Com o agito que é a vida cotidiana hoje em dia é cada vez mais comum pais e mães contratarem babás para cuidar de seus filhos. Hoje em dia a responsabilidade de trazer o pão de cada dia já não é exclusiva do homem, e agora com a igualdade de direitos, tanto os pais como as mães saem em busca do sustento da família.
E o que fazer com os filhos? Encontramos uma pessoa de confiança e preparada para cuidá-los. É ai que a babá entra para garantir a família tranquilidade e bem estar do pequeno.
Por isso, para que você possa se destacar nessa área separamos para você no artigo de hoje algumas dicas de como ser uma boa babá e ver como através disso é possível conseguir emprego e boas referencias nesse setor.
Quando os pais procuram uma babá, eles estão buscando uma pessoa que ficará responsável ela integridade da criança, como a sua alimentação, higiene, horários, e muito mais.
Cuidar de uma criança, mais precisamente ser uma babá é uma tarefa que necessita de muito treinamento, principalmente quando estamos falando de desconhecidos.
Para você que deseja trabalhar cuidando de crianças e faturar um dinheiro extra, veja agora as melhores dicas para ser uma boa babá.
1. Estude
Existem cursos para educação infantil, portanto para quem quer iniciar com estes trabalhos de babá, será uma grande opção para se desenvolver e melhorar o currículo.
Alguns pais podem exigir algum certificado para contratar você, estes cursos de cuidados infantis serão de grande ajuda.
2. Tenha uma lista para emergência
Faça um check list com todas as informações possíveis para cada problema que você possa ter.
Converse com os pais, e saiba todas as possíveis complicações envolvendo a criança que possam surgir, como alergias, e problemas de saúde que ela tem.
Também possua uma lista de contatos com todos os números que poderão ajudar você, como: Polícia, Bombeiros, Hospitais e o número dos pais da criança.
3. Valores definidos
Valores definidos para seus serviços mostram mais profissionalismo, portanto saiba exatamente quanto você irá cobrar, por hora ou por dia, se possível crie um catálogo, com os valores por criança, por hora, e todas as informações relevantes.
Como estamos cada vez mais ligados a internet e smartphones, você não precisará gastar com a impressão deste catalogo, informando digitalmente para os clientes já garante muito mais confiança no seu trabalho.
4. Brincar com as crianças
Esta é uma das melhores dicas para ser uma boa babá. Seu trabalho é cuidar e garantir a integridade das crianças enquanto os pais não estão em casa. Porém além dos pais, a criança também é uma das partes interessadas no seu trabalho, para que seus serviços voltem a ser solicitados, a criança também deverá gostar de ficar com você.
Sabemos como são as crianças, elas gostam de atenção e principalmente de brincar, sendo assim, brinque com elas, ganhe a atenção e aproveite este tempo para diverti-las e se divertir junto.
Seja criativa, utilize brincadeiras, jogos de tabuleiro, televisão, e tudo que sua imaginação conseguir inventar. Pedir a opinião da criança também ajudará muito.
5. Contar histórias
Assim como brincar, as crianças adoram histórias. Tenha um repertório cheio delas para cada ocasião possível. Faça com que a criança queira que você sempre volte, aguardando suas histórias. Se a família do pequeno não possui livros, pergunte a eles se não é possível imprimir algum.
Existem muitos livros na versão de PDF que podem ser impressos facilmente, assim você não deixa de mostrar a historia para o bebé.
6. Muita atenção
Você está sendo paga para cuidar da criança, portanto fique sempre de olho nelas, verifique sempre a vontade de ir ao banheiro, alimentação, todas as necessidades fisiológicas e os remédios.
7. Discrição
Utilize roupas adequadas para seu trabalho. Lembre-se, você está trabalhando e não em uma balada. Não utilize brincos, e acessórios que os bebes possam puxar, e as roupas devem permitir que você se movimente facilmente.
Crianças pequenas podem facilmente puxar algum acessório, que além de te machucar, pode levar os objetos a boca e se engasgar, por isso, todo cuidado é pouco.
8. Primeiros socorros
Ter noções de primeiros socorros pode ser um grande diferencial. Saiba o que fazer com algum tipo de corte na pele, queimaduras e qualquer tipo de atendimento superficial até a chegada do médico.Até mesmo tomando em conta o comentário do ponto 7, engasgamento. Coisa tão comum entre os bebés é algo que todo adulto, principalmente quando é o responsável pela criança deve saber.
Existem muitos cursos curtinhos de apenas um dia que te ensina praticamente tudo sobre primeiros socorros com crianças.
9. Seja flexível
Não seja radical, entenda as crianças e mostre o que é o melhor para elas. Sempre cumpra todas as ordens estipuladas pelos pais, porém também é necessário elaborar um dia especial para a criança, assim você não tornará aquele período que ficaram juntos entediantes para nenhuma das partes.
Muito mais importante do que conquistar os pais, é conquistar a confiança das crianças. Quando a criança sente-se bem com a babá seus pais ficam mais tranqüilos e você acaba de garantir futuros trabalhos.
Aproveite estas dicas para ser uma boa babá e comece agora a cuidar dos baixinhos, garantindo uma renda extra para você fazendo o que gosta. Lembre-se que seguindo esses passos você pode se tornar uma grande profissional garantindo assim bem-estar e desenvolvimento a criança que você está cuidando.
Maelly diz
Adorei as dicas fui muito útil. Obrigada😊😍
RENATA BARBOSA DOS SANTOS diz
Adorei as dicas.
Sophia diz
Adorei as dicas , muito obrigada
Fátima Rodrigues diz
Muito bom !!🙏
Lucia diz
Bom dia, sou babá, e quando o pai que trabalha em casa, toda a hora pega a criança de um ano de quatro meses, com isso a criança, fica chorando muito e enjoada pq ele me devolve ela, eu já havia conversado isso com ele, mas não adiantou, o que eu faço?
Thuili Brandão diz
Oi Lucia. Bebês dessa idade ainda não entendem tudo perfeitamente, então é normal que ele se aborreça por querer fazer algo que não pode naquele momento(ficar com o pai). Mesmo com essa idade, é importante conversar com o bebê explicando que aquele momento é do papai trabalhar. É um processo lento, porém, necessário para que a criança entenda certos comportamentos sociais(como respeitar horários de determinadas tarefas).
Espero ter ajudado. Um abraço!
Sidjhoy diz
Muito extressante,passo pelo mesmo problema.
Mas no meu caso é mãe e pai.
A criança já está com quase 3 anos,quando começo a tentar desfraldar a mãe atrapalha.
A criança já está um criança mimada,chorona quando vê pai e mãe a situação piora.
Grita demais comigo,já conversei mas de nada resolvi.
Não.queria desistir assim afinal já são 1 ano que estou c a família.
Mas volto pra minha casa estressada.
Oq mais eu poderia fazer???
Thuili Brandão diz
Oi Mariana. Se você é babá, pode oferecer seus serviços em Cronoshare se inscrevendo através deste link.
ANA LUCIA DE SOUSA FERREIRA diz
Oi bom dia. Queria saber como agir com uma criança no primeiro dia de trabalho.
Thuili Brandão diz
Olá Ana. Além deste artigo do nosso blog, recomendamos pesquisar mais a fundo em fontes especializadas, como livros de psicologia infantil, por exemplo, para saber exatamente como agir inicialmente com uma criança. Lembre-se que quanto mais estudo, melhor preparada você estará na hora do trabalho!
Espero ter te ajudado. Boa sorte nos seus estudos e quando você estiver pronta, pode oferecer os seus serviços através de Cronoshare.
Ádila Lima diz
Olá!
Sou babá de duas meninas. Outro dia uns meninos estavam subindo no teto de uma casinha que fica na brinquedoteca. Aí, chegou um Guarda e falou pra mim que caso eles se machucassem eu seria responsabilizada, pq sou de maior e estava perto…
E fiquei pensando.. Será mesmo que minha a responsabilidade de observar e reclamar também das outras crianças…?!
julia santos rocha diz
Boa tarde, iniciei como babá recentemente.
2 crianças, a mais velha de 7 não me aceita só me ignora e grita muito se tento falar com ele. Oque fazer?
Thuili Brandão diz
Oi Julia.
Algumas crianças tem mais dificuldade em socializar com novas pessoas, isso é normal. Você precisa ganhar a confiança dela e isso pode levar algum tempo. Tente encontrar algo em comum com ela e mostrar que você também gosta, talvez isso desperte seu interesse a se abrir mais com você. A melhor forma de descobrir táticas eficazes pra este tipo de problema é lendo artigos ou livros de especialistas rm psicologia infantil, mas aqui te deixo um link com algumas dicas gerais de psicologia que podem te ajudar nessa questão.
Espero que te ajude a criar laços de amizade com os pequeninos.
Um abraço.
simone diz
ola, gostaria de saber valores a cobrar por hora como posso me organizar melhor
Thuili Brandão diz
Oi Simone,
Os valores cobrados em média para o serviço de babá variam muito dependendo da cidade em que você se encontra, da sua experiência e qualificações, da quantidade de horas a serem trabalhadas e da quantidade e idade das crianças. Se você for trabalhar horas soltas, provavelmente o valor da hora de trabalho será maior que se for babá em tempo integral. Te deixo o link do guia de preços de babás para que você possa dar uma olhada melhor.
Boa sorte!
Iasmin Gomes diz
Olá eu tenho 15 anos e queria ser muito baba e queria saber mais como trabalhar de baba com essa idade.
eu gosto muito de crianças e queria ter essa possibilidade de cuidar de uma
lenir diz
cuido de um menino de 3 anos e ele é muito complicado nao obedece na hora de comer e na hora de tomar banho da muito trabalho o que posso fazer nesses casos?
Thuili Brandão diz
Oi Lenir.
Pra te responder com certeza, seria necessário um profissional em psicologia infantil. Porém, posso te dar algumas ideias que talvez possam te ajudar. Pode ser que a criança tenha um problemas com rotina e as regras impostas a ela. Um ideia é tentar transformar estas atividades em algo divertido também. Tente convidar inserir algo lúdico ou uma brincadeira na hora de ir comer ou tomar banho, por exemplo. Pode ser também que outra coisa esteja acontecendo, ele não está gostando da comida ou o banho seja muito frio, por exemplo. Tente conversar com ele e tentar entender o que se passa. Te deixo aqui um artigo que talvez te ajude.
Boa sorte!
Diego diz
Existe baba homem?
Thuili Brandão diz
Oi Diego.
Existe sim, embora seja muito raro encontrar. Isso acontece pelo senso geral de que mulheres tem facilidade natural com crianças somado ao índice de crimes sexuais cometidos por homens. Portanto, é possível sim trabalhar como babá sendo homem, embora seja provável que se encontre alguma dificuldades de aceitação inicialmente. O importante é se qualificar na área de pedagogia e/ou psicologia infantil.
Não existe gênero melhor ou pior para nenhuma profissão, tudo que importa é a dedicação e profissionalismo.
Boa sorte na sua jornada e quando estiver apto a trabalhar, pode se inscrever como profissional em Cronoshare.
Maria diz
Oi, gostaria que pudesse me ajudar, eu cuido de dois meninos um de 3 e um de 7, eu tento de todas as formas não ligar pra mãe deles quando eles fazem birra pra estudar, comer, tomar banho ou até mesmo pra tomar café da manhã, só que muita das vezes eu preciso ligar, pq não consigo controlar eles, muitas das vezes uso chantagem, só que a mãe deles não gosta e diz que eu estou parecendo a mãe deles, gostaria de saber como fazer eles me respeitarem sem usar chantagem ou algo assim.
Thuili Brandão diz
Oi, Maria! Não sou pedagogo mas acredito que seja necessário fazer com que as crianças criem respeito por você e sua autoridade, para só então, fazer com que elas naturalmente sintam que devem obedecer suas orientações. Talvez seja necessário um trabalho em conjunto dos pais para reforçar para as crianças a sua autoridade na ausência deles. Te deixo um artigo que pode ser interessante.
Lueli diz
Sou baba de duas meninas gémeas de 4 anos , e queria saber como fazer com que elas me obedeçam e me respeitam , quanto mais eu falo pra não fazer elas fazem , eu falo pra não correr e elas correm e correm mais , dao risada da minha cara , e tiram sarro , não sei mais o que fazer
Thuili Brandão diz
Oi Lueli! Te deixo este artigo que pode ser interessante para essa situação. Boa sorte!
Mariza de Brito diz
Olá
Eu sou babá, não tive nenhuma curso profissional,mas graças à Deus cuido bem da criança, só há um problema, quando os pais estão presentes em casa,fico meio acanhada e sinto que isso atrapalha muito, não vejo como combater isso 😔
Heloísa diz
Nós fomos muito útil para as crianças elas adoraram a gente foi muito bom a dica obrigado
Elem diz
Ola sou babá cuido de uma criança de 3 anos e outro bebê de 1 e 4 meses, e estão numa fase que se contrariar eles se jogam no chão choram gritam, e eu não sei mas o que fazer?? Me ajudem
Thuili Brandão diz
Oi Elem. Infelizmente, as vezes é o único método que as crianças conhecem de expressar seu descontentamento com algo. É preciso ter paciência e iniciar um processo de ensinamento para que elas utilizem formas mais “educadas” se comunicar quando algo não está do seu agrado. Te deixo o link de uma matéria que você pode colher mais informações. Boa sorte!
Gabriela diz
Oi sou babá de um menino de 4 anos.. e ele tem mania de achar que é bebê… Não gosta que eu faça atividades diferentes para ele e para nós se distrair tmb… Sempre quer brincar da mesma coisa… Eu queria umas dicas de como lidar com isso por que ele não me escuta… Os pais toleram qualquer atitude dele… Parece até ser normal… Mais pra mim não é normal uma criança controlar os pais… Eu queria saber oq posso fazer para ter mais respeito por essa criança e fazer ele mudar o pensamento de achar que é bebê e se interagir em outras brincadeiras…
Leidy Oliveira diz
Sou babá a 10 anos em uma casa cuido das crianças desde que nasceu queria muito me especializar nessa área que curso me indica a fazer a fazer
Thuili Brandão diz
Oi Leidy! Um curso de Pedagogia ou alguma área relacionada pode ser muito benéfica para entender melhor as crianças e seu processo de desenvolvimento. Esperamos que você encontre o curso perfeito para seus objetivos profissionais!
Elane Aparecida de Souza de Jesus diz
Eu cuido de uma menina de 6 anos, ela é muito teimosa
Ana Paula Martínez diz
Sou babá de uma menina de 1 ano e 2 meses, fico na casa dela com a avó junto, uma senhora de 80 anos. Acontece que a menina fica indo toda hora na idosa, chorando para ir no colo e só acalma se eu a levo na rua.
Ivete diz
Olá. Eu cuido de uma criança de 1 ano e 6 meses. Ela é teimosa, joga coisa no chão e não escuta quando digo não, ou quando se bate ela chora e só quer a mãe, mas ae vem a vó e acalma ela, assim eu nunca consigo acalmar a menina. E a vó aparece ae depois a menina não quer mais ficar comigo. A menina não se enterte por muito tempo, brinca um pouco com algo e já não quer mais.
Algumas dicas?
Daniele diz
Olá, comecei a trabalhar com uma criança que estava apegada a uma baba de 2 anos de serviço. Mais foi demitida, toda vez que a criança lembra da ex baba ele fica retraído e tbm me ignora, querendo a ex baba. A criança tem 4 anos e está desenvolvendo alguns sinais de vermelhidão no corpo quando se sente km vergonha de mim na hora do banho,ou até mesmo na hora de fazer suas necessidades fisiológicas.
Ele pede sempre para os pais para o achincalhar em algum afazer, para não ter minha exclusiva atenção.
Como posso fazer para ganhar a confiança e segurança dessa criança,ou devo respeitar os limites da criança e acreditar que o mesmo não se identificou com meus cuidados??
Maria Cristiana diz
Ola,cuido de uma menina de 3 anos,estou com ela desde os 6 meses mas ate hoje ela nao quer fica comigo,sempre chora pra fica com a mãe ou o pai,diz que nao quer ficar com a titia….eu fico arrazada com isso pois faço tudo direitinho e sou apaixonada por ela,o que eu faço, alguma dica?
Júlia gabrielly diz
Olá,obrigada pelo site vai ser muito útil hoje vou ter q cuidar de uma criança de 6 anos vai me ajudar muito❤
Susy diz
Bom dia, me.chamo Susy e gostaria de iniciar como babá, vcs teria uma curso bom e c valor acessível para fazer?
Marcia Alves diz
Oi, gente. Depois de 20 anos voltei a trabalhar como babá. Fiz a leitura dos comentários . Cuidar da criança já não é mais como antes. Estou cuidando de uma menina de 3 anos. Ela tem um irmão de 15 anos. Tenho muito a aprender: estou pesquisando comidas criativas , sempre levo um adereço,livro.Brinco com a criança bastante. Percebi que é importante saber sobre primeiros socorros, ler conteúdo e fazer curso que ajude a melhorar o profissionalismo.
Gostei de conhecer este espaço. Obrigada!
Gleici kelly diz
Sou babá de um menininho de 2 anos ele é calmo e amoroso ,mas ele também é muito mandão não aceita a palavra não tudo tem q ser do jeito dele , não consigo fala firme com ele pq ele sempre desobedecer, ele sabe que N posso fazer nada e isso me deixa desanimada
Isabella diz
Oi tudo bem,sou babá de duas crianças mas elas nunca se respeitam, o que posso fazer para que a relação dela seja melhor(Elas tem 3 e 2 anos).
Larissa diz
Eu quero ser baba, mas eu não sei como vou ser que eu tenho muito medo de machucar a criança e não tenho muito dinheiro para comprar kit de socorros, eu amo as crianças e bebês, oque eu devo fazer?
Micaele diz
Vendo todos os comentários aqui eu tenho que agradecer muito a Deus por as crianças que eu cuido,sou babá de 5 crianças isso mesmo 5 crianças kkkkk.e fácil?não.mais eu luto todos os dias pra ser melhor ainda pra eles,não são filhos dos mesmos pais cada criança e uma mãe diferente graças a Deus eu tenho bastante paciência e cuidado e que as vezes a gente não consegue controlar mais eu falo não façam isso eles ouvem e sentam até pedem desculpas e ganho um beijo e um abraço deles 🥰 eles me respeitam também mais as vezes eu sinto que eu tenho que dar mais de min pra eles mais atenção,mais brincadeira,mais carinho pra todos,pra nois que somos babá temos que tratar do mesmo jeito que tratamos os outros pra não ficarem sentidos pq crianças também tem sentimentos
Profissional diz
Descubra o que e permitido e o que e proibido. Cada casa tem suas proprias regras, e e importante descobrir o que os pais gostam e desgostam. Pergunte se o pequeno pode assistir televisao, jogar videogame, brincar no quintal, etc. E bom se informar tambem se algum local da casa e proibido para ele. Caso va cuidar de mais de uma crianca, descubra se ha regras especificas para cada um dos pequenos, pois elas podem ser diferentes.
Luana Kelly diz
Oie, me chamou Luana, eu sou nova na área como babá, meu primeiro dia de trabalho está chegando, e estou um pouco preocupada, não sei o que fazer no primeiro dia, a criança é uma menina e tem 5 anos de idade. O que eu faço no primeiro dia???