Ter um lar para chamar de seu é o sonho de milhares de brasileiros hoje em dia. No entanto, muita gente acredita que desenvolver esse tipo de projeto é algo que demanda custos muito altos.
Contudo, saiba que é possível construir casas baratas, desde que você conte com um projeto bem planejado.
Com o avanço do setor de Construção Civil, vários materiais e métodos de construção foram surgindo. Estruturas pré-moldadas, materiais reciclados, técnicas de reaproveitamento de resíduos, tudo isso ajuda na hora de baratear os custos de uma obra.
E engana-se quem pensa que projetos de baixo custo tem qualidade inferior. Saber escolher os materiais corretos e onde encontra-los para a sua obra, é um diferencial muito importante para quem deseja construir casas baratas, sem afetar a qualidade da estrutura.
Pensando nisso, reunimos nesse post, tudo o que você precisa saber para construir a sua casa a um custo menor e com a qualidade que deseja ter. Confira!
Como construir casas baratas
Materiais para construir casas baratas
Geralmente, o fator que interfere mais no valor da obra são os materiais utilizados e a mão de obra. Da fundação até os acabamentos, cada escolha acaba pesando no orçamento.
Para te ajudar a construir casas baratas, separamos algumas dicas de materiais que irão baratear ainda mais o seu projeto. E o primeiro deles é:
1. Tijolo modular
Também conhecido como bloco estrutural ou bloco vazado de concreto, esta é uma tendência cada vez mais forte entre engenheiros e construtoras. Isso porque, não é necessário usar argamassa para uni-los.
Na verdade, esse tipo de material utiliza uma cola feita à base de PVA (poliacetato de vinila). Além de ser mais barata, essa opção não necessita de mão de obra especializada para sua colocação.
Outra vantagem é que ele possui quatro furos, o que possibilita distribuição de condutores elétricos e hidráulicos bem como o preenchimento com concreto, o que dispensa a utilização de vigas. Usando esse tipo de material, é possível economizar até 30% em relação à alvenaria convencional.
2. Estruturas Pré-moldadas de madeira
Outra maneira de construir casas baratas é utilizado estruturas pré-moldadas de madeira. Além de levar menos tempo para ser construída, essa alternativa também oferece um excelente isolamento térmico.
Atualmente, existem no mercado diversos modelos que já veem com o manual de construção completo. Assim, você também irá economizar com a mão de obra.
Veja também: Quanto custa construir uma piscina
3. Tintas acrílica ou PVA
Essas duas opções de tintas são excelentes para quem deseja construir casas baratas. Isso porque, ambas têm um excelente rendimento e cobertura. Assim não será necessário dar muitas demãos de tinta para deixar a parede com um visual bacana e do jeito que você deseja.
4. Argamassa econômica
Diferentemente do cimento, hoje em dia já existem algumas argamassas que já vem pronta para uso, o que reduz tanto o consumo de água, quanto o tempo de serviço na obra e que também são muito leves, diminuindo assim o volume de ferro usado na construção.
5. Telhas ecológicas
Os materiais sustentáveis deixaram de ser uma exclusividade de projetos grandiosos. Hoje, é possível encontrar várias alternativas “verdes” com um excelente custo-benefício.
Dicas para não errar na hora de construir casas baratas
Muitos projetos acabam encarecendo por conta da falta de cuidado durante a fase de elaboração. Consequentemente, a execução também é afetada.
Para você não errar na hora de construir casas baratas, separamos algumas dicas de ouro:
1. Opte por uma estrutura mais simples
Um dos principais erros em projetos de construção é o excesso de áreas construídas e que não atendem de maneira funcional as necessidades de quem irá morar na casa.
Quando for criar o seu projeto, foque nas demandas básicas. Opte por uma estrutura sem muitos recortes, que seja mais simples, mas quem também apresente uma boa volumetria. Para tanto, você pode agrupar os blocos e as aberturas para dar mais movimento, sem deixar o espaço muito pesado.
Nesse momento você deve pensar que cada metro quadrado a mais irá pesar no seu orçamento.
2. Invista no conceito aberto
Nada de dividir a casa em vários cômodos. Invista no conceito aberto, integrando os diferentes espaços da sua casa. Fazendo isso, você não só vai gastar menos, como também dará ao seu lar, uma sensação de amplitude, de modo que cada cômodo pareça bem maior do que realmente é.
Uma boa dica nesse caso é integrar a sala à cozinha. Este é um conceito aberto bastante adotado nos EUA e que você também pode usar para construir casas pré-fabricadas baratas
.
3. Tipo de cobertura
O tipo de cobertura também pode tornar a construção de uma casa mais barata sem comprometer o resultado final da obra.
Por exemplo, lajes mais planas com gramado tendem a ser mais baratas do que outros tipos de cobertura, como as coberturas com telhas por exemplo. E o desempenho termo-acústico é muito maior no primeiro caso.
4. Hidráulica
Se possível, coloque a cozinha próxima a área de serviço e banheiro. Dessa maneira, será possível economizar com as tubulações.
Além disso, lembre-se de colocar a caixa d’água próximas a essas áreas, para economizar em despesas estruturais e também para otimizar a pressão de saída da água nas torneiras e chuveiros da casa.
5. Participe de feiras
Atualmente existem feiras e eventos realizados especificamente para mostrar soluções baratas e que são voltadas para a construção civil.
Participar dessas feiras é uma boa opção para quem deseja conhecer soluções inovadoras e ao mesmo tempo baratas para a sua construção. Neste link você pode saber o que mais pode encontrar em feiras desse gênero.
6. Marketplace para construção civil
Quer construir a casa dos sonhos, mas não tem tempo e nem dinheiro para perder na gestão da obra?
Então a solução é investir em um marketplace para construção, onde você pode controlar seus custos, comprar o que precisa e dar conta de outras ações que envolvem a gestão de uma obra, potencializando seus resultados de uma forma prática e eficaz.
Truques para baratear a sua obra
Você sabia que existem alguns pequenos truques que podem baratear o seu projeto, sem deixa-lo com uma qualidade inferior. São algumas tendências decorativas que estão em alta, e que acabam saindo mais em conta.
- Tijolos aparentes: Esse efeito virou uma verdadeira febre. Nada de pintar as paredes, os tijolos aparentes dão um ar industrial que está super em alta.
- Janelas grandes: Ao invés de colocar várias “janelinhas” no seu projeto, opte por modelos amplos. Além de economizar com esquadrias, você também conseguirá aproveitar ao máximo a luz natural.
- Madeiras de demolição: Como o rústico está com tudo no setor de decoração, as madeiras de demolição são excelentes opções para construir casas baratas. Além de terem um preço super em conta, elas podem ser usadas como pilares ou vigas estruturais.
Agora que você já sabe como construir casas baratas, não há mais motivos para adiar o seu sonho de ter um lar.
Fale com um profissional e comece a elaborar o seu projeto.
Veja também: Quanto custa construir uma casa
Lúcia diz
Gostaria de construir um salão para festas, para no máximo 100 pessoas.Eu gostaria de saber qual é o material que sai mais em conta, para tal construção .Gostariade ver o modelo também
Thuili Brandão diz
Oi Lúcia. Para um salão de festas, talvez seja interessante considerar um galpão para essa finalidade, já que eles tem estrutúras pré-montadas e contam com muito espaço interno. Você pode pedir orçamentos grátis e sem compromisso para construção de galpões aqui.
Espero ter ajudado.
Elda diz
Olá!
Estamos planejando construir, na verdade há 7 anos. E como só agora saiu a regularização do terreno estamos preocupados com a alta doa preços de material. 😔
Os preços vão baixar? É recomendado esperar mais um pouco?
Thuili Brandão diz
Oi Elda.
Gostariamos de te dar uma resposta mais concreta, mas a verdade é que não dá pra saber. São muitos os fatores que precisam mudar para que os preços de tudo em geral voltem ao “normal”. Dito isto, pode ser que os preços atuais estejam de fato elevados, como também pode ser que em um futuro próximo os preços dobrem de valor. Infelizmente essa é uma possibilidade. Então o que podemos te sugerir é solicitar um orçamento e estudar bem se é melhor começar agora ou esperar. Sabemos que é uma decisão muito importante e esperamos que você tome a melhor possível.
Espero ter ajudado de alguma maneira. Um abraço.
Ana Cláudia diz
Olá, e sobre o modelos de casa, o de duas água e o mais econômica? Qual seria sua dica?
Desde de já agradeço.
Thuili Brandão diz
Oi Ana Cláudia,
As casas com telhado de apenas uma água costumam ser mais econômicas, por utilizarem menos material. Porém, este tipo de telhado normalmente é recomendado para casas pequenas. Se a construção for maior, é mais comum utilizar duas águas ou mais. Neste segundo caso, o telhado utiliza mais material mas é possível economizar na hora de escolher a qualidade do mesmo. Para uma resposta concreta, recomendamos que você solicite orçamentos gratuitos em Cronoshare.
Rafaelle diz
Boa tarde! Adorei a reportagem !
Janelas grande , ou vidros , é o que priorizou pra gastar menos tijolo e cimento. A minha pergunta é : casa com um banheiro completo e um lavabo contendo 3 quartos , consigo fazer com uma média de 60/70 mil ?
Misturar madeira e alvenaria seria uma boa idéia?
Thuili Brandão diz
Oi Rafaelle.
Que bom que gostou do artigo. Respondendo a sua pergunta, na verdade é muito difícil ter uma resposta exata, pois depende muito de que cidade você, da complexidade do projeto, etc. Portanto o melhor a fazer para ter uma resposta concreta é solicitar um orçamento em Cronoshare. Lembrando que é gratuito e sem compromisso, então pode pedir um orçamento sem medo!
Rubens diz
OLá! Um loft com mezanino de 3 quartos e um terraço na laje seria mais barato, em linhas gerais, que uma casa térrea com 3 quartos? Obrigado!
Thuili Brandão diz
Oi Rubens. A melhor forma de saber é pedindo orçamentos gratuitamente em Cronoshare e comparando-os. Boa sorte!
Iva diz
Olá.
Gostaria de projeto gratuito para uma casa de 2 dormitórios, 2 banheiros. Cozinha e living integrados Lavanderia, churrasqueira e varanda para lazer, redes, etc.
Pensei na pre-moldada, mas vi as desvantagens em termos de fretes e acabamentos não inclusos.
Essa casa destina mais para fins de semana com família.
Por isso procuro por opção mais em conta, já que moramos em apto na capital Porto Alegre.
Se puderem me responder ficarei eternamente agradecida.
Iva diz
Desculpe, me referi a projeto, mas vi que o orçamento é gratuito.
Thuili Brandão diz
Isso, Iva! Para receber orçamentos gratuitos basta solicitar aqui.
Bruna Dutra diz
Gostaria de uma dica pratica, rápida e barata pra uma área de praia de 5 m por 3m
Thuili Brandão diz
Oi Bruna. Com essas medidas, um pedreiro pode construir facilmente o modelo que você desejar.
Cátia diz
Minha casa é de lage, tem estrutura pra subir, eu queria fazer um quarto e um banheiro em cima, qual opção é mais econômica, um ático ou subir de tijolos?
Levando em consideração que já vou trocar todo o telhado e o madeiramento, queria aproveitar para fazer isso.
Emily diz
Olá! Adorei o post. Uma dúvida: vale mais a pena contratar um pedreiro para todo o projeto da casa ou contratar uma empresa de construção?
Thuili Brandão diz
Oi Emily! Olha, o ideal é contratar uma empresa, visto que para se construir uma casa, é melhor contar com todos os profissionais que fazem parte desta obra. Isto quer dizer, arquitetos, engenheiros e até mesmo advogados que te ajudarão com as licenças necessárias para se fazer obras legalmente. Porém, claro, existem pedreiros muito experientes que são capazes de realizar essa construção, mas, para sua segurança e da quem mais for viver no imóvel, o mais indicado é sempre ter um engenheiro envolvido.
Espero ter ajudado!