Atenção as perfurações em paredes
Sem sombra de dúvidas essa é uma das principais dicas para evitar vazamento. Boa parte dos problemas em encanamentos acontece justamente pela falta de cuidado na hora de perfurar paredes.
Isso geralmente ocorre quando profissionais que não são capacitados são contratados. Ao invés de analisarem com cuidado a estrutura e falar com o cliente, eles simplesmente furam a parede em qualquer lugar.
Com isso, o cano começa a vazar e as despesas para arrumar são bem maiores. por conta disso, se você não quer ter esse tipo de problema, muita atenção com reformas que envolvam perfurações.
O ideal é sempre ter a planta do encanamento em mãos, para que não haja qualquer acidente.
Fique de olho nas torneiras e registros
As torneiras e registros geralmente são itens do sistema de encanamento que não recebem a devida atenção. Por serem frequentemente utilizados, o desgaste dessas peças é bem maior.
Por isso, é importante ficar de olho nesses elementos. No caso dos registros, por exemplo, se atente ao barulho que vem dos encanamentos.
Ao fechar um registro os canos não podem fazer qualquer barulho. Isso indica que o fluxo de água realmente foi bloqueado.
Agora, se você fechou o registro e ainda continuou a escutar uma espécie de chiado ou até um barulho de pressão, então é porque o bloqueio não foi total. Então está na hora de trocar o registro.
No caso das torneiras, sempre observe se elas não estão pingando. Torneiras que gotejam, independentemente do volume (se são apenas alguns pingos ou quase um fluxo contínuo) também indicam que está na hora de uma substituição.
Atente-se ao tempo das estruturas
Geralmente esse é um detalhe que muita gente que compra um imóvel antigo não presta atenção. O tempo de vida útil de encanamentos, geralmente, é de 15 anos.
Estruturas mais antigas tendem a consumir mais água. Descargas de 10 anos atrás, por exemplo, consomem muita mais água do que as atuais.
Atualmente também já existem torneiras bem mais econômicas. Por conta disso, se atente ao tempo das estruturas do seu imóvel.
Quanto mais antigas elas forem, maior a necessidade de troca. Assim, além de conseguir evitar vazamentos, você também poderá melhorar o uso de água, evitando desperdícios e gerando mais economia para o seu dia a dia.
Mantenha em dia a sua rotina manutenção
A rotina de manutenção também é uma das dicas para evitar vazamento. Muitos problemas podem ser facilmente identificados e resolvidos.
É através da manutenção diária que você poderá tomar os cuidados diários para garantir o bom funcionamento desse tipo de sistema. Entre as principais tarefas da rotina de manutenção devem estar:
- Faça a leitura diária dos hidrômetros. Isso ajudará a identificar possíveis vazamentos;
- Observe manchas em paredes para identificar possíveis infiltrações;
- Veja se todas as torneiras estão tendo um fechamento completo, ou se elas ficam pingando;
- Verifique a pressão da água em pontos como chuveiros e torneiras.
Todos esses cuidados diários serão de grande ajuda pra evitar problemas.
Faça vistorias periódicas
Além da manutenção diária, uma das dicas para evitar vazamento é fazer vistorias periodicamente. É através delas que será mais fácil identificar possíveis vazamentos, e assim, resolver os problemas antes que eles acabam gerando consequências graves. Contrate a um encanadores 24 horas e faça sua manutenção com um profissional qualificado.
É muito comum que a gente deixe passar algum detalhe na manutenção diária. Isso porque nem sempre o problema dá sinais visíveis.
E por conta disso que a vistoria é tão importante. O ideal é que ela seja feita por um profissional ou empresa especializada. Dessa maneira, você terá a garantia de um serviço de qualidade, que realmente te ajude na renovação do encanamento, ou até mesmo ajude a consertar vazamentos.
Contrate uma empresa especializada para fazer uma avaliação completa
A contratação de uma empresa especializada faz toda a diferença. Tanto para o conserto de possíveis vazamentos, como para a renovação do encanamento.
Esse tipo de prestador de serviços possui todos os conhecimentos necessários para identificar possíveis problemas, bem como indicar as melhores soluções para o seu sistema. Com isso, você terá um serviço de mais qualidade, que realmente atenda as suas necessidades.
- Reforma de gabinetes;
- Substituição da tubulação;
- Troca de descargas e torneiras;
- Mudança de sistema de água quente;
- Troca de encanamentos de ferro por de cobre;
- Impermeabilização de reservatórios para evitar vazamentos;
- Troca de hidrômetros;
- Implantação de soluções de economia de água.
É muito difícil pessoas leigas no assunto conseguirem identificar esse tipo de necessidade. Mas, ao contratar esse tipo de empresa, ela poderá indicar todos os pontos que precisam ser melhorados.
Com essas dicas para evitar vazamento e renovar o sistema de encanamento, será mais fácil fazer a manutenção desse tipo de estrutura. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para deixá-la nos comentários!
Deixe uma resposta