Como organizar uma festa de casamento
O casamento é um evento que sempre gera preocupação nos noivos. Afinal de contas, ele precisa sair perfeito em seus mínimos detalhes. Mas para isso, é preciso saber como organizar uma festa de casamento.
Transformar uma festa dos sonhos em realidade exige que o noivo e a noiva se esforcem em conjunto! A organização nunca deve ficar a cargo apenas de um.
E para ajudar o casal nesse processo, vamos dar algumas dicas de como organizar uma festa de casamento. Confira!
Como organizar uma festa de casamento: Comece pela data
Sim, a data é o primeiro item que precisa ser definido. Isso porque, ela vai influenciar diretamente em todos os demais itens da festa de casamento.
Reserva de loca, decoração, fotógrafo, maquiagem, tudo será definido tendo como base a data. Então, comece por definir a data.
O ideal é reservar alguns meses para a organização. Logo, é recomendado marcar o evento para, pelo menos seis meses depois da decisão de fazê-lo.
Pense em como será o estilo do casamento
A segunda dica de como organizar uma festa de casamento é pensar no estilo. Existe uma grande infinidade de opções que você pode escolher. Desde os mais clássicos até os super modernos.
É importante que essa decisão, assim como as demais, seja feita em conjunto. Uma festa de casamento precisa refletir a personalidade dos noivos.
E não tenha medo de inovar. Você não precisa, necessariamente, seguir algo que já foi feito. Você pode criar o próprio estilo do casal.
Sempre tenha o seu orçamento bem definido
Ter o orçamento bem definido é o que dará os limites para o seu casamento. Um dos grandes erros que muita gente comete ao organizar uma festa de casamento é justamente ver algo sem estabelecer um orçamento de forma antecipada.
Por exemplo, você começa a procurar locais para o evento e achou um maravilhoso, mas que tem um aluguel de R$ 10 mil. Mas, como não definiu um orçamento antes para este item, não sabe se é possível ou não fazer a locação.
Com toda a certeza esse tipo de situação causará muita frustação aos noivos. Para evitar esse tipo de transtorno, procure definir o orçamento com antecedência para cada item do casamento. Do espaço para o evento, até o serviço de buffet.
Se possível, tenha uma assessoria para te ajudar
Mais uma das dicas sobre como organizar uma festa de casamento é ter assessoria especializada neste tipo de evento. Você pode organizar tudo por conta própria? Sim, mas o desgaste emocional e financeiro será bem maior.
Muita gente acha que pagar uma assessoria do gênero é gastar mais dinheiro ainda. Contudo, se você for avaliar, esse investimento vai gerar economia.
Isso porque, esse tipo de empresa tende a ter parcerias com fornecedores e todos os contatos na palma da mão. Logo, negociar e chorar por aquele descontão se tornará muito mais fácil.
Tenha um checklist
Para muita gente, fazer uma lista parece algo muito trivial. Contudo, ter um checklist ajuda e muito na hora de saber como organizar uma festa de casamento.
Isso porque, com um checklist, você consegue visualizar com mais facilidade aquilo que já foi feito e tudo o que ainda precisa fazer para garantir a festa dos sonhos. E se você tiver uma assessoria, isso ainda vai melhorar a comunicação entre você e a empresa.
Não tente se encarregar de tudo
Esse é mais um dos erros que muitos noivos cometem. Não adianta tentar abraçar todas as responsabilidades. Isso só irá transformar um processo que era para ser prazeroso, em um verdadeiro pesadelo.
São tantas decisões e coisas para fazer que provavelmente na primeira semana o estresse já estará super elevado. Por isso, tente delegar coisas que não precisam, necessariamente, da decisão direta dos noivos.
A assessoria pode ajudar nesse sentido. Ela se encarregará de toda a parte burocrática, como a pesquisa de preços, e irá deixar apenas as decisões para os noivos.
Sempre registre tudo em contrato
Ninguém merece ficar 12 meses preparando uma festa, para no grande dia alguma coisa der errado porque houve falta de comunicação. Logo, uma das dicas de como organizar uma festa de casamento é justamente registrar tudo em contrato.
Cada, mínimo detalhe precisa estar bem registrado para garantir que não haja qualquer tipo de erro. Desde as cores das toalhas de mesa, até a quantidade de iluminações no salão.
E é importante que esse contrato sempre seja registrado, para que tenha validade jurídica. Assim, caso haja alguma quebra de contrato, você poderá apresentar provas sobre o que ficou acordado.
Reserve o local e o fotógrafo por primeiro
Os dois itens que mais geram problemas de falta de datas são o local e o fotógrafo casamento. Em muitos locais, por exemplo, a agenda está lotado por 6 meses, as vezes um ano.
E alguns fotógrafos trabalham com um número máximo de casamentos por dia. Em média 2.
Logo, se você tem um local ou fotógrafo dos sonhos, reserve eles por primeiro. Assim você não corre o risco de demorar e acabar ficando sem eles.
Então para garantir a make com aquele profissional expert, reserve também com muita antecedência.
Prove, veja e visite
Essas três regras são uma das principais dicas de como organizar uma festa de casamento. Vai fazer uma festa do gênero? Então sempre prove, veja e visite.
Nunca escolha nada sem realmente saber o que está contratando. Vai escolher o buffet? Por mais que ele tenha excelentes referências, prove ele antes (detalhe, a maioria das degustações são pagas).
Quer uma decoração X? Então veja ela montada ou em fotos de alta qualidade. Além disso, certifique-se de saber o tom exato e até os tecidos usados.
Vai escolher o local da festa? Visite ele algumas vezes antes. De dia, a noite, com chuva, com sol. Assim será mais fácil saber se ele realmente atende suas expectativas.
Viu como organizar uma festa de casamento não precisa ser esse bicho de sete cabeças que muita gente pinta? Claro que para tudo sair conforme os noivos desejam, é necessário planejamento. E colocando as dicas acima em prática, será mais fácil se planejar, e assim ter a festa dos sonhos!
Deixe uma resposta