Você passa muito frio no inverno e calor no verão? Talvez tenha chegado o momento de melhorar o isolamento térmico da sua casa. Aqui em Cronoshare queremos lhe contar sobre os melhores sistemas de isolamento térmico para casas que existem na atualidade.
A maior parte das casas e apartamentos no Brasil sofre perdas de calor desnecessárias devido a um isolamento térmico deficiente. Neste sentido, a instalação de um bom isolante térmico supõe num investimento a longo prazo.
Embora a maior parte das soluções requer um desembolso inicial considerável, graças a ela é possível conseguir uma economia de energia de até 35%. Por isso, é uma forma de economizar dinheiro a longo prazo.
Os melhores sistemas de isolamento térmico para casas
Como é lógico, não há solução definitiva e adequada para todas as moradias. Ao escolher um sistema de isolamento térmico, cada propriedade deve ser avaliada levando em conta suas características e particularidades.
Entretanto, sim que é possível determinar quais características devem incluir um bom isolante térmico:
Em primeiro lugar
Tem que ser capaz de proteger tanto do frio como do calor. Neste sentido, deve possuir uma baixa condutividade térmica e alta resistência térmica.
Seguindo a mesma ideia do que acabamos de mencionar, deve contar com uma alta resistência ao calor, já que desta forma será capaz de atrasar a entrada do calor no verão.
Também é importante que se ofereça um bom comportamento frente ao fogo. Desta forma poderá conseguir muito mais do que simplesmente isolar sua casa; também estará protegendo e aumentando a segurança do seu lar.
Por último
Sempre é recomendável que, além do isolamento térmico, garanta um bom isolamento acústico e seja capaz de amortecer o ruído exterior.
Alguns dos materiais isolantes mais utilizados são os seguintes: lã mineral (rocha ou vidro), poliestireno expandido, poliestireno extrudido, espuma de poliuretano, cortiça, celulose e fibra de madeira.
Mas não é suficiente estabelecer quais características ou materiais são mais adequados para o isolamento térmico. Também é necessário decidir o local que a reforma será realizada.
Segundo os especialistas, a parte da casa que se perdem mais calor são os telhados, e as fachadas. No total, a perda de calor que se produz está entre un 25% e un 30%.
É verdade que também se pode melhorar o isolamento térmico atuando sobre o piso, as janelas e as portas. Não obstante, dado que o mais efetivo é atuar sobre as fachadas, nos centraremos primeiramente neste tema.
A seguir lhe presentaremos as melhores soluções para melhorar o isolamento térmico das casas e apartamentos que existem na atualidade.
Reabilitação de fachadas
Deve notar-se que nem todos os sistemas de reabilitação de fachadas implicam uma melhoria em termos de isolamento térmico. De fato, até recentemente, a coisa mais comum era se concentrar apenas no aspecto estético.
Atualmente existem alternativas que se preocupam também pela economia de energia e por prolongar a vida útil da Fachadas. Estes são os sistemas que incorporam soluções para isolamento térmico e, portanto, aqueles sobre os quais falaremos.
Os melhores sistemas de isolamento térmico – Fachadas
Está buscando um serviço de isolamento térmico para sua casa?
Fachada ventilada
Se trata de um sistema de isolamento térmico exterior que consiste em fixar sobre a fachada uma camada de isolamento. Esta capa pode estar composta por distintos materiais: poliuretano, lã mineral, etc.
Uma estrutura metálica suporta esta camada e além disso tem uma folha de proteção que se encontra fixada mas ao mesmo tempo separada. No espaço que se cria com essa separação pode circular o ar de forma natural.
A câmara de ar melhora o isolamento térmico e reduz as pontes térmicas. Nos dia de hoje, se considera que a fachada ventilada é um dos sistemas mais efetivos no que diz respeito ao isolamento.
ETICS (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior)
A solução que oferece o sistema ETICS passa pela incorporação de painéis isolantes na superficie exterior da fachada. O mais habitual é que os painéis estejam compostos por materiais como o poliestireno expandido (poliespan), poliestireno extruido, lã mineral, etc.
Uma vez colocados, é possível escolher entre distintos tipos de acabamentos para cubrir os painéis; pode escolher desde uma argamassa monocamada até um revestimento de pedra.
Em quanto à sua efetividade como isolante, deve-se sinalizar que ao envolver a camada externa do edifício, ela consegue eliminar praticamente todas as pontes térmicas.
Injeção de isolamento térmico
Sem dúvidas, este é o sistema mais rápido e confortável quando se deseja melhorar o isolamento térmico de uma casa. É muito simples: uma série de perfurações são realizadas no interior ou no exterior da fachada e um material isolante é injetado através delas.
Os materiais mais populares para executar este tipo de trabalho são o poliuretano e a celulosa.
Este sistema permite melhorar o isolamento térmico sem a necessidade de modificar o aspecto exterior da fachada. Também favorece o isolamento acústico e não necessita de manutenção. Além disso, é bastante econômico.
A principal desvantagem é que não é possível verificar se a cobertura foi realizada completamente.
Os melhores sistemas de isolamento térmico para sua casa
Está buscando um serviço de isolamento térmico para sua casa?
Como informamos, atuar sobre a fachada apenas é uma das possibilidades que se pode utilizar para isolar uma casa do frio. Na verdade, mesmo sendo uma a solução mais efetiva, o mais recomendável é combinar com outras opções:
Isolar tetos e piso
Outros sistemas de isolamento térmico para casa
Se você decidiu isolar sua casa, não precisa se contentar apenas com a fachada. Em geral, também é aconselhável isolar telhados e pisos para melhorar os efeitos sobre a eficiência energética.
Para isso existem várias opções; pode incorporar isolamento térmico em teto falso ou reforçar o isolamento da coberta. Você também pode isolá-lo com folhas de materiais isolantes, como fibra mineral, lã de rocha ou fibra de vidro. E existe até a alternativa de optar por tintas especiais que desviam o calor.
Em relação ao piso, pode optar por instalar pisos de madeira, embora também pode encontrar isolantes de fibras minerais para isso. Por outra parte, uma solução muito simples é colocar tapetes, já que também ajudam a reduzir a perda de calor.
Altere as janelas
Evidentemente tudo dependerá do orçamento que você possui, mas alterar as janelas é outra boa maneira de melhorar o isolamento térmico de uma casa.
Em particular, recomendamos apostar em sistemas com vidros duplos e, se possível, que os cristais sejam de baixa emissão, pois emitem muito pouca temperatura. E no que diz respeito à carpintaria, é aconselhável que você opte pelo que tenha uma ruptura para uma ponte térmica.
Poliuretano projetado para fachadas medianas
Nós as tratamos em um ponto separado, porque é um caso especial: são aquelas fachadas que, por causa da demolição dos edifícios anexos, estão expostas. Elas passam de estar protegidas para sofrer uma total falta de isolamento.
Nesta circunstância, o mais habitual é aplicar espuma de poliuretano projetado sobre a superficie que ficou descoberta.Isso não só fornece isolamento, mas também fornece consistência à fachada e protege contra as condições ambientais.
Esperamos que tenhamos ajudado a você resolver algumas das suas dúvidas com essas informações. Em qualquer caso, se você tem interesse em fazer o isolamento térmico de sua casa, nosso conselho é que você entre em contato com um profissional que pode aconselhá-lo sobre a melhor maneira de fazê-lo.
Deixe uma resposta