Para quem deseja manter um imóvel conservado, saber como remover a umidade das paredes é fundamental. Isso porque o excesso de umidade, bem como infiltrações, não interfere apenas na parte estética, mas também na estrutural.
Se você identificar aquelas famosas bolhas na pintura e manchas escuras, então o seu cômodo está com problemas de umidade. Esse tipo de situação pode ocorrer por vários motivos.
Entre os mais comuns estão a má colocação de calhas, excesso de chuva, problemas no encanamento, vazamentos e má impermeabilização das paredes.
Mas saiba que tem como remover a umidade das paredes colocando algumas dicas em prática. Confira abaixo!
Como remover a umidade das paredes: Identifique a raiz da umidade
A primeira dica para eliminar a umidade das paredes é identificar a raiz do problema. Isso porque dependendo do fator que está gerando a umidade a solução pode ser completamente diferente.
Por exemplo, se houver um vazamento, será necessário consertar o encanamento antes de cuidar das paredes. Agora, se o excesso de umidade estiver ocorrendo em função do clima, a solução será colocar itens que absorvam a umidade.
Então primeiramente vá em busca da causa da situação. Isso facilitará e muito o seu trabalho.
Aplicação de produtos impermeabilizantes
Mais uma dica sobre como remover a umidade das paredes é usando produtos impermeabilizantes nas paredes.
Atualmente existem diversas opções que você pode usar, é o caso da emulsão asfáltica e a emulsão acrílica.
Elas ajudarão a proteger a estrutura da umidade, evitando o surgimento de mofo, bolor e até mesmo bolhas na pintura.
Nesse caso ela é aplicada por baixo do revestimento do cômodo. Logo, será necessário retirar a tinta/cerâmica da parede, aplicar o produto, e revestir tudo novamente.
Mas o bacana dessa dica é que você não precisa aplicar esse produto em todo o cômodo. Caso a mancha gerada pelo problema tenha menos que 40 cm, basta aplicar o impermeabilizador no local.
Agora, se ela for maior que 40 cm então o ideal é fazer uma aplicação em pelo menos 1,50 m da área.
Escolha revestimentos impermeáveis
Atualmente existem vários tipos de revestimentos impermeáveis que podem te ajudar a não ter esse problema. Desde tinta até papel de parede.
E essa é uma boa opção, levando em conta o custo-benefício. Você terá que investir um pouco mais, mas em compensação, não terá que se preocupar com esse tipo de problema.
Além disso, tenha em mente que existem revestimentos nas mais variadas faixas de valores. Logo, uma boa pesquisa pode te ajudar a obter um produto bom e acessível.
Mantenha os cômodos ventilados
Em muitos casos a umidade é gerada pela má ventilação dos cômodos. Isso é muito comum, por exemplo, em banheiros, lavandeiras e cozinhas.
Esses espaços costumam apresentar um nível de umidade maior. Contudo, nem sempre são bem ventilados.
Por isso, deixe as janelas abertas o máximo que puder. No caso da cozinha, é interessante instalar um exaustor. Colocar ventiladores de teto em todos os espaços também pode ser uma alternativa.
O importante é sempre deixar esses ambientes os mais ventilados possível. O ideal, também, é deixar que a luz natural entre nos cômodos.
Ela é extremamente eficiente para combater não só a umidade, mas todos os problemas gerados por ela, como bolor e mofo.
Faça a manutenção das telhas e calhas
Outra dica para saber como remover a umidade das paredes é fazer a manutenção preventiva das calhas e telhas. Em muitos casos são esses itens que acabam gerando os problemas.
Isso porque eles não conseguem cumprir suas funções, e, com isso a água se acumula na cobertura do imóvel.
No caso das telhas, tenha certeza que todas estão encaixadas de forma correta. Qualquer espaço pode deixar que a chuva entre na sua casa gerando assim uma série de problemas estéticos e estruturais.
Com isso a chuva acaba indo toda para dentro do imóvel gerando os problemas com umidade. Por isso, verifique periodicamente se as calhas estão posicionadas de forma correta e faça a limpeza delas.
Dessa forma além de não ter problemas com a umidade você também evitará coisas como mosquito da dengue, mal cheiro gerado pelo acumulo de detritos, entre outras.
Use carvão para absorver a umidade
Uma das dicas sobre como remover umidade das paredesé usar o carvão. Esse mineral tem a capacidade de absorver todo o excesso de umidade, evitando que ela afete as estruturas dos cômodos.
Você pode pegar algumas pedras de carvão e colocar em um vaso. Depois é só deixa-lo no cômodo que está sofrendo com a umidade.
O bacana é que você pode usar isso como item decorativo e ninguém vai saber que é para controlar a umidade. É possível por exemplo, colocar plantar naturais com terra de verdade no vaso, e depois só cobrir o solo com as pedras de carvão.
Para regar você não deve jogar a água por cima do carvão. O ideal é deixar a água em um pratinho no vaso (que também deve ter areia) ou usar um borrifador de água para aplicar a água diretamente nas folhas.
Procure um profissional ou empresa especializada
Se mesmo colocando em prática todas as dicas anteriores, você ainda não se livrar do problema, então é melhor procurar uma empresa ou profissional especializado no assunto.
Isso porque a raiz do problema pode ser bem maior ou envolver aspectos bem mais complicados do que imagina. Em alguns casos, por exemplo, a causa da umidade pode estar em uma fundação mal feita, uma estrutura irregular, ou até mesmo na cobertura da casa.
E nesse tipo de situação apenas especialistas poderão te ajudar. Eles irão avaliar com calma e verificar quais as melhores alternativas, levando em conta o seu problema e orçamento.
Gostou dessas dicas de como remover a umidade das paredes? Então aproveite para comentar abaixo e compartilhar conosco suas dúvidas sobre o assunto.
Deixe uma resposta