Quer aprender como revestir sua churrasqueira para dar uma renovada no espaço gourmet ou de lazer da sua casa? Então esse post tem exatamente o que você procura para deixar a sua churrasqueira muito mais bonita e como ponto de destaque da sua área de lazer.
Isso mesmo! A churrasqueira é considerada um dos pontos primordiais na cada de todo o brasileiro.
Afinal de contas, é ela que servirá de ferramenta para aquele churrasquinho com família e amigos no final de semana. Logo, é necessário escolher uma que não só combine com o restante da decoração, mas que atenda também as suas necessidades nesse quesito.
E para garantir a melhor escolha, pensar em qual revestimento ela terá, também é importante, pois é o revestimento que fará toda a diferença no visual, transformando este item no centro das atenções de qualquer evento.
Confira a seguir algumas dicas de revestimento para a sua churrasqueira de alvenaria ou pré-moldada e se inspire na hora de decorar a sua.
Dicas de revestimentos para a sua churrasqueira
Atualmente, o setor de Construção Civil conta com uma série de revestimentos muito interessantes. Desde os mais tradicionais até os modernistas, cada um deles traz características únicas que vão transformar a sua churrasqueira.
Para te ajudar a decidir como revestir sua churrasqueira, separamos algumas alternativas. Confira!!!
Como revestir sua churrasqueira de alvenaria ou pré-moldada
1. Tinta
Essa é uma das maneiras de revestir sua churrasqueira mais econômica que existe atualmente. Prática, ela não exige mão de obra especializada, o que já gera uma grande economia do orçamento.
Outra vantagem é que você pode escolher tons que realmente combinem com o restante da decoração, ou até mesmo brincar com alguns tipos de efeitos. O degrade, por exemplo, fica ótimo em espaços mais monocromático.
Mas atenção, não é qualquer tinta que pode ser utilizada. O mais indicado é que você use a Epóxi. Ela apresenta mais resistência e durabilidade, sendo ideal para transformar o visual da sua churrasqueira.
Na imagem acima, foi utilizada uma tinta epóxi preta. Ela destacou a churrasqueira pré-moldada, tornando-a o ponto focal do espaço em tons de marrom.
2. Ladrilho cerâmico
Para quem está em busca de uma maneira versátil de como revestir sua churrasqueira, a dica é utilizar o ladrilho cerâmico. Disponível em diferentes cores e tamanho, ele é ideal para quem deseja personalizar o ambiente.
Você pode encontrar desde opções mais tradicionais, até mais arrojadas com estampas e desenhos.
No exemplo acima, foi usado um ladrilho cerâmico de tom parecido com o mobiliário do espaço gourmet, criando um equilíbrio perfeito no ambiente.
3. Pedras naturais
Para quem gosta de um ar mais rústico e sofisticado, as pedras naturais são ótimas alternativas para quem deseja saber como revestir sua churrasqueira. Elas criam um visual acolhedor e que, ao mesmo tempo, transmite personalidade.
Esse revestimento é uma excelente escolha para quem deseja transformar o espaço gourmet em um recanto familiar. O mais interessante é que existem pedras naturais nos mais diferentes tons e estilos. Assim, é possível escolher uma que combine perfeitamente com o conceito do seu ambiente
Na imagem acima, além de revestir a churrasqueira em si, as pedras naturais também foram usadas na ilha com tampo de mármore e na parte de cima da pia. Os tons escuram contrastam com o revestimento do piso, criando um visual elegante, rústico, mas ao mesmo tempo moderno.
4. Madeira de demolição
Essa é uma alternativa ideal para quem deseja saber como revestir sua churrasqueira adotando uma pegada mais rústica e sustentável.
O grande diferencial desse tipo de revestimento, é que você pode reduzir substancialmente os custos com a reforma da sua churrasqueira, e ainda assim, criar um visual autêntico e estiloso para a sua área de lazer.
Nesse espaço, a madeira de demolição foi utilizada para revestir tanto a churrasqueira, como a ilha. O tom escuro das madeiras combinou perfeitamente com os outros elementos de decoração, criando um visual sofisticado.
5. Granito
O granito é um dos queridinhos quando o assunto é revestir a churrasqueira. Tradicionalmente, ele é usado em tampões de mesa, mas, o material combina perfeitamente com o item.
Disponível em vários tons, ele tem alta resistência. O custo vai depender do tipo de textura que você deseja para o tampão, bem como a quantidade de material que você irá utilizar.
Outra vantagem dele é em relação a limpeza. A manutenção é super simples.
No exemplo acima, o granito foi usado para revestir não só a churrasqueira, mas também, o tampão da ilha e da mesa lateral. O grande diferencial desse projeto foi a combinação de revestimentos, que acabou criando um visual equilibrado e maravilhoso.
6. Porcelanato
O porcelanato é uma opção disponível para quem deseja saber como revestir sua churrasqueira com algo que possa dar um ar mais moderno a esse item. Versátil, ele também é indicado para quem deseja soltar a criatividade na customização.
Você pode encontrar uma grande variedade de tons, o que é perfeito para quem deseja transformar a decoração do espaço. Além disso, é possível combinar os tons usados na churrasqueira com os do piso.
Na imagem acima, foi utilizado um porcelanato preto com textura para a churrasqueira. Ele combinou perfeitamente com o revestimento lateral da hidromassagem, criando um ambiente elegante.
7. Pastilhas inox
As pastilhas inox também combinam perfeitamente com a churrasqueira. Elas são extremamente versáteis e dão um tom arrojado para o ambiente. Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais popularidade entre quem deseja deixar o espaço gourmet diferenciado.
Além de resistentes, as pastilhas dão um certo ar futurista o ambiente. Ela combina perfeitamente com decorações mais claras, e com objetos cromados. Outra vantagem é que você pode brincar com esse conceito, usando pastilhas em outros móveis, como bancadas e ilhas.
No exemplo acima foi utilizada uma palheta de cores voltada para os tons neutros. As pastilhas inox fizeram a churrasqueiras se destacar, e também deram mais enfoque aos armários brancos. O bacana é que o tom quase cromado combinou perfeitamente com as cadeiras e bancadas brancas.
Conclusão
Com essas dicas sobre como revestir sua churrasqueira, ficará mais fácil escolher o revestimento certo para o seu espaço. Lembre-se, ele precisa não só combinar com a decoração, mas, atender as suas necessidades.
O grande diferencial de todas as opções acima é que elas servem tanto para as churrasqueiras pré-moldadas quanto para as de alvenaria. Então, não deixe de usá-las como inspiração para o seu projeto.
Renata diz
O duro é que as lojas de tinta não sabem aconselhar sobre a melhor tinta para pintar churrasqueiras, acabei comprando tinta acrílica a base d’água por orientação do pedreiro e das lojas de tinta que passei, ninguém me orientou sobre tinta epóxi, agora que me deparei com este texto e estou até prevendo a encrenca que será a hora que eu acender a churrasqueira ou o fogão a lenha. O que pode acontecer, alguém sabe me informar?
Se eu quiser remover a tinta atual e passar a tinta epóxi, como faço? Obrigada