.
- Fachadas: Geralmente as infiltrações em fachadas ocorrem devido a rachaduras e trincas nelas. O grande problema é que isso também pode afetar o interior do imóvel, aumentando ainda mais a infiltração.
- Paredes internas: Normalmente são ocasionadas por mau funcionamento das tubulações. Também são consideradas super complexas. Isso porque a maioria das residências atualmente no Brasil é de alvenaria. Logo, o trabalho é mais extenso pois envolve quebrar paredes e refazer revestimentos. O que não acontece em paredes de drywall, por exemplo.
Voltar ao início
Processos adicionais
Outro fator que você precisa levar em conta para saber quanto custa reparar problemas de infiltração é se a obra precisará de processos adicionais. Provavelmente ela irá necessitar, pois conforme dito anteriormente a maioria dos imóveis brasileiros é de alvenaria.Verificação da infiltração
Muita gente não sabe, mas apenas a verificação da infiltração em si já é cobrada. Durante esse procedimento o profissional ou empresa irá avaliar a proporção do problema, bem como o foco.Então mesmo que você queira reparar a questão posteriormente (o que é um grande erro tendo em vista que ele pode afetar a estrutura do imóvel) só o fato do especialista ir até o local para verificar o problema já será cobrado.
Por isso o ideal é que você mesmo já comece a avaliar os sinais da infiltração. Assim você poderá solicitar o serviço já tendo uma noção do problema, o que irá facilitar e muito o trabalho do profissional ou empresa.
Veja, por exemplo, a colocação das paredes. Pontos bem escuros provavelmente são o foco do problema. No caso do teto, veja de onde a mancha começa a surgir ou se existem goteiras em locais específicos.
Tempo de execução da obra
Mais um dos elementos para saber quanto custa reparar problemas de infiltração é o tempo de execução da obra. Reparos nos telhados tendem a ser mais rápidos.Isso porque eles geralmente envolvem apenas a troca das telhas ou até mesmo a limpeza das calhas. Agora, consertos em paredes podem levar dias, até mesmo semanas dependendo da complexidade.
E como não existe uma tabela aplicada nacionalmente os valores podem variar muito por região e profissional.
Voltar ao início