Com nossa rotina cada vez mais atribulada, vem sendo cada vez mais difícil conseguirmos tempo para cuidarmos de nossas casas. E aí surge a necessidade de alguém para nos auxiliar em nosso dia a dia.
E aí surge a maior dúvida: quem contratar? Uma Empregada doméstica (mensalista) ou uma diarista (faxineira)?
Se você também fica com essa dúvida pairando no ar quando pensa em contratar uma pessoa para te ajudar na limpeza de sua casa, fique tranquilo que hoje iremos lhe explicar as reais diferenças entre uma e outra, facilitando sua decisão no momento de contratar uma prestadora de serviços.
A dúvida normalmente surge para pessoas que começaram a morar sozinhos a pouco tempo, e não possuem muita noção dos serviços que precisam ser feitos e também quais as grandes vantagens e também as diferenças que existem entre uma mensalista e uma faxineira.
Empregadas domésticas – Mensalistas
Empregada doméstica ou mensalistas, é a prestadora de serviços, no qual presta serviços de forma continua e subordinada, com a finalidade não lucrativa à família ou à pessoa, por mais de dois dias durante uma semana.
A legislação Brasileira, define que trabalhos de 1 a 2 dias por semana, não seja considerado como empregada doméstica e sim como trabalhadora autônoma, portanto, não se possui direitos trabalhistas, não necessitando de um contrato de trabalho.
Trabalhos realizados por mais de 3 dias na semana, existe então uma continuidade, devendo existir o registro em carteira, garantindo o direito previdenciário da empregada, como auxílio doença, aposentadoria e demais direitos.
Empregada doméstica possuem direitos trabalhistas, nos quais podemos destacar:
Salário mínimo, hora extra, remuneração de horas trabalhadas em viagens a serviço, banco de horas, repouso semanal, férias, adicional noturno, 13º salário, vale-transporte, licença maternidade, seguro-desemprego, estabilidade por motivo de gravidez, salário-família, aviso prévio e fundo de garantia por tempo de serviço – FGTS.
Vantagens:
No aspecto de segurança, a mensalista normalmente, já é previamente contratada mediante a recomendação anterior.
Contratando uma mensalista, você já acorda que a mesma cozinhe todos os dias, então os custos de alimentação já são reduzidos, já garantindo que a sua janta já esteja pronta quando você chegar de seu trabalho.
Você irá criar um vínculo com a mesma, então ao passar do tempo, com maior segurança, você poderá deixá-la em sua casa sozinha para fazer os seus serviços enquanto você trabalha.
Uma das grandes utilidades de uma mensalista, é a vantagem da mesma lavar e passar suas roupas, o que já não ocorre com uma diarista.
Diarista – faxineira
As Diaristas são as profissionais autônomas, no qual prestam serviços por 8 horas diárias, mas não possuem vínculo com o empregador, ou seja, não é registrada.
A legislação Brasileira, define prestadores de serviços que trabalhem de 1 a 2 vezes na semana, são considerados autônomos, por não existir a continuidade e também a obrigatoriedade, não existe contrato de trabalho e tampouco direitos trabalhistas.
A diferença é que a lista de trabalhos que deverão ser feitos pela diarista, deve ser acordada previamente, e dependendo da necessidade do empregador, a diária pode ou não acontecer de uma a mais vezes durante uma única semana.
Mas não se esqueça, que para não ocorrer o vínculo empregatício, o trabalho não poderá passar de dois dias durante uma única semana.
As tarefas que deverão ser desempenhadas pelas mesmas, na maioria dos casos, são limitadas.
As tarefas que são designadas em um apartamento ou casa são:
Vantagens:
Não existe a necessidade de se preocupar com custos de encargos, como obrigações leais e 13º salário. Sem contar que o pagamento é realizado no dia que o serviço foi prestado, não necessitando ajustar o seu orçamento caso esteja com alguma dificuldade financeira, basta combinar para a mesma não ir até a sua casa, caso isso venha a ocorrer.
E de acordo com o que seja combinado, a diárias poderá levar seu próprio alimento para o trabalho, não dando a você a necessidade de ter que lhe oferecer o almoço.
Qual a melhor opção?
Se você necessita de uma pessoa, somente para manter as casa limpa, caso você more sozinho e é mais cuidadoso com a limpeza, você pode muito bem contratar somente uma diarista.
Porém, se você já possui a necessidade de uma pessoa para a realização de tarefas diárias, como lavar e passar roupas e também cozinhar, a mensalista será a melhor opção.
A Diarista atualmente custa em média R$ 110,00 ao dia, enquanto uma empregada doméstica normalmente, é o valor de um salário mínimo ao mês.
Faça as comparações em uma lista, veja o melhor custo beneficio e o que melhor se encaixa em seu orçamento.
Você também pode ler: quanto custa uma diarista?
Deixe uma resposta