Como fazer um bom churrasco?
Uma das maneiras mais populares de confraternização brasileira é um bom churrasco, não é mesmo? Não tem coisa melhor.
Não importa o motivo, seja para celebrar um aniversário, o alcance de metas da empresa, casamento ou até mesmo uma despedida; uma boa carne e uma boa bebida são a combinação perfeita para uma festa de sucesso.
Mas muita calma nessa hora também, pois qualquer deslize na preparação da carne pode fazer com que seu churrasco vire um verdadeiro fracasso e a gente não quer isso por nada.
Pensando em ajudar você a fazer um churrasco sensacional e memorável é que separamos algumas dicas, confira!
Planejamento anterior ao churrasco
Um bom churrasco exige que você saiba o quanto de carne você comprará, os temperos que utilizará e o número de cerveja, refrigerante ou qualquer outro tipo de bebida que precisará. Esse preparo é fundamental para evitar qualquer desespero e, para que no dia você só tenha que se preocupar com a prepararação da carne.
Primeiro faça uma lista das carnes que serão compradas:
- Bovinas: alcatra, assado de tiras, bife Ancho, bife de Chorizo, contra file, costela, coxão mole, cupim, file de costela, fraldinha,maminha, picanha,prime Rib, tibone, etc;
- Ovino: carré, costela
- Aves: asa de Frango, coração de frango, coxinhas da Asa, meio da asa
- Suíno: costela suína, linguiça
Calculado as carnes é hora de calcular as bebidas, mas isso vai de acordo com a prefência e o tipo de churrasco que será feito. Se o evento é para confraternização de trabalho se recomenda comprar menos bebida alcoólica, assim como se é para uma celebração de batismo, aniversário infantil.
Recomendamos sempre a moderação, para evitar inconvenientes ou outros tipos de problemas.
Escolher e preparar os principais cortes
Sim, é fundamental saber como realizar os cortes da carne. Eu diría, inclusive, que este é o principal fator para o sucesso de um bom churrasco. Saber como realizar o corte correto pode evitar que a carne fique dura
A razão para que isso ocorra é a direção tomada pelas fibras da carne. Para conseguir deixar a carne macia, o corte tem que ser transversal à direção das fibras.
Temperar e amaciar
Saber temperar é uma arte. Escolher as especiarias que mais combinam com cada tipo de carne e deixar sua marca é algo que poucos sabem dominar, e vamos ser verdadeiros, faz toda a diferença. O tempero é a alma da comida, sem ele tudo fica sem graça, não é mesmo? As escolhas das ervas vai de acordo com o gosto do churrasqueiro , mas o tempero que mais agrada ao brasileiro é o clássico: alho, pimenta do reino e sal grosso.
Pense nos acompanhamentos
Pensar nos acompanhamentos que ornam com um bom churrasco é uma estratégia básica para o sucesso do evento. O paladar do brasileiro é muito versátil e também influenciado pela região de sua origem. Entretanto existem os clássicos que não podem faltar, verdade? Um asinha de frango, linguiça, queijo coalho, pão de alho, salada de maionese, uma farofinha bem temperada… hummm só de imaginar já dá água na boca.Como a gente disse, existem diferentes tipos de receitas de saladas, molhos, arrozes, farofas, entradas, etc. Aqui vamos indicar 2 receitas típicas de acompanhamentos em festas com churrasco:
Chimichurri
A receita que vamos inserir aqui é uma das chefs mais badaladas do momento no Brasil, Paola Carosella. Seu famoso chimichurri leva sal grosso, alho, pimenta calabresa, orégano, louro, salsinha, vinagre de vinho branco e azeite. Vai bem com todas as carnes.
Ingredientes
1 colher (chá) de sal grosso
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de alho picado
1 colher (chá) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de orégano seco
2 folhas de louro
1/2 xícara de salsinha picada
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo:
1 Ferva água e dissolva o sal.
2 Espere amornar e adicione o alho picado, a pimenta e as ervas secas. Misture bem.
3 Quando estiver frio, junte a salsinha, o vinagre e o azeite. Misture e sirva.
Farofa Crocante
A farofa crocante é um acompanhamento primordial para um churrasco tradicional, raíz. Fácil de fazer e bem crocante, esta farofa vai bem com todos os itens do churrasco. Ela é bem gostosa, apenas leva bacon, cebola, ovos, calabresa e castanha de caju. Esta receita pode ser encontrada no site destemperados.
12 porções / 25min
300g de bacon picado em cubos
250g de linguiça calabresa
1 xícara de castanha de caju picada
2 xícaras de farinha de mandioca tostada
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 ovos cozidos
Salsinha picada para finalizar
Sal e pimenta a gosto
Você vai precisar de
1 panela média
Modo de preparo:
1. Em uma panela média, coloque o bacon em cubos para fritar. Não precisar usar óleo, já que o bacon tem gordura suficiente.
2. Em seguida, acrescente a calabresa. Junte a cebola e refogue por alguns minutos até que ela fique transparente.
3. Adicione a farinha de mandioca e mantenha no fogo baixo. Mexa bem.
4. Um pouco antes de tirar do fogo, coloque a cenoura, a castanha de caju e misture por alguns minutos. Cuidado para não deixar a farinha queimar.
5. Retire do fogo e finalize com os ovos picados e a salsinha. Misture bem e sirva.
Preparação da churrasqueira
Com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Faça uma oca de carvão, como a do indio, com os pedaços maiores e mais longos. Rasgue o saco de carvão (que é feito com um papel mais grosso) e faça uma bola com o papel e coloque no meio da oca. Idealmente, utilize cerca de 100 ml de álcool (precisa ser o de 90° GL, pois o de 46° GL não tem a combustão necessária) na bola de papel. Risque um fósforo e pronto.A carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. Quando a brasa estiver bem vermelha e intensa, espalhe por 50% da churrasqueira. Controle a chama do fogo para evitar deixar sua carne como a famosa sola de sapato.
Com certeza se seguir estas dicas terá muito sucesso em seu churrasco. Faça deste evento algo memorável. E não se esqueça, se deseja contratar churrasqueiro da sua região, acesse Cronoshare e encontre os melhores orçamentos da sua região.
Aloisio Carmo diz
O Churrasco é mais do que apenas uma refeição, é uma celebração de sabores, técnicas e tradições que atravessam culturas e gerações.